ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 26 de agosto de 2017

Lição adolescentes a igreja e sociedade 3trim-2017 n.10


3 Trimestre de 2017

TEXTO BÍBLICO
Mateus 16.16-18; Atos 4.11,12
Destaque
"Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la" (Mt 16.18).

LEITURA DEVOCIONAL

SEG.....................................................................1Pe 2.4-8
TER.....................................................................Ef 1.19-23
QUA....................................................................Ef 2.20-22 QUI....................................................................1Tm 3.14-16
SEX....................................................................1Co 12.12,13,27
SÁB.....................................................................2Co 11.2
DOM....................................................................Ef 4.3-6

Objetivos

- Ensinar o que e a Igreja, dentro de uma perspectivo bíblica.
- Conscientizá-los a respeito da importância da Igreja do Senhor,

- Mostrar as ordenanças das igrejas.  

Material Didático

Professor, para a aula de hoje, você vai precisar de uma caixa de papelão, tiras de pape com as seguintes palavras: edifício de Deus, Lavoura de Deus, corpo de Cristo, um farol, família de Deus, lugar de adoração, noiva de Cristo, castiçal, esposa do Cordeiro.

QUEBRANDO A ROTINA

Sente-se com os alunos em círculo. Explique que infelizmente muitas pessoas têm uma visão errada da igreja e dos crentes. A igreja é o grupo de pessoas que creem em Jesus e que se reúnem num determinado local para adorá-Lo como um só povo (Gl 3.28). Depois, faça a seguinte indagação: "Quando a igreja nasceu?" Ouça-os com atenção e explique que a igreja nasceu no dia de Pentecostes. Leia com os alunos e compare Atos 2, com 1.5; 11.1.5; 1Corítios 12.13. Em seguida peça que eles formem dois grupos (rapazes x moças). Peça que cada grupo retire um papel da caixa. Só os componentes do grupo, podem saber o que está escrito. Devem manter segredo total. Depois que todos os grupos retirarem os papéis, explique que o grupo todo terá que representar o que está no papel através de gestos, mímica ou desenhos ( neste caso distribua lápis e papel). O grupo “rival” terá que representar o que eles estão tentando dizer ou desenhar.

ESTUDANDO A BÍBLIA

Prezado professor, na lição de hoje, estudaremos a respeito da igreja. O objetivo é mostrar aos alunos que esta é a instituição mais importante depois da família. A igreja é o corpo de Cristo na terra. O Senhor deixou algumas ordenanças para a sua Igreja e também a equipou com os dons espirituais para que realize a sua obra e os crentes sejam edificados, exortados e consolados.Falar a respeito da igreja é extremamente relevante para os jovens, pois estamos vivendo um tempo em que o número de "desigrejados" cresce a cada dia, tornando-se um fenômeno social. O assunto hoje é tema de teses, artigos e muitos livros. Alguns chegam a afirmar que não é mais necessário pertencer a uma igreja. Então, que você utilize desta lição para mostrar que a igreja é imprescindível na vida daqueles que tiveram um encontro pessoal com Jesus.

O QUE É A IGREJA

É provável que, desde criança, você frequente uma igreja. Porém, você sabe o real significado dessa instituição divina?

A Igreja não é o prédio onde nos reunimos, também não é a denominação a que pertencemos. A Igreja é constituída por todos aqueles que um dia experimentaram o novo nascimento e que amam a Jesus. Na Bíblia, você não vai encontrar esta palavra, porque este vocábulo vem do grego ekklesia e significa "chamados para fora", ou seja, é um grupo de pessoas que receberam a Jesus como Salvador e que foram chamadas para fora do mundo. Segundo Stanley Horton, a Igreja é "um grupo de cidadãos reunidos visando um propósito específico". É a família de Deus aqui na Terra. Uma família bem numerosa, formada por pessoas de diferentes idades, posição social e sexo, mas, quando reunidos, formamos um só povo que adora um só Senhor (Ef 4.3-6), um só Pai. A Igreja de Cristo não é invenção de homem algum, e também não foi fundada por nenhum pastor, embora homens escolhidos pelo Senhor venham dirigi-la. Deus utiliza homens para conduzir o seu rebanho aqui na Terra, porém Cristo é a Cabeça da Igreja. Ele é o seu único dono e Senhor.

AUXÍLIO DIDÁDICO

Professor, inicie o estudo do tópico com a seguinte indagação: "O que é a igreja?" Para aprofundar sua reflexão, observe com atenção a definição deste termo: "Jesus assevera, em Mateus 16.18: 'Edificarei a minha igreja'. Esta é a primeira entre mais de cem referências no Novo Testamento que empregam a palavra grega primária para 'igreja': ekklêsia, composta com a preposição ek ('fora de') e o verbo Kaleo ('chamar'). Logo, ekklêsia denotava originalmente um grupo de cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito específico. O termo é conhecido desde o século V. a.C., nos escritos de Herótodo, Xenofontes, Platão e Eurípedes. Este conceito de ekklêsia prevalecia especialmente na capital, Atenas, onde os líderes políticos eram convocados como assembleia constituinte até quarenta vezes por ano.

Hoje, 'igreja' comporta vários significados. Refere-se frequentemente ao prédio onde os crentes se reúnem. Pode indicar a nossa comunhão local ou denominação ou grupo religioso regional ou nacional. A palavra é empregada frequentemente com referência a todos os crentes nascidos de novo, independentemente de suas diferenças geográficas e culturais. Mas seja como for, o significado de 'igreja' refere-se primariamente não às instituições e culturas, mas sim às pessoas reconciliadas com Deus mediante a obra salvífica de Cristo e que agora pertencem a Ele" (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 536-37).

O VALOR DA IGREJA

O valor de uma igreja não está na sua arquitetura, no poder aquisitivo dos seus membros, no número de congregações que possui. Seu valor está no precioso sangue de Jesus. O Filho de Deus amou a igreja e se entregou por ela (Gl 2.20). Segundo Ron Rhodes, "o principal papel da igreja é discipular os seus membros no que diz respeito ao estudo da Bíblia, a adoração e ao ministério". Se a igreja deixar de discipular e ensinar aos seus membros, todos sofrerão e ela não terá condições de cumprir com a sua missão integral. Depois da família, a Igreja é a instituição mais importante criada por Deus. 

LUGAR DE COMUNHÃO E SERVIÇO

A igreja deve ser um lugar de comunhão e fraternidade. O Senhor não deseja que sejamos crentes solitários. Segundo John Wesley, fundador da igreja metodista, "não há nada mais anticristão do que um cristão solitário". Não adianta amar a Deus e ficar em casa sem participar da comunhão com os irmãos. Na igreja, também temos a oportunidade de servir a Deus com nossos dons e talentos. Os dons espirituais são dádivas do Pai Celeste para a sua Igreja na atualidade e tem por finalidade a exortação, o consolo, a edificação dos crentes e a evangelização das nações. Os dons espirituais não cessaram e nem foram apenas para a igreja primitiva. Eles são atuais e jamais devem ser usados em benefício próprio. Os dons espirituais são tão importantes para a igreja que Paulo desejava que todos fossem instruídos a este respeito (1Co 12.1). Os dons contribuem para que a pregação do Evangelho seja feita com ousadia e se torne eficaz, levando muitos a crerem em Jesus tornando-se novas criaturas. Você tem orado e buscado os dons espirituais? Eles são presentes de Deus para você, a fim de que possa servir ao Senhor em sua igreja com mais eficácia.

AUXÍLIO DIDÁTICO

Professor, escreva no quadro a seguinte frase: "A Igreja não é nada mais do que Cristo manifestado" (William Curnall). Pergunte aos alunos o que eles compreenderam e se concordam com a afirmação. Explique que a (igreja não é constituída por cimento, tijolos  ou ferro, e sim constituída de pessoas que experimentaram pela fé o novo nascimento; logo, ela é a manifestação de Jesus na Terra.

AS ORDENANÇAS À IGREJA

O Senhor Jesus deixou duas ordenanças para a sua Igreja. Estas ordenanças independem de denominação, são para todas as igrejas de Cristo.

 Vejamos:

Ceia do Senhor.

Foi instituída por Jesus, quando na sua última ceia aqui na Terra com os seus discípulos. Todos os anos, os judeus comemoravam a festa da Páscoa. Jesus, sendo judeu, enviou seus discípulos a Jerusalém para que preparassem ali a ceia. O Salvador se reuniu em um grande salão e ali tomou o pão e pediu que o Pai o abençoasse. Em seguida, Jesus partiu o pão e deu aos discípulos dizendo: "Este é o meu corpo. Tomai e comei dele." Em seguida, Jesus agradeceu ao Pai pelo cálice de vinho. Cada um bebeu um pouco, e o Senhor Jesus declarou: "Este é o meu sangue." Quando terminaram de cear, Jesus e os discípulos foram para o monte das Oliveiras (Mc 14.12-26). O que a Santa Ceia representa para você? Ela não é somente uma cerimónia religiosa, mas também é um memorial que nos lembra que Jesus foi ferido na cruz e ali derramou seu sangue por nós e que, um dia, Ele voltará. O pão que é oferecido na Santa Ceia aponta para Jesus. Certa vez, Ele afirmou: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome" (jo 6.35). 
Precisamos nos alimentar deste pão divino diariamente. Sem Ele, jamais poderíamos nos reconciliar com o Pai Celeste: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2 Co 5.19 - ARC). Outro elemento da Santa Ceia é o vinho. Cristo derramou na cruz o seu precioso sangue para nos salvar. Você foi redimido por seu sangue, por isso "vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. 

Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha" (l Pé 1.18,19). Caso esteja participando da Santa Ceia, faça sempre com muito temor e humildade, pois você não está diante de meros símbolos ou de um ritual religioso, e sim do ilustre memorial da morte de nosso Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário.

Batismo.

O batismo, assim como a Santa Ceia, não tem poder para salvar. Somos salvos mediante a fé no sacrifício de Cristo. Porém, aqueles que receberam a Jesus Cristo como Salvador, ao serem batizados, estão dando um testemunho público que são novas criaturas. A Bíblia nos ensina que o batismo em águas deve ser feito por imersão (At 8.36) e "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19). O batismo também é um memorial que lembra a morte da nossa vida de pecados e o surgimento para uma nova vida de santidade e comunhão com Deus. Você já experimentou o batismo? Se não, então não perca tempo. Seja batizado em nome de Jesus e demonstre publicamente que você é uma nova criatura.

AUXÍLIO DIDÁTICO

Professor, introduza o tópico fazendo a seguinte indagação: "O que a Ceia do Senhor significa?" Ouça os alunos com atenção e explique que a Ceia do Senhor significa a libertação dos nossos pecados mediante a morte de Cristo. Diga que ela tem paralelo com a Páscoa judaica. Em seguida, leia com a turma o texto bíblico de 1Coríntios 11.17-34 e discuta com os alunos o modo como a Ceia do Senhor deve ser celebrada.

Recapitulando

Somos a Igreja de Cristo na Terra. A igreja não é invenção de homem algum. Ela foi fundada e edificada por Jesus Cristo e depois da família é a instituição mais importante deste mundo. Deus nos ama e deseja que sejamos "sal" e "luz" neste mundo tenebroso. Muitos estão decepcionados com a Igreja, mas Deus não decepciona ninguém e, em breve, Jesus virá para buscar a sua esposa (a Igreja) (Ap 21.9).  
Refletindo
1. Descreva o valor da Igreja de Cristo.
R: O valor da igreja é imenso, pois está no precioso sangue de Jesus Cristo.
2. Correlacione as palavras "comunhão" e "serviço" com "igreja".
R: O cristão que ama e vive em comunhão com Jesus tem prazer em servir a sua igreja e ao próximo.
3. O que o Batismo e a Ceia do Senhor representam para você?
R: Resposta pessoal.
O batismo lembra a morte da nossa natureza pecaminosa e o surgimento de uma nova vida com Deus. A Santa Ceia é um memorial que nos lembra que Jesus foi ferido na cruz e ali derramou seu eu sangue por nós e que, um dia, Ele voltará.
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.