ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Subsidio gospel (A DEUS SEJA GLORIA (7)

       

SUBSIDIO LIÇÃO GOSPEL

                    PROFESSOR ESCRITOR MAURICIO BERWALD

Verso 33 

Romanos 11:33 Romanos 11:33 . Ó a profundidade das riquezas e sabedoria e conhecimento de Deus.

 Com o Crisóstomo e os comentadores mais modernos, preferimos essa visão da passagem para a seguida do EV. Ou é gramatical, mas a primeira não é apenas mais natural, mas concorda melhor com o que se segue. "A profundidade das riquezas" pode referir-se à plenitude da graça de Deus, como mostrado na discussão anterior, ou ser tomada em um sentido mais amplo, como se dissesse: "Como superabundantemente ricoé bom!' (Meyer). 

A profundidade da "sabedoria" de Deus está em seu ordenamento sábio de todos os meios para seus próprios fins graciosos; a profundidade de seu "conhecimento", em seu conhecimento preliminar completo de fins e meios. Estes constituem um oceano, cuja profundidade devemos explorar, mas nunca podemos imaginar. Nestas três palavras, Orígenes encontrou uma alusão à Trindade (como em Romanos 11:36Romanos 11:36 ), mas, no entanto, os termos podem ser os atributos de Jeová manifestados pelo Pai, Filho e Espírito Santo, não é apropriado afirmar que O apóstolo pretendia fazer qualquer distinção nesse verso.
Quão insondável, etc. A discriminação entre "sabedoria" e "conhecimento" parece estar aqui implícita; os julgamentos são as decisões (não exclusivamente judiciais) da sabedoria de Deus, segundo as quais ele age; estes são "insondáveis".
Seus modos, os modos gerais de procedimento, de acordo com o Seu conhecimento infinito, são "intratáveis"; o adjetivo, da palavra que significa "foot-print", é apropriadamente usado com "maneiras". Precisamente porque isso é verdade, Deus é um objeto inesgotável para nossas mentes, bem como para nossos corações.

Verso 34 

Romanos 11:34Romanos 11:34 . Para quem, etc. O Apóstolo aqui usa, quase exatamente a linguagem de Isaías 40:13Isaías 40:13 ; Mas, ao adicionar "para", ele faz a confirmação do que precede. A primeira questão pode ser referida ao "conhecimento" de Deus e aos "Seus caminhos", já que ninguém conhece a mente do Senhor ; o segundo a Sua "sabedoria" e "julgamentos", pois, ao formar Sua decisão, ninguém foi Seu conselheiro.

Verso 35 

Romanos 11:35 Romanos 11:35 . Ou quem primeiro deu, etc. Isto é de Jó 41:11 , mas segue o hebraico, não a má tradução do LXX. Esta questão refere-se à profundidade das riquezas de Deus. Nenhum presente pode recompensar a Deus; nada pode ser comprado dele. Quão apropriado para toda a discussão. O evangelho é tudo de graça; O plano respeitando judeus e gentios é tudo de graça. Nada de mérito ou recompensa; todos oferecidos livremente das profundezas oceânicas das riquezas no próprio Deus.Trabalho 41:11

Verso 36 

Romanos 11:36 Romanos 11:36 . Para. O que foi negativamente expresso em Romanos 11:35 , agora é positivamente declarado em linguagem que é tão simples quanto sublime.Romanos 11:35
De ele, como a fonte original, Autor, Criador; e através dele, como nosso Preservador e Governador e benfeitor benéfico, como superior à natureza que Ele criou, controlando e dirigindo, e para os seus próprios fins, desde que o apóstolo acrescenta: e para ele são todas as coisas. Todas as coisas (não simplesmente todas as pessoas) realizarão Sua vontade, contribuirão para Sua glória. O pensamento humano não pode ascender mais do que isso. Tentativas foram feitas para encaminhar as três frases, respectivamente, para as três Pessoas da Trindade, mas a segunda e a terceira preposições não parecem especificamente aplicáveis ​​ao Filho e ao Espírito Santo. Nem o trem do pensamento exige tal explicação.

Para ele seja a glória para sempre (Gr., ' Até as eras'). Um homem. A glória que corresponde a tal Deus é aqui atribuída a Ele; "até as eras" é, como sempre, equivalente a "para sempre"; e a doxologia se fecha corretamente com o solene 'Amen'; comp. Chaps. Romanos 1:25 Romanos 1:25 ; Romanos 9: 5Romanos 9: 5 .
Esta doxologia é "o apóstrofo mais sublime existente mesmo nas páginas da Inspiração em si" (Alford). No entanto, quão lógico é seu arranjo, como é seu argumento. Isso forma uma conclusão para a seção, e não menos apropriadamente para toda a discussão em chaps. 9-11, de fato, para toda a parte doutrinária da Epístola. O maior tratado sobre os tratos de Deus com os homens acaba não apenas com louvor com Ele, mas com uma confissão de Sua soberania. Isso que tão exaltado Deus realmente nos humilha. Mas é através desta humildade que nós também somos exaltados. 
O evangelho da graça não seria um evangelho real se não fosse a mensagem do soberanoDeus que o apóstolo adora. Ele apenas resolveu praticamente o mistério da soberania de Deus e a nossa livre vontade que podem participar desta doxologia. É nosso privilégio, em relação aos grandes mistérios da humanidade, bem como nas perplexidades pessoais que nos encontram, é nosso privilégio confiar e louvar a Deus, quando não podemos mais traçar os seus propósitos. 
Como Godet observa bem, 'no cap. 11 são traçados os grandes conceitos da filosofia da História ", mas a filosofia da história de Paulo termina nesta concepção de Deus, que é tão essencial para nossas necessidades diárias como para a solução do problema da origem, história e destino do homem. Logo, então, o apostólico "portanto", a inferência prática, é imediatamente adicionado. A menos que o teísmo de Paulo seja reconhecido e seu louvor repetido, sua ética é impotente.(Coment.schaf).

MAIS NOTAS DO VERSO 36

A quem seja glória - Essa atribuição de louvor é o fechamento apropriado da parte argumentativa da Epístola, bem como apropriada ao trem de observações em que o apóstolo havia caído. Exprime o amorrão dele em concordância com essa visão; o desejo profundo de um homem piedoso de que todos possam ser para a glória e honra de Deus. Ele não havia vindo apenas por meio do raciocínio, mas era o sincero desejo de sua alma que poderia ser assim. O cristão não meramente admite esta doutrina; ele não é apenas conduzido a ele por argumento, mas encontra uma resposta saudável em seu peito. Ele se alegra com isso; e sinceramente deseja que tudo seja para a honra de Deus. Os pecadores são muitas vezes obrigados por argumentos para admitir isso, mas eles não adoram. Eles se regozijariam se fosse o contrário, e se alegrassem se tivessem permissão para buscar sua própria glória do que a do Deus vivo.

Glória - Louvor, honra.

Para sempre - Não apenas em eventos transitórios agora, mas sempre para a eternidade. Este será o caso. Nunca haverá um momento em que os assuntos do universo não serão conduzidos com referência à glória de Deus. Que a honra e a glória brilharão mais brilhantes e brilhantes, e todos os mundos estarão perfeitamente adaptados para mostrar o seu louvor e evidenciar a sua grandeza, bem, poder e amor para todo o sempre. Assim, seja, é o idioma de todos que realmente o amam.

Isso fecha a parte argumentativa da Epístola. Do final deste capítulo, podemos fazer as seguintes observações.

1. Deus é infinitamente sábio e justo e bom. Isso é visto em todos os seus planos e ações, e especialmente no glorioso plano de salvar pessoas.

2. Se torna homem ser humilde.

 Ele não pode ver algumas das razões das ações de um deus infinito. Ele não está qualificado para se sentar em julgamento sobre seus planos. Ele não é adequado para processá-lo. Não há nada mais absurdo do que um homem lutar com Deus, ou encontrar falhas com seus planos; e ainda não há nada mais comum. O homem fala, e pensa, e os motivos das grandes coisas relativas à mente divina e ao plano, como se ele fosse qualificado para aconselhar o ser da sabedoria infinita e para arraigar na barreira de sua própria razão o ser de infinito bem.

3. É nosso dever ser submissa a Deus. 

Seus planos muitas vezes exigem que ele atravesse o caminho de nossos prazeres, ou para remover algumas de nossas diversões. Ele nos tenta exigindo que confiamos nele onde não podemos ver o motivo de suas ações, e acreditar que ele é qualificado para o império universal. Em todos esses casos, é nosso dever submeter-se a sua vontade. Ele está buscando um objeto maior e mais nobre do que o nosso bem privado. Ele está buscando o bem-estar de um vasto universo; e ele sabe melhor de que forma pode ser promovido.

4. Deus é o criador e proprietário de todas as coisas.

 Seria possível provar isso de suas obras. Mas sua palavra afirma inequivocamente. Ele formou, e ele sustenta, e ele dirige todas as coisas para a sua glória. Aquele que formou tudo tem direito a todos. Aquele que é a fonte da vida tem o direito de dirigi-lo, ou de retirar o presente. Quem de quem depende depende o direito de homenagem e louvor.

5. Ele formou um universo que é eminentemente adaptado para declarar sua glória.

 Evita o poder infinito em sua criação; e é adequado para preencher a mente com a crescente maravilha e alegria em sua contemplação. Os escritores sagrados estavam cheios de arrebatamento quando o contemplavam; e todas as descobertas da astronomia, da geologia e da ciência em geral, nos tempos modernos, são adequadas para levar adiante a maravilha e preencher os lábios com novas expressões de louvor. O universo é vasto e grande o suficiente para ocupar os pensamentos para sempre. Quão pouco conhecemos as maravilhas de sua criação, mesmo pertencentes a este pequeno mundo; para nossos próprios corpos e almas; para a terra, o oceano, o animal e o réptil, o pássaro e o inseto; quanto menos daquela visão incrível de mundos e sistemas que a astronomia moderna abriu à nossa visão.

6. Igualmente verdade é isso em seu governo moral. 

O sistema é como para excitar nossa maravilha e louvor. A criação e o controle de mentes livres e ativas e poderosas são tão maravilhosas quanto a criação e controle da matéria, mesmo as vastas massas dos sistemas planetários. A criação é preenchida com mentes. Deus povoou o mundo com inteligências conscientes, livres e ativas. A sabedoria maravilhosa pela qual ele os controla; o incrível poder moral pelo qual ele os guarda e os liga a si mesmo, pelo qual ele impede o rebelde; e a completa sujeição pela qual ele trará tudo aos seus pés, é tão cheia de maravilhas quanto a sabedoria e a habilidade com que ele moldou os céus. Governar a mente requer mais sabedoria e habilidade do que governar a matéria.
 Para controlar os anjos e os seres humanos mostra mais glória do que ropor os córregos ou o oceano, ou para impulsionar e orientar os planetas. E especialmente isso é verdade para o plano da salvação. Esse maravilhoso esquema é adaptado para chamar eterno, louvar e mostrar para sempre a sabedoria e a misericórdia de Deus. Sem tal plano, não podemos ver como a Divindade poderia ser plenamente manifestada; com isso, vemos Deus como Deus, vasto, grande, poderoso, infinito; mas ainda procuram fazer o bem, e ter poder para entrar em toda grande massa de iniqüidade, e difundir a pureza e a paz sobre o rosto de um mundo alienado e moribundo.

7. A salvação dos pecadores não é promover sua própria glória principalmente, mas a de Deus. 

"Ele é o primeiro, e ele é o último; Ele está no meio, e sem fim, "em sua salvação. Deus busca sua própria honra e a busca por seu retorno e sua obediência. Mas se eles não promoverem sua glória dessa maneira, eles devem ser feitos para promovê-lo em sua ruína.

8. É dever das pessoas buscar a honra deste Deus infinitamente sábio e santo.

 Ele se recomenda para a consciência de cada homem. Deus nos formou a todos; e o homem não pode ter maior destino e honra do que ser permitido promover e difundir através de todo o universo o conhecimento de um Ser cujo caráter é infinitamente amável, cujo governo está certo e cuja presença e favor difundirão bençãos de salvação e eternas paz em toda a ampla criação que será obediente à sua vontade.(Albert Barnes)
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.