ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 30 de dezembro de 2017

Subsidio (1) jovens introdução Livro de mateus n.1




SUBSIDIO EVANGELHO DE MATEUS INTRODUÇÃO GERAL N.1 2018
Visão geral do livro - Mateus



Cada evangelho foi escrito com o objetivo de criar um resultado definido e escrito para uma pessoa em particular e eles diferem em conformidade. Neste livro, portanto, cada evangelho é discutido com a esperança de delinear seu propósito e as peculiaridades conseqüentes para estimular um estudo completo das questões levantadas.

Encontro. Escreveu cerca de 60 dC, mas depois de Mark.

O autor. O autor sempre fala de si mesmo como "o publicano", que pode indicar seu senso de humildade, sentiu-se exaltado de uma propriedade tão baixa quanto a de um apóstolo. Ele era filho de Alfeu (Mar. 2:14; Lu 5:27), e se chamou Levi até que Jesus o chamou e lhe deu o nome de Mateus, que significa "Dom de Deus". Não sabemos nada do seu trabalho, exceto o seu apelo e festa de despedida (9: 9-10), e que ele estava com os apóstolos no dia de Pentecostes. Assim, silencioso e observador e qualificado pela antiga ocupação, ele poderia muito bem realizar a redação deste livro. Pode ser possível que ele tenha sido escolhido pelos outros para esta grande tarefa. Não sabemos nada de sua morte.

Características e finalidade.

1. Não é um Evangelho Cronológico, mas um Evangelho Sistemático e Tópico. Existe um pedido no arranjo dos materiais para que um resultado definitivo possa ser produzido. Os materiais são tratados em grupos, como os milagres nos capítulos oito e nove e as parábolas do capítulo treze. Há ordem e propósito também no arranjo desses grupos de milagres e parábolas. O primeiro milagre é a cura da lepra, e é um tipo de pecado; enquanto o último é a murchidão da figueira, que é um símbolo de julgamento. A primeira parábola é a da semente do reino, que é um símbolo do início ou plantação do reino; O último é o dos talentos e profetiza o julgamento final no último dia. Este mesmo arranjo ordenado também é observado nas duas grandes seções do livro. A primeira grande seção 4: 17-16: 20,

2. É um Evangelho didático ou docente. Ao dar conta de vários milagres, o livro é marcado por vários discursos de comprimento considerável, como O sermão do Monte, capítulos 3-7, a denúncia dos fariseus, capítulo 23, a profecia da destruição de Jerusalém e o fim do mundo, capítulos 24-25, o endereço aos apóstolos, capítulo 10; e as doutrinas do reino, 17: 24-20: 16. Essas porções e as parábolas acima mencionadas indicarão a quantidade de uma parte do livro que é ocupada em discursos. O aluno pode fazer listas de outras e mais curtas seções de ensino.

3. É um Evangelho de Louvor e desânimo. Não há canções de alegria como as de Zacharias, Elizabeth, Mary, Simeon, Anna e os Anjos, gravadas em Luke. Nem o vemos popular e sábio aos doze anos. Em vez disso, nós temos sua mãe quase repudiada e deixada em desgraça por Joseph e apenas salvada pela intervenção divina. Jerusalém está com problemas, os filhos do sexo masculino são mortos e as mães estão chorando por eles. O filho Jesus é salvo apenas pelo vôo para o Egito, toda a sua vida após o retorno do Egito está coberta no esquecimento e ele é um nazareno desprezado. 
A cruz é uma desolação sem ladrão penitente, nem simpatia de ninguém, com seus inimigos revoltando, batendo os seios e passando. Nem há muito otimismo ou expectativa de sucesso. Os discípulos devem ser rejeitados e perseguidos, mesmo como seu Senhor; muitos devem ser chamados e poucos são escolhidos; apenas alguns são para encontrar o caminho estreito; muitos devem reivindicar a entrada no Reino porque profetizaram em Seu nome e foram negados. Mesmo o próprio Mateus é um publicano desprezado e rejeitado.
4. É um Evangelho Kingly. A genealogia mostra a descendência real de Jesus. Os Magos vieram buscar aquele que era "nascido rei dos judeus", e João Batista prega que o "Reino dos céus está próximo". Aqui temos as parábolas do reino, começando com "o Reino dos céus", etc. Em Lucas, um certo homem fez uma ótima ceia e teve dois filhos, enquanto em Mateus era um certo rei. Nos outros evangelistas, sempre temos o termo evangelho enquanto, com uma exceção, Mateus sempre o coloca "o evangelho do Reino". As "chaves do reino" são dadas a Pedro. Todas as nações se reunirão diante dele enquanto se senta no trono e "o rei diz" a eles, e o "rei responderá", etc. (Mateus 25:34, 40).
5. É um oficial e um evangelho orgânico. Isto é sugerido em que Mateus representa Satanás como chefe de um reino; também, na medida em que aqueles ligados ao nascimento de Jesus são pessoas oficiais e a maioria dos atos são oficiais em sua natureza. Pilatos, o juiz, lavou as mãos do sangue de Jesus, a guarda romana pronuncia-lhe o Cristo, e os guardas dizem que não poderia ser mantido no túmulo, Jesus denuncia os oficiais e chama seus próprios discípulos por nomes oficiais. É Pedro, não Simão, e Mateus, o nome apostólico, e não Levi, como em Lucas. Jesus indica sua capacidade oficial em sua rejeição dos judeus, dizendo-lhes que o reino é tirado deles (21:43). Ele prepara-se para o estabelecimento de seu próprio reino e diz-lhes quem deve empunhar as chaves do reino, que não é obrigado pelo tempo ou pelas relações nacionais como era o antigo reino. Somente em Mateus, encontramos instruções completas sobre a adesão, a disciplina e as ordenanças da igreja. 
Aqui sozinho somos dados nos evangelhos o comando para batizar para administrar a comunhão e a bela fórmula para o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e aqui temos seu comando oficial para "Ir" apoiado por toda a autoridade do céu e da terra.

Na busca por este trabalho oficial, encontramos Jesus dando especial reconhecimento aos crentes gentios - dando-lhes o lugar cheio em seu reino. A genealogia através da graça e fé inclui gentios; O segundo capítulo mostra como os Magos dos gentios o honram; o centurião romano mostra uma fé superior a qualquer israelita; A grande fé da mulher cananeana levou-o a curar sua filha, e a esposa dos gentios de Pilatos por causa de seus sonhos envia um aviso de que ele não tem "nada para fazer" com ele. Tudo isso tende a mostrar a maneira oficial e orgânica em que Jesus trabalhou.
6. É um Evangelho de Antagonismo e Rejeição Judaicos. Por um lado, os judeus antagonizam e rejeitam Jesus. Por outro lado, os judeus, especialmente os escribas e fariseus, são expostos e rejeitados por Jesus. Os fariseus conspiraram contra Jesus e ressentiram sua violação de seus regulamentos e costumes sobre o sábado e suas cerimônias sobre comer e lavar e suas associações com publicanos e pecadores. Sua oposição culminou em matá-lo. Por outro lado, Jesus também rejeita os judeus. João os chama de uma geração de víboras e Jesus designou-os com termos como hipócritas, guias cegos e sepulcros brancos, atingindo o clímax no capítulo 23. É aqui que, na sua iniqüidade, são incapazes de discernir entre a obra de Deus e de Belzebu. Eles são informados da aplicação da profecia de Isaías, que eles têm ouvidos e não ouvem e que, por causa de sua indignidade, o reino é tirado deles. A explosão da figueira com a qual os milagres de Mateus termina mostra o que é o destino da nação judaica.

7. É um evangelho judaico. Isso é visto em seu uso de símbolos judaicos, termos e números sem explicação. Ele nunca explicou o significado de uma palavra judaica, como Corban, nem de um costume, de modo a dizer que os judeus não comem senão lavam. Os outros evangelistas fazem. Ele chama Jerusalém pelos termos judaicos, "Cidade do grande rei" e "Cidade santa", e Cristo, o "Filho de Davi" e o "Filho de Abraão". Ele fala do templo judaico como o templo de Deus, a morada de Deus e o lugar sagrado. A genealogia é atribuída a Abraão por três grandes eventos judaicos da história. Tudo isso seria calculado para ganhar os judeus, mas, muito mais, as sessenta e cinco citações do Antigo Testamento e a repetida tentativa repetida de mostrar que os atos e os ditos registrados eram que o " enquanto não vendo tanto em números como Plummer e outros, dificilmente podemos acreditar que todos os números, tão característicos dos judeus, são acidentais aqui.

 A genealogia tem três quatro são múltiplos de sete. Há catorze parábolas, sete em um lugar e sete em outro. Há sete problemas no capítulo 23. Há vinte milagres separados em duas dezenas. O número sete geralmente, se não sempre, divide em quatro e três, o humano e o divino. Das sete parábolas no capítulo 13, quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças. enquanto não vendo tanto em números como Plummer e outros, dificilmente podemos acreditar que todos os números, tão característicos dos judeus, são acidentais aqui. A genealogia tem três quatro são múltiplos de sete. Há catorze parábolas, sete em um lugar e sete em outro. Há sete problemas no capítulo 23. Há vinte milagres separados em duas dezenas. 
O número sete geralmente, se não sempre, divide em quatro e três, o humano e o divino. Das sete parábolas no capítulo 13, quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças. dificilmente podemos acreditar que todos os números, tão característicos dos judeus, são acidentais aqui. A genealogia tem três quatro são múltiplos de sete. Há catorze parábolas, sete em um lugar e sete em outro. Há sete problemas no capítulo 23. Há vinte milagres separados em duas dezenas. O número sete geralmente, se não sempre, divide em quatro e três, o humano e o divino. Das sete parábolas no capítulo 13, quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. 

Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças. dificilmente podemos acreditar que todos os números, tão característicos dos judeus, são acidentais aqui. A genealogia tem três quatro são múltiplos de sete. Há catorze parábolas, sete em um lugar e sete em outro. Há sete problemas no capítulo 23. Há vinte milagres separados em duas dezenas. O número sete geralmente, se não sempre, divide em quatro e três, o humano e o divino. Das sete parábolas no capítulo 13, quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças. sete em um lugar e sete em outro. Há sete problemas no capítulo 23. Há vinte milagres separados em duas dezenas. 

O número sete geralmente, se não sempre, divide em quatro e três, o humano e o divino. Das sete parábolas no capítulo 13, quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças. sete em um lugar e sete em outro. Há sete problemas no capítulo 23. Há vinte milagres separados em duas dezenas. 
O número sete geralmente, se não sempre, divide em quatro e três, o humano e o divino. Das sete parábolas no capítulo 13, quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças. quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças. quatro tocam o humano ou natural, enquanto três se referem ao lado divino ou espiritual de seu reino. Há sete petições na oração do Senhor, as três primeiras referentes a Deus e as últimas quatro ao homem. Uma divisão semelhante talvez seja verdade nas bem-aventuranças.

Assunto . O Reino de Deus ou do Céu.

Análise.
  I. O começo do reino, 1: 1-4: 16.
1. Jesus, o Rei, é o Messias do Antigo Testamento, cap. 1-2.
2. Jesus, o Rei, está preparado para o seu trabalho, 3: 1-4: 16.
  II. A Proclamação do Reino, 4: 17-16: 20.
1. O início da proclamação, 4:17 final.
2. Pelo Sermão da Montanha, cap. 5-7.
3. Através dos milagres e dos ensinamentos conectados, chs. 8-9.
4. Pelo envio dos Doze e ensinamentos e milagres subseqüentes, cap. 10-12.
5. Com as sete parábolas e os milagres subsequentes, cap. 13-14.
6. Com a denúncia dos fariseus com milagres e ensinamentos, 15: 1-16: 12.
7. Pela Grande Confissão, 16: 12-20.
III. A paixão do reino, 6: 21-27 fim.
1. Quatro previsões da paixão com discursos intervenientes e milagres, 16: 21-26: 2.
(A) Em Cesaréia de Filipe, 16: 21-17: 21.
(B) Na Galiléia, perto de Cafarnaum, 17: 22-20: 16.
(C) Perto de Jerusalém, 20: 17-22 fim.
(D) Em Jerusalém, 23: 1-26: 2.
2. Os acontecimentos da Paixão, 26: 3-27.
 IV. O Triunfo do Reino, cap. 28.
1. A ressurreição do rei, 1-15.
2. Provisão para a propagação do Reino, 16-20.
Para Estudo e Discussão. 
(1) Alguns eventos da infância de Cristo, (a) A história dos Magos. (b) O massacre dos infantes, (c) O voo para o Egito, (d) O retorno a Nazaré. (2) Dois milagres, (a) Cura do cego, 9: 27-31. (b) Peixe com dinheiro em sua boca, 17: 24-27. (3) Dez parábolas, (a) The Tares, 13: 24-30. (b) A rede de desenho, 13: 47-50. (c) O servo sem misericórdia. 18: 23-25. (d) Os trabalhadores na vinha, 20: 1-16. (e) Os dois filhos, 21: 28-32. (f) O casamento do filho do rei, 22: 1-14. (g) O tesouro escondido. 24:44. (h) A pérola, 24: 45-46. (i) As dez virgens. 25: 1-13. (j) Os talentos, 25: 14-30. (4) Dez passagens nos discursos de Cristo: (a) Partes do Sermão do Monte, cap. 5-7. (b) Revelação para bebês, 11: 25-27. (c) Convites para cansados, 11: 28-30. (d) Sobre palavras inativas, 12: 36-37. (e) Profecia para Peter, 16: 17-19. (f) Humildade e perdão, 18: 14-35. (g) Rejeição dos judeus, 21:43. (h) A grande denúncia, cap. 23. (i) A cena do julgamento, 23: 31-46. (j) A grande comissão e promessa, 28: 16-20. (5) Alguns termos pelos quais Jesus é designado em Mateus devem ser estudados. Deixe o aluno fazer uma lista dos diferentes lugares onde cada um dos seguintes termos são usados ​​e, a partir de um estudo das passagens em comparação com qualquer outro, formam opiniões sobre o significado do termo: (a) Filho de Abraão, (b) Filho de David, (c) Filho do homem, (d) Filho de Deus, (e) Cristo, o Cristo, (f) Jesus, (g) Senhor, (h) Reino do céu ou Reino de Deus. (6) Faça uma lista de todos os lugares onde a expressão "Que o provérbio (ou escritura) possa ser cumprido" e tabule todas as coisas cumpridas. (7) Mostre quantas vezes e onde a frase "
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.