ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 28 de outubro de 2017

Subsidio gospel salvação pela graça (6)


SUBSIDIO CENTRAL SALVAÇÃO PELA GRAÇA GOSPEL (6) COMENTARIO EFESIOS 2.1-10 COMPLETO

Pois, por graça, vocês são salvos - Por um simples favor. Não é pelo seu próprio mérito; não é porque você tem alguma reivindicação. Esta é uma doutrina favorita com Paulo, como é com todos os que amam o Senhor Jesus com sinceridade; compare as notas em Romanos 1: 7 ; Romanos 3:24 , nota.Através da fé - Graça concedida através da fé, ou em conexão com a crença; veja as notas em Romanos 1:17 ; Romanos 4:16 , nota.

E isso não de vocês mesmos - Isto é, a salvação não procede de vocês mesmos. A palavra "isso" - τοῦτο touto - está no gênero neutro, e a palavra "fé" - πίστις pistis - está no feminino. A palavra "isso", portanto, não se refere particularmente à fé, como sendo o dom de Deus, mas a "salvação pela graça" de que ele falou. Esta é a interpretação da passagem que é a mais óbvia, e que agora é geralmente concedida para ser a verdadeira; veja Bloomfield. Muitos críticos, no entanto, como Doddridge, Beza, Piscator e Crisóstomo, afirmam que a palavra "isso" ( τοῦτο touto ) refere-se a "fé" ( πίστις pistis); e Doddridge sustenta que esse uso é comum no Novo Testamento. Por uma questão de gramática, essa opinião certamente é duvidosa, se não insustentável; Mas, como uma questão de teologia, é uma questão de muito pouca importância.

Se esta passagem prova ou não, é certamente verdade que a fé é o dom de Deus. Ele existe somente na mente quando o Espírito Santo o produz lá, e é, em comum com toda outra excelência cristã, ser rastreado em sua agência no coração. Esta opinião, no entanto, não milita com a doutrina de que o próprio homem "acredita". Não é Deus quem "acredita" por ele, pois isso é impossível. É sua própria mente que realmente acredita, ou que exerce fé; Veja as notas em Romanos 4: 3. Da mesma forma, o "arrependimento" deve ser atribuído a Deus. 
É um dos frutos da operação do Espírito Santo sobre a alma. Mas o Espírito Santo não se "arrepende" por nós. É nossa "mente própria" que se arrepende; nosso próprio coração que sente; nossos próprios olhos que choram - e sem isso não pode haver arrependimento verdadeiro. Ninguém pode se arrepender de outro; e Deus nem pode nem deve se arrepender; para nós. Ele não fez nada de errado, e se o arrependimento é exercido, portanto, deve ser exercido por nossas próprias mentes. Portanto, de fé. Deus não pode acreditar por nós. "Nós" devemos acreditar, ou "nós" devemos ser condenados. 

Ainda assim, isso não entra em conflito com a opinião, que se exercitarmos a fé, a inclinação a fazê-lo é atribuída à agência de Deus no coração. Eu não contendi, portanto, sobre a construção gramatical desta passagem, em relação ao ponto da teologia contida nela; ainda assim, concorda melhor com a óbvia construção gramatical e com o design da passagem para entender a palavra "isso" como se referindo apenas a "fé", mas a "salvação pela graça". Então, Calvin entende, e assim é entendido por Storr, Locke, Clarke, Koppe, Grotius e outros.É o dom de Deus - A salvação pela graça é o seu presente. Não é de mérito; é totalmente favorável.


Verso 1 
Efésios 2: 1 Efésios 2: 1 . Você também, ou, 'e você'. O último simplesmente junta isso ao que precede; O primeiro enfatiza "você". No entanto, não há contraste com outros cristãos, mas uma aplicação do que precede ao seu caso, provavelmente com uma sugestão da semelhança com a Ressurreição de Cristo (comp. Ephesians 2: 5-6 ). Na construção, veja acima. 'Você' é logicamente retomado na palavra mais extensa 'nós' de Efésios 2: 4 . As objeções ao fornecimento de "ele acelerou" são que é preciso uma parte do verbo composto em Efésios 2: 5 , que "ele" deve se referir a Deus, enquanto o cap. Ephesians 1:23 é falado de Cristo. Em qualquer caso, 'hath' é desnecessário.Efésios 2: 5-6 Efésios 2: 4 Efésios 2: 5 Efeitos 1:23

Estando morto. A conexão mostra que um estado contínuo no passado significa "enquanto você estava morto". "Quem estava morto" é inexato. Espiritual, não físico, a morte é referida. A explicação de Meyer, que eles foram expostos à morte eterna, parece farfetched.Por (ou, 'por conta') suas transgressões e pecados. As melhores autoridades inserem "seu", que pertence a ambos os substantivos. 

A palavra anterior refere-se a transgressões especiais, consideradas como ações erradas , falhas, falhas (e geralmente são "transgressão"); O último, no singular, é usado do pecado como um poder ou princípio, ou em um sentido abstrato, mas, no plural, como aqui, abraça todos os pecados, no pensamento, na palavra ou na ação. Não há preposição no original, e o caso usado pode expressar instrumentalidade. Na passagem paralela ( Colossenses 2:13 Colossenses 2:13 ) ocorre "em", enfatizando o estado ou a esfera; aqui se fala da causa da morte, a referência ao estado ou condição que está sendo encontrada em Efésios 2: 2Efésios 2: 2. "By", ou "por causa de", parece preferível "até". "Nós podemos renderizar, foram a expressão boa na escrita séria," morte de suas transgressões ", como dizemos" ele morreu de cólera "(Alford).

Versos 1-10 

1. Redenção em Cristo como Libertação da Morte através de uma Nova Criação.
O apóstolo aplica aos seus leitores as grandes verdades expostas no cap. 1, tendo em mente "o poderoso trabalho do Pai, através da Ressurreição e Ascensão do Filho, feito de uma vez por todas, e ainda acontecendo em cada um chamado à Igreja" (Stier). A figura de morte e aceleração é, portanto, muito apropriada. Em Efésios 2: 1-3 Efésios 2: 1-3, o Apóstolo retrata o estado anterior de morte no caso de seus leitores (e de todos os homens, de fato). Efésios 2: 4-6 Efésios 2: 4-6 falam do Libertador e da libertação. Efésios 2: 7 Efésios 2: 7 afirma o propósito para o qual a libertação foi forjada, enquanto Efésios 2: 8-10Efésios 2: 8-10 reverteram para os meios pelos quais foi realizado.

A estrutura da seção, no entanto, apresenta dificuldades gramaticais, que são atendidas no EV, fornecendo "ele acelerou" em Efésios 2: 1 Efésios 2: 1 . A explicação da dificuldade é simples: o Apóstolo, tendo em mente o pensamento, "Deus também o vivificou", começa com "você também" e, depois de habitar um pouco sobre a condição anterior, apresenta em Efésios 2: 4 Efésios 2: 4 o assunto ( 'Deus') com uma nova frase, e em Efésios 2: 5 Efésios 2: 5 completa a expressão do pensamento. Tal construção era muito mais permitida em grego do que na nossa língua. Esta visão é preferível àqueles que se conectam "você" em Efésios 2: 1 Efésios 2: 1 com "encha" (cap. Efeitos 1:23Ephesians 1:23), ou com alguma outra palavra no capítulo anterior.

Verso 2 

Efésios 2: 2Efésios 2: 2 . Onde você já andou. Na esfera desses pecados, eles se moviam habitualmente; "neste sono da morte há um estranho sonambulismo" (Eadie).

De acordo com o curso deste mundo. A palavra "curso" é aquilo que costuma ser "idade" ou "mundo", e em várias formas empregadas para expressar a idéia de "eterno". Uma noção de duração sempre se encontra nela, embora às vezes, como aqui, sugira também a idéia de um movimento, curso, desenvolvimento. O caráter ético deste "curso" é indicado, não pela própria palavra, mas pela frase "deste mundo", que tem seu significado usual aqui, ou seja, o mundo da humanidade afastado de Deus. Os dois termos não são sinônimos. O contraste implícito é com um futuro novo mundo.

De acordo com o príncipe dos poderes do ar. Esta cláusula é paralela ao precedente, e estabelece a personalidade e as operações que estão por trás do curso deste mundo, trabalhando nela e através dela. A que Satanás é referido na palavra "príncipe" ou "governante", é claro a partir de expressões como 2 Coríntios 4: 4 2 Coríntios 4: 4 : "o deus deste mundo". "Dos poderes," iluminado ", o poder," resume "como um coletivoEfésios 6:12designação de seu império e soberania "(Ellicott), todos os poderes de que Satanás é o governante e a cabeça. Esses "poderes" são então definidos como "do ar". Essa expressão difícil tem uma referência local, como geralmente está de acordo; mas se deve ser tomado literal ou figurativamente, ou em ambos os sentidos, tem sido muito discutido. As principais explicações são: 
(1.) A atmosfera física, como a morada dos espíritos malignos. Alguns traçam essa noção para os Rabbins, outros para a filosofia pitagórica. Mas essa visão não é suportada por outras passagens; veja o cap. Efésios 6:12. Esta dificuldade é evitada pela explicação do bispo Ellicott, que estende o termo "a toda a região supra-terrestre, mas sub-celestial, que parece ser, se não a morada, ainda o assombração de espíritos malignos". 
(2.) Paulo usa a linguagem comum do tempo, sem ensinar nada em relação à demonologia. Isso é muito indefinido. 
(3.) O idioma é figurativo; referindo-se a uma atmosfera ideal correspondente ao caráter do mundo do pecado e Satanás. Outros explicam o "ar" como significando "escuridão" e, em seguida, leva o último em seu sentido figurativo usual.
 (4.) Alguns combinam os significados literal e figurativo; mas essa visão é tão difícil de defender como defender. O assunto é um sobre o qual conhecemos muito pouco, mas, em geral, o sentido local estendido deve ser preferido,

Do espírito,etc. Isto é em aposição com "os poderes do ar". 'Of' é inserido para mostrar que não está em aposição com 'principe', o original não admite essa explicação. Dois pontos de vista são permitidos, embora nenhum deles seja livre de objeção: 
(1.) Que se refere à influência do mal que emana de Satanás como "príncipe", havendo um contraste tácito com o Espírito de Deus, que funciona nos corações de crentes. Este "espírito" é distinto dos homens a quem ele influencia e é análogo à expressão comum, usada no mau sentido, "o espírito da era". A objeção de que isso representa Satanás como governante de um princípio, não é muito grave.
 (2.) Alguns tomam "espírito" coletivamente como = "espíritos", designando os "poderes" de acordo com seu caráter agregado; mas essa visão é mais censurável do que a outra,

O que agora está funcionando. 'Agora', em contraste com 'uma vez'. Eles estavam anteriormente sob a mesma influência, que ainda está funcionando. Uma referência a uma atividade especial de Satanás desde a redenção foi realizada, não está necessariamente incluída.

Nos filhos da desobediência . A frase é um hebraísmo. "Mas é estritamente reproduzida de fato: aquilo de que são filhos, é a fonte e a primavera de suas vidas, e não apenas uma qualidade acidental que lhes pertence" (Alford). 'In' não é simplesmente 'entre, mas aponta para as operações internas do espírito que procede de Satanás, o príncipe dos poderes do ar. Para o apóstolo, Satanás, seu reino, seus emissários e suas operações nas almas dos homens, eram realidades temíveis; comp. rachar. Efésios 6: 11-12Efésios 6: 11-12 .

Verso 3 

Efésios 2: 3 Efésios 2: 3 . Entre quem, isto é, "os filhos da desobediência", não "entre os quais" referindo-se a "transgressões" ( Efésios 2: 1 ).Efésios 2: 1

Nós também todos, etc. "Além disso" ou "mesmo", deve ser conectado com "todos nós", mas a questão principal é respeitar a referência exata da última frase, quer se trate de "todos os cristãos judeus, ou" todos Cristãos. A visão anterior seria melhor expressa traduzindo "até nós". A favor disso é o fato de que "você" ( Efésios 2: 1-2 Efésios 2: 1-2 ) se refere aos cristãos gentios e à distinção anterior (cap. Efésios 1: 12-13 Efésios 1: 12-13 ) entre essas classes. A última visão é, no entanto, apoiada pelo uso de Paulo de "todos nós" em outras passagens (comp. Romanos 4:16 Romanos 4:16 ; Romanos 8:32 Romanos 8:32 ; 1 Coríntios 12:13 1 Coríntios 12:13 ; 2 Coríntios 3:182 Coríntios 3:18), e pela aplicabilidade universal da afirmação do verso, e pela ampla referência de "nós", "nós", no resto da seção. Talvez seja mais seguro seguir esse uso (contra a massa de comentaristas). O fato da pecaminosidade universal está envolvido, quer suponha que o Apóstolo esteja afirmando que todos os cristãos eram filhos da ira por natureza, ou enfatizando isso no caso dos judeus, que se julgavam filhos de promessa por natureza. A frase "mesmo como o resto" deve ser interpretada de acordo com a visão de "todos nós".

Tinha nosso modo de vida uma vez. 'Uma vez', mas não 'agora;' A palavra é a mesma que em Efésios 2: 2 Efésios 2: 2 . Mas o verbo traduzido "teve nosso modo de vida", apresenta substancialmente a mesma idéia de "caminhar" ( Efésios 2: 2Efésios 2: 2 ). 'Conversação' (EV) está agora enganando.

Nos desejos da nossa carne. A vida que levaram foi nesta esfera, as luxúrias que brotam e pertencem à "carne". A palavra deve ser tomada aqui em seu sentido estritamente ético, toda a natureza humana se afastou de Deus, no supremo serviço de si mesmo, buscando seu deleite na criatura; comp. Excursus, Romanos 7.

Fazendo os desejos (gregos, "vontades") da carne e dos pensamentos. Esta cláusula define mais completamente a frase anterior "teve nosso modo de vida". A palavra "desejos" aponta para as várias manifestações da vontade, em sua condição confusa, escravizada e carnal; A noção de desejos está incluída, mas não é proeminente. A "carne" é aqui usada em seu sentido ético; "Os pensamentos" são os pensamentos especiais pecaminosos, que caracterizam aquele que está sob o domínio da "carne". A "mente" está completamente incorreta aqui; e igualmente censuráveis ​​são essas interpretações que contrastam "carne" e "pensamentos", como se referem aos pecados sensuais e intelectuais.
 O homem é aqui representado como escravo de sua natureza inata e de seu pensamento egoísta; os dois são transformados em vários objetos e, em seus desejos, criam uma diversidade. O entendimento ou a razão está ao serviço da carne, cai em sutilezas, buscando razões, desculpas, caminhos e meios para os "desejos da carne", ajudando os desejos a se fortalecer em determinações e atividades da vontade "(Braune) .

Nós fomos filhos, por natureza, de ira. Damos a ordem do original, e insira "nós" para trazer a ênfase que se baseia no verbo. O que eles eram "não o que são", é descrito. A mudança de construção aponta para um estado que não foi o resultado da ação que acabamos de ser retratada, mas sim sua causa. "Por natureza" não é a frase enfática, mas está em contraste implícito com o que eles se tornaram por adoção. A frase indubitavelmente se refere a algo inato, original, distinto do desenvolvimento subseqüente e influências externas. O bispo Ellicott encontra em Gálatas 2:15 Gálatas 2:15Romanos 2:14 Gálatas 4: 8 Romanos 5: 12-21 Romanos 5: 12-21 ; Romanos 2:14 ; Gálatas 4: 8 , respectivamente, os significados 

(a.) Transmitiram a natureza inata;
 ( b.) natureza inerente;
 ( c. ) natureza essencial. 

O primeiro é o sentido aqui; a posição desocupada proíbe a nossa descoberta aqui qualquer afirmação direta da doutrina do pecado original, mas essa posição sugere um contraste que pressupõe que o fato de "Filhos da ira" significa que está exposto ao santo ódio de Deus ao pecado. "Nós fomos do nascimento aqueles que foram confiscados à ira divina" (Braune). Esta visão da passagem é confirmada pela próxima cláusula, que declara que o estado é universal. Todos os esforços para explicar o fato de este estado natural universal de condenação falharem, tanto por causa de passagens como Romanos 5: 12-21 , e por causa dos fatos da própria natureza humana; "A experiência confirma o depoimento divino" (Eadie), se podemos explicar o modo ou não. 

Mesmo como o resto. (A construção quebrada do original é reproduzida colocando uma pitada no final do verso.) Aqueles que se referem "todos nós" a todos os cristãos explicam isso como incluindo todo o resto da humanidade, que não são cristãos; aqueles que limitam a frase anterior aos cristãos judeus, diferem quanto ao sentido do último; alguns incluem apenas judeus incrédulos, outros gentios, enquanto outros lhe dão a mais ampla referência. Em qualquer caso, a universalidade do pecado e da culpa é afirmada na passagem como um todo; e que o fim deste versículo "contém uma afirmação indireta , e ainda mais convincente da doutrina do pecado original, parece impossível negar" (Ellicott). Mas note, que o apóstolo se ocupa deste fato apenas para divulgar mais fortemente o lado da graça.

Verso 4 

Efésios 2: 4 Efésios 2: 4 . Mas Deus. "Mas" retoma o pensamento principal, mas não sem uma antítese implícita entre os descritos em Efésios 2: 1-3 e "Deus".Efésios 2: 1-3

Sendo rico em piedade, "Ser como Ele é", não "quem é", e não tão fortemente causal como "porque Ele é". "Rico em piedade; comp. expressões semelhantes em 1 Coríntios 1: 5 1 Coríntios 1: 5 ; 2 Coríntios 9:11 2 Coríntios 9:11 ; Tiago 2: 5 James 2: 5 . A "misericórdia" é mais geral do que a "compaixão" (comp. Romanos 9:15Romanos 9:15 ); ambos referem-se ao amor de Deus para com os pecadores, como aqueles que são miseráveis ​​e precisam de ajuda.

Tornou-se de seu grande amor com o qual ele nos amava. Estritamente falando, "amor" é o termo geral, uma das formas de que é "misericórdia"; e esse amor pertence à essência de Deus; comp. 1 João 4:161 João 4:16 . Mas aqui toda a frase qualifica os verbos, 'acelerado', etc., atribuindo o terreno especial para essas ações; daí a referência é o amor que se manifestou, o amor pelas pessoas ("nós"). Foi para satisfazer este amor que Ele forjou os atos de salvação depois nomeados. Bengel diz: "A misericórdia remove a miséria, o amor confere a salvação". "Nós" inclui todos os crentes e não se limita aos cristãos judeus.

Verso 5 

Efésios 2: 5 Efésios 2: 5 . Mesmo quando estávamos mortos por (ou, "por causa de") nossas transgressões. A palavra "even" pode significar "e", mas parece ter uma força intensa aqui. "Nós" devemos ser tomados em seu sentido mais amplo, senão a força do que se segue é enfraquecida. "Morto por causa de nossas ofensas" é precisamente como em Efésios 2: 1 ; O EV, infelizmente, faz com que a mesma palavra "expulso" lá e "pecados" aqui. O artigo antes das "transgressões" tem a força de "nosso".Efésios 2: 1

Nos abriu com Cristo. É necessário acelerar espiritualmente, já que o contraste é com aqueles espiritualmente "mortos", mas a proeminência dada ao fato da ressurreição de Cristo nos leva a incluir também uma referência à aceleração corporal. "Juntamente com Cristo" aponta para a comunhão com Ele. O tempo no original (tanto aqui como em Efésios 2: 6Efésios 2: 6 ) indica um único ato passado, e é devidamente explicado assim: "Quando Ele foi criado fisicamente, todo o Seu povo foi criado idealmente nEle; e em conseqüência dessa conexão com Ele, eles são, através da fé, realmente vivificados e criados '(Eadie).

Por graça, você é, ou "foi", salvo. É indicado um ato passado com resultados permanentes. A ênfase recai sobre a palavra "graça", amor para os indignos. "Esta menção enfática da graça (graça, não obras) é fazer com que os leitores sintam o que seus próprios corações poderiam ter causado a dúvida,

a verdade real e vital, que eles têm comunhão presente e real com Cristo, sim e mesmo no poder ressuscitado e glorificante de Deus "(Ellicott).

Verso 6 

Efésios 2: 6 Efésios 2: 6 . E nos levantou juntos, etc. O pensamento de Efésios 2: 5 é realizado em detalhes: "Juntos" é = "com Ele", Cristo, cuja ressurreição e exaltação já foram estabelecidas como a exposição da energia divina de acordo com o qual o poder de Deus é exercido para nós quem crêem (cap. Efésios 1: 19-21 ). A referência, como em Efésios 2: 5 , é física e futura, mas ao mesmo tempo espiritual e presenteEfésios 2: 5 Efésios 1: 19-21 Efésios 2: 5

Nos lugares celestiais. Isso deve ser explicado como no cap. Efésios 1: 3 Efésios 1: 3 ; Efésios 1:20 Efésios 1:20 . Bengel percebe que "à Sua mão direita" (Cap. Ephesians 1:20Efésios 1:20 ) pode ser aplicado apenas a Cristo, mas essa frase a todos os cristãos.

Em Cristo Jesus. Isso não se qualifica "nos lugares celestiais", mas deve ser acompanhado dos verbos. Mostra mais plenamente do que "juntos", o fato de que todos esses atos salvadores são em virtude da nossa união mística com Cristo. Comp. o fim do próximo verso.

Verso 7 

Efésios 2: 7 Efésios 2: 7Efésios 2: 4-6 . Para que ele possa mostrar. Mais do que "manifesto", ou "dar a conhecer"; implicando demonstração ativa e efetiva. Este é o propósito dos fatos redimidores ( Efésios 2: 4-6 ).

Nas eras vindouras. Nos períodos sucessivos de tempo entre a ressurreição de Cristo e Seu Segundo Advento. Comp. Colossenses 1: 26-27Colossenses 1: 26-27 . Isso sugere isso. Paul já estava ciente de que haveria um longo curso de desenvolvimento durante essas idades intermediárias. Nas Epístolas posteriores de Paulo, existem relativamente poucas referências ao Segundo Advento, e nesta Epístola só esta incidental.

O excesso de riquezas. Excedendo porque triunfante, superior à ira e Satanás.

De sua graça em bondade em relação a nós. 'Graça' é a saída gratuita do amor para os indignos; "com bondade" ressalta que esse amor condescendente manifesta-se em benefícios operacionais para com aqueles que não são merecedores.

Em Cristo. Jesus (não, "através"), repetido aqui, não é para se juntar com "nós", mas com o verbo. Esta é a esfera sempre abençoada em que ocorre a manifestação para todas as idades. "Nesta pessoa inteiramente única, incluindo em si todo o que o homem precisa para uma renovação bem agradável a Deus, apresentando em Sua ressurreição e exaltação, não apenas um tipo, mas o princípio dinâmico para a elevação da humanidade para filiação com Deus

nesta Pessoa é estabelecido tudo o que é especificamente cristão no cristianismo "(Braune). Ignorá-Lo ou comunhão vital com Ele é jogar fora as riquezas da graça para nós mesmos e impedir a exibição dessas riquezas aos outros.

Verso 8 

Efésios 2: 8Efésios 2: 8 . Por graça, etc. O Apóstolo agora reverte para os meios pelos quais a libertação foi forjada, repetindo a cláusula introduzida entre parênteses em Efésios 2: 5Efésios 2: 5 . Aqui, no entanto, o artigo é usado com "graça", apontando para a graça de Deus, já definida em Efésios 2: 7Efésios 2: 7 .

São, ou "foram", salvos. "Vocês foram salvos, e agora estão em estado de salvação".

Através da fé. Esta não é a frase enfática, mas acrescenta os meios subjetivos, como frequentemente nos escritos de Paulo. "A salvação pela graça não é arbitrariamente ligada à fé pelo simples ditador soberano do Altíssimo, pois a aceitação da salvação do homem é essencial para sua posse" (Eadie). Comp. Agostinho: "Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti".

E isso não é de vocês mesmos; O presente é de Deus. "Isto" pode com correção se referir à salvação ou à "fé"; mas a massa de comentadores recentes aceita a visão anterior, como mais gramatical, para preservar melhor o paralelismo da passagem ("não de si mesmo", não de obras). O gênero de "isso" em grego difere da palavra "fé". A última frase é uma afirmação positiva acrescentada ao negativo: o dom da salvação vem de Deus, por cuja graça fomos e somos salvos.

Verso 9 

Efésios 2: 9 . Não há trabalhos. Isso retoma o lado negativo, afirmando que a salvação não procede das obras, como um terreno meritório. Comp. em Romanos 3:20 ; Gálatas 2:16 , etc. É óbvio que não podemos fornecer "fé" aqui, e este é um argumento forte para a visão tomada da última parte de Efésios 2: 8 .

Que nenhum homem se vangloria, ou "glória"; comp. em Romanos 2:17 . O propósito deste método de graça é que Deus só deveria ter a glória, cujo lado negativo é "que ninguém deve se vangloriar". Neste pensamento familiar do Apóstolo, veja referências marginais.

Verso 10 

Efésios 2:10 . Por sua obra, somos nós. Esta é a razão pela qual não deve haver gloria humana. A renderização adotamos salmoura a ênfase que o original coloca na palavra "His", e traz a palavra "nós" mais perto de 'criado', que concorda com ele, não com "trabalho manual". Este termo, que significa "o que é feito", não corresponde a "obras" ( Efésios 2: 9 ), mas é o que é transferido para o latim e o inglês, como poema, poema. A mesma noção de que a poesia é a maior criação humana é encontrada em outras línguas.

Criado em Cristo Jesus para boas obras. A referência é para a nova criação, a renovação espiritual, e não para a criatura física também. Por meio desta criação em Cristo Jesus, há um "homem novo" ( Efésios 2:15 ; comp. Cap. Efésios 4: 21-22 ). 'Unto' não é uma representação exata da preposição, que aqui expressa não apenas o fim da salvação, mas também o resultado. "Bom trabalho" são aqueles realizados em consequência desta nova criação em Cristo Jesus. Sua bondade vem do novo motivo de amor, não de qualquer conformidade forçada com a lei. Eles são a evidência da nova criação, não é, de qualquer modo, sua causa, pois o Apóstolo está aqui provando ('para') que a salvação como um todo (comp. Ephesians 2: 8-9) é por graça, não de obras. A afirmação de que a salvação é de obras envolve a falácia de confundir o efeito da causa. Além disso, mesmo as boas obras não possuem mérito salvador , pois Deus nos criou de novo para que estes possam ser o resultado.

Que Deus antes preparado. A construção do original ocasionou alguma discussão, mas a massa de comentadores recentes aceita a visão de que "o que" (referindo-se a "boas obras") é o objeto do verbo. O verbo composto significa "preparar antes", e mantém esse sentido aqui. Não deve ser tomado como neutro, nem tornado "predestinado"; comp. Romanos 9:23 . No último, o fim é proeminente; Neste verbo, os meios. Nem a força de 'antes' deve ser ignorada na interpretação. Embora o termo "boas obras", sem o artigo, não aponte necessariamente a ações particulares de indivíduos, devemos encontrar em "antes" um arranjo prévio, uma ligação de causas e esforços, para promover o desempenho de boas obras.

Que devemos entrar neles. Bengel: "Que devemos andar, não que devamos ser salvos, ou devemos viver ". Este é o design e, portanto, torna-se o resultado. Não é o fim final, é verdade, mas imediato e essencial. Deus assim prepara, por Sua providência e graça, para que possamos agir de modo a realizar as obras que Ele considera boas. Inúmeros arranjos na natureza, na sociedade, em nossas vidas, externas e internas, também se combinam para nos fornecer esse caminho em que andar. Aquele que foi criado de novo em Cristo Jesus sabe quão real é essa preparação, quão abundantes são as oportunidades providenciais para expressar esse amor a Cristo (o primeiro da fé), que necessariamente se manifesta em boas obras, e que por si só pode torná-las boas.Deus conta essas obras "boas", que Ele preparou antes como a esfera da nossa vida moral. São os resultados que ele criou em um plano de salvação pela graça, não por obras. O antagonismo entre "fé" e "boas obras" é completamente não-bíblico; A verdadeira oposição é entre "fé" e "obras" que ministram o orgulho. O evangelho diz: viva e faça isso; a lei (e com tudo isso ministros para a gloria humana): Faça isso e viva. Os princípios são antagônicos, mas dezoito séculos de demonstração prática tornam mais enfático as afirmações do Apóstolo.

Verso 11 

Efésios 2:11 . Por isso. Como você foi abençoado, conforme estabelecido em Efésios 2: 1-7 , "a parte declarativa do parágrafo anterior" (Ellicott).

Lembrar. A exortação, como é evidente, é lembrar tanto sua condição anterior como a atual, já que o contraste é aumentar sua gratidão.

Que, uma vez, gentios na carne. 'Once' here = anteriormente. "Ye" refere-se aos dos leitores que são agora cristãos. "Gentios", "os gentios", mas o artigo inglês não transmite a força do original, "pertencente à classe de". "Na carne" não tem aqui o sentido ético, mas se refere à sua condição externa de não-circuncisão, como aparece do que se segue.

Quem se chama Incircuncisão. Isso define ainda a classe a que pertenceram. Os gentios foram assim chamados, de acordo com o fato, mas o nome foi desdenhosamente concedido pelos judeus: pelo que se chama (ou, "pelo chamado") Circuncisão . Há aqui uma mudança de forma, indicando que, neste caso, a coisa e o nome não coincidem exatamente, como na instância anterior.

Na carne operada pelas mãos, ou seja , forjada na carne pelas mãos dos homens. O apóstolo não subvaloriza a circuncisão, mas sugere que a verdadeira circuncisão é do coração ( Romanos 2:29 ; Colossenses 2:11 ), a que o sinal externo foi projetado para apontar. "O judeu que permanece satisfeito com esta marca externa da aliança com Israel, é um chamado circuncidado, e se exalta sem razão arrogantemente sobre as nações não circuncidadas e imundas. Quão miserável deve ser a condição dos pagãos, que são desprezados pelo judeu! Tanto mais glorioso é que eles, como cristãos, agora são exaltados acima do último "(Braune).
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.