ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Subsidio jovens sal da terra luz do mundo n.1



SUBSIDIO JOVENS  N.14 4 TRIMESTRE SAL DA TERRA LUZ DO MUNDO
 INTRODUÇÃO


O cristão, como sal da terra e luz do mundo, não adere aos valores da sociedade mundana rebelada contra Deus. Ao contrário, sua vida é orientada pelos altos princípios esposados pelas Escrituras. Enquanto os valores morais do mundo são relativos e mutáveis, os padrões éticos divinos mostram-se infalíveis no combate às trevas morais e espirituais da pós-modernidade: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho" (Sl 119.105).Portanto, é imprescindível ao crente não apenar afastar-se dos pecados dessa sociedade, mas condená-los com veemência (Ef 5.11). 

É grande a nossa responsabilidade diante de Deus!Exigimos verdade de nossas crianças, no entanto, naturalmente contamos nossas mentiras aqui e ali, sem nos darmos conta. Demandamos santidade de nossos jovens, entretanto, vivemos uma vida de pecados ocultos, por pensamentos, palavras ou obras. Pregamos a unidade da igreja, mas participamos de disputas e contendas entre nós mesmos. É hora de vivermos aquilo que ensinamos.

         COMENTARIO BIBLICO MATEUS 5.13-16

 Verso 13

Mateus 5:13 . Vocês, isto é, os discípulos, embora ainda não formem uma organização distinta. A influência aqui mencionada não depende de organizações externas, mas do poder de Cristo nos crentes individuais.O sal da terra. Conservas de sal, os discípulos de Cristo preservam o mundo da corrupção total. - Salva o alimento e evita a insipidez; Os cristãos devem dar um tempero espiritual ao que é "obsoleto, plano e não lucrativo" pelas mentes "terrestres"; comp. Colossenses 4: 6 . O primeiro pensamento é o proeminente. "A Terra" refere-se à sociedade tal como existe.

Você é o sal da terra... Isto deve ser entendido dos discípulos e apóstolos de Cristo; que pode ser comparado ao "sal", por causa das doutrinas salgadas que pregavam; Como todos esses são, que são agradáveis ​​às Escrituras, e são do tipo evangélico, que estão cheios de Cristo, servem para exaltar e magnificar a graça de Deus; e são adequados às experiências dos santos, e são de acordo com a piedade, e tendem a promovê-lo: também por causa de suas vidas e conversas salgadas; pelo que recomendaram e dão sanção às doutrinas que pregavam, eram exemplos para os santos e verificavam os homens perversos. Estes eram o sal "da terra"; isto é, dos habitantes da terra, não apenas da terra da Judéia, onde viveram e pregaram pela primeira vez, mas do mundo inteiro.(Jhon Gil coment, mateus).

Mas. Uma advertência contra o orgulho.

Se o sal perdeu seu sabor. Uma simples suposição, pois o sal no Oriente perde o seu sal por exposição, ou mistura estrangeira tornando-o impuro, e então é "bom para nada", exceto para destruir a fertilidade. O Dr. Thomson ( The Land and The Book , vol. Ii., Pp. 43, 44) menciona uma instância sob sua própria observação. O sal puro não pode perder o sabor. Os rolamentos doutrinais da figura não precisam ser pressionados.De homens. Nenhuma ênfase especial parece depender dessa frase. A data inicial do sermão proíbe uma referência exclusiva do verso à excomunhão ou deposição do cargo ministerial.

Mas se o sal perdeu seu sabor, com que ele deve ser salgado?

O "sabor" aqui supõe que pode ser perdido, não pode significar o sabor da graça, ou verdadeira graça em si, que não pode ser perdida, sendo uma semente incorruptível; mas os presentes que qualificam homens para o ministério, que podem cessar; ou as doutrinas salgadas do Evangelho, que podem ser afastadas; ou uma conversa aparentemente salgada, que pode ser negligenciada; ou aquele aroma aparente, zelo e carinho, com o qual o Evangelho é pregado, que pode ser abandonado, e um respeito particular parece ter sido Judas, a quem Cristo escolheu para o apostolado e foi um demônio; e quem ele soube perderia sua utilidade e lugar, e se tornaria um miserável não lucrativo, e por fim seria rejeitado de Deus e dos homens; e este caso é proposto a todos, para envolvê-los a prestar atenção a si mesmos, a sua doutrina e ministério. Além disso, isso é apenas uma suposição.(conment, Jhon Gil).

Verso 14 

Mateus 5:14 . A luz do mundo. A influência do sal é interna, de luz, externa; daí a "terra" ( Mateus 5:13 ), e aqui "mundo", ambos referentes à sociedade ou à humanidade, o último mais à sua forma externa organizada. A luz se opõe à escuridão e a dissipa; é o símbolo da verdade e da santidade. Os discípulos de Cristo se opõem ao mundo, e ainda assim transformá-lo, afastando a ignorância e o pecado. Eles se tornam a luz do mundo, porque Ele é "a verdadeira luz", e os faz participantes de Sua luz.Uma cidade situada em uma colina. No Oriente, as cidades são muitas vezes construídas em colinas. Tal cidade pode ter estado à vista, como pensam os viajantes posteriores; Mas, em qualquer caso, o número é impressionante. A Igreja de Deus é uma cidade, e deve ser vista , como a luz.

Você é a luz do mundo , ... O que os luminares, o sol e a lua estão nos céus, em relação à luz corporal, que os apóstolos estavam no mundo em relação à luz espiritual; transportando e espalhando a luz do Evangelho não só na Judéia, mas em todo o mundo, que estava em grande escuridão de ignorância e erro; e através de uma benção divina que acompanhava seu ministério, muitos foram retirados da escuridão do judaísmo e do gentilismo, do pecado e da infidelidade, para a maravilhosa luz da graça divina. Os judeus costumavam dizer, os israelitas em geral e, em particular, os seus sanedrim e seus médicos, o que Cristo mais verdadeiramente aplica aqui aos apóstolos; eles observamF12, aquele "No quarto dia, foi dito," que haja luz ": o que foi feito em relação aos israelitas, porque eles são eles מאירים לעולם ," que dão luz ao mundo ", como está escrito, Daniel 12: 3Daniel 12: 3 E em outro lugar, dizem eles,"Quão lindos são os grandes da congregação, e os sábios, que se sentam no sanedrim , porque eles são eles מנהרין לעלמא ", que iluminam o mundo ", o povo da casa de Israel".

Assim. R. Meir, R. Akiba, seu discípulo, e R. Judá, o príncipe, cada um deles é עולם , "a luz do mundo"; como R. Jochanan ben Zaccai é por seus discípulos, נר עולם , "a lâmpada do mundo"F15: e era usual para o chefe de uma escola, ou de uma universidade a ser denominadaF16 נהורא דעלמא , "a luz do mundo"; Mas este título é muito melhor concorda e se adequa às pessoas que Cristo lhe dá, que, sem dúvida, teve uma visão para aqueles personagens exaltados que os judeus deram aos célebres rabinos.

Uma cidade queestá definido em uma colina não pode ser escondido ; aludindo a Nazaré, onde foi educado, e tinha pregado recentemente, que foi construído em uma colina, da fronte de que os habitantes procuraram lançá-lo de cabeça, Lucas 4:29Lucas 4:29 ou a Cafarnaum, que, por causa de sua altura, é dito serexaltado ao céu , Mateus 11:23Mateus 11:23 ou à cidade de Jerusalém, que estava situada em uma eminência muito considerável. A terra de Israel, os judeus dizemF17, foi maior do que todas as outras terras; e o templo em Jerusalém era mais alto do que qualquer outra parte da terra de Israel. E como uma cidade não pode ser escondida, que é construída em um lugar alto, assim nem poderia, nem as doutrinas que os apóstolos foram comissionados para pregar, escondidas ou escondidas dos homens: não deveriam evitar declarar todo o conselho de Deus, nem estudar para evitar as censuras e as perseguições dos homens; pois eles deveriam ser "feitos um espetáculo"; para ser definido como em um teatro público, para ser visto pelo "mundo, anjos e homens".

Verso 15 

Mateus 5:15 . Uma vela ou "lâmpada".

O alqueireiro. A medida doméstica comum, segurando um peck. Sob isso, a luz poderia estar escondida.
Mas no candelabro, ou "candelabro"; seu lugar apropriado, um suporte ou suporte elevado, de modo que sua luz possa ser difundida tão amplamente quanto possível.Ele brilha. "Giveth light", implica que um certo efeito é necessariamente produzido, mas a lâmpada apenas brilha, a luz pode ser rejeitada.

MAIS NOTAS DE COMENTARIO V.15

Nem os homens acendem uma vela , ... O que pode ser lido de forma impersonal, "uma vela não está iluminada": e pode significar o Evangelho e os presentes que qualificam os homens para pregá-lo; que, como uma vela, estava iluminada na noite da dispensação judaica, embora não se limitasse à terra da Judéia; mas brilhou em todo o mundo, sendo como uma vela para ser removida, e foi removida de um lugar para o outro: onde quer que esteja definido, dá luz, mais ou menos, e dissipa a escuridão; é útil trabalhar e andar; nem sempre queima-se claramente, precisa cuidar; tem seus ladrões, como as velas às vezes têm; e dará a maior luz ao fim do mundo, como costumam fazer, quando está pronto para sair. Agora, quando uma vela é iluminada por homens, eles nãocolocá-lo sob um alqueireiro , ou qualquer coisa que possa escondê-lo e cobri-lo, e assim dificultar a sua luz e utilidade. A palavra grega μοδιος , que representava um "alqueireiro", responde ao hebraico סאה , "seah", que é a própria palavra usada no Evangelho hebraico de Munster; e esta era uma medida seca que continha cerca de um galão e meio; e, portanto, é renderizado aqui pelo Syriac סאתא. 

O design da expressão é que Cristo iluminou a vela do evangelho eterno, e deu presentes aos homens para a sua administração, para não ser escondido e negligenciado, ou para ser usado como o servo fez o dinheiro de seu senhor, envolva-o em um guardanapo e esconda-o na terra. Os ministros não são, por preguiça, negligenciar o presente que existe neles; nem, por medo, esconder seus talentos, nem manter de volta a parte do Evangelho, nem cobrir nada fora da vista, que pode ser lucrativo para asmas: "mas" homens, quando acendem uma vela, colocá-lam um candelabro, e dá luz a todos os que estão na casa ; como no candelabro no templo, um tipo de igreja; onde Cristo estabeleceu a luz do Evangelho, onde é particularmente ministrada pelos ministros da palavra, para iluminar toda a casa e a família de Deus; À luz dos quais os pobres pecadores, os pedaços perdidos de prata, são vistos; Almas errantes são trazidas para casa; Hipócritas e formalistas são detectados; e os santos são iluminados, dirigidos e consolados. Muito provas tão proverbiais são usadas pelos judeus."Não deixe um vaso de bálsamo em um manjar, mas mova-o do seu lugar, que o seu cheiro possa se espalhar, e os homens podem receber lucros com isso".

Verso 16 

Mateus 5:16 . Até a Canção de Salomão, ou seja , como a cidade na colina, a vela no candelabro, não "para que eles possam ver", como a versão comum pode ser entendida.Deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que eles possam ver suas boas obras. Não são profissões ou ensinamentos, mas o que os homens, com todos os seus preconceitos contra o povo de Cristo ( Mateus 5: 10-12 ), são obrigados a reconhecer como verdadeiras excelências. - O fim supremo tanto do brilho como do ver é adicionado e glorifica seu Pai quem está no céu"O louvor e a glória de uma festa bem iluminada e brilhante serão dadas, não à luz, mas ao mestre da casa; e de uma cidade majestosa em uma colina, não para os edifícios, mas para aqueles que os construíram "(Alford). 
A exortação humilha para exaltar: todas as boas obras, influências claras, purificadoras e preservadoras, vem de Deus, a quem a glória pertence, mas Ele é "seu Pai". Esta é a primeira ocorrência da frase do evangelho: "Pai que está no céu". Nos é ensinado pelo unigênito Filho de Deus, por meio do qual nos tornamos filhos de Deus, que é o Pai e o Pai dele. As bem-aventuras culminaram na promessa, "porque serão chamados filhos de Deus" ( Mateus 5: 9); A declaração do nosso mundo ao nosso "Pai", de quem as nossas bênçãos vem, nos mostra que, no mundo, podemos causar posição no mundo, ao mesmo tempo em que nos conduzimos acima de Ele para ser glorificado. Nossa verdadeira glória está em Sua glória.

MAIS NOTAS VERSO 16
Verso 16 

Deixe a sua luz brilhar diante dos homens , ... Aqui Cristo aplica o símile anterior aos seus discípulos, e abre mais completamente o significado e o design dele. Seu sentido é esse; que a luz do Evangelho, que ele tinha comunicado a eles, o conhecimento espiritual dos mistérios da graça, que ele tinha favorecido com eles, deveria ser abertamente declarado e manifestado diante dos homens. A luz não foi dada apenas para seu uso privado, mas para o bem público da humanidade; e, portanto, como eles foram colocados como luzes no mundo, eles deveriam aguentar, da maneira mais aberta e vislumbrante, a palavra luz e vida:

para que possam ver suas boas obras : significando seu zelo e fervor; sua simplicidade e abertura; sua sinceridade, fidelidade e integridade; sua coragem e intrépidez; sua diligência, indústria e infatigabilidade na pregação do Evangelho; seu estrito respeito à verdade, a honra de Cristo e o bem das almas; como também o seu grande cuidado e preocupação para recomendar as doutrinas da graça, pelo seu exemplo em suas vidas e conversas:e glorifique o seu Pai que está no céu ; isto é, que quando o ministério do Evangelho foi abençoado, para a iluminação das mentes dos homens, para uma convicção completa do seu estado; e para a sua regeneração, conversão, santificação e conforto; eles podem louvar a Deus e abençoar seu nome para qualificar e enviar tais ministros evangélicos para lhes mostrar o caminho da salvação; e que a palavra lhes foi útil para comunicar a luz espiritual, a vida, a alegria e o conforto, אבינו שבשמים , "Nosso e seu Pai, que está nos céus", é um nome, denominação ou periprrasis de Deus, usado freqüentemente por Escritores judeus; e muitas vezes é expressado por Cristo nesses sermões no monte.

                              A moral bíblica

Essa nova abertura para argumentos morais dá aos cristãos uma extraordinária oportunidade para defender a posição de que viver de acordo com a ordem moral bíblica é mais saudável tanto para indivíduos como para a sociedade. E há uma crescente gama de evidências científicas que podemos usar para apoiar nossa argumentação. Estudos médicos estão confirmando que aqueles que frequentam a igreja com regularidade e agem coerentemente com a fé têm melhor saúde física e mental. Considere alguns achados recentes.
Uso do álcool. O uso do álcool é maior entre aqueles com pouco ou nenhum compromisso religioso. Um estudo descobriu que quase 89% dos alcoólatras perderam o interesse pela religião durante sua juventude [...].Estabilidade familiar. Vários estudos descobriram uma forte correlação inversa entre a frequência à igreja e o divórcio, enquanto outro determinou que a frequência à igreja é o indicador mais importante da estabilidade do casamento.

(COLSON, C.; PEARCEY, N. E agora, como viveremos. RJ: CPAD, 2000, p.367-69.)

Prezado professor, a lição desta semana tem por objetivo ressaltar que o Senhor Jesus nos chamou para sermos “sal” e “luz” nesse mundo tenebroso. Uma das propriedades do sal é “preservar”. O crente está neste mundo para preservá-lo da corrupção do pecado. Como “luz” fomos chamados para iluminar as trevas e apontar o caminho que pode levar ao céu. Fomos salvos e chamados pelo Senhor Jesus não apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas para testemunhar. Coloquemo-nos como luz em meio às trevas, como astros a refletir a luz de Cristo. Aproveite o tema da lição para enfatizar a necessidade do bom testemunho. 

 Testemunho: Demonstração da veracidade de um fato. 

Na lição de hoje, veremos que Jesus fez uso de dois conhecidos símbolos — o sal e a luz — para descrever a dupla função do crente neste mundo tenebroso. Como sal da terra e luz do mundo, o crente, pelo Espírito Santo, conduz os perdidos até Cristo, o Salvador. É nossa responsabilidade iluminar, dar sabor e preservar o mundo da corrupção.

I. O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA (1) 

1. A função de preservar. Preservar é uma das funções primordiais do sal. Ele age como um antisséptico natural, evitando a decomposição dos alimentos. Jesus usou a metáfora do sal para ensinar aos discípulos, e também a nós, que devemos ter uma atuação preservadora no mundo, onde os padrões morais são cada vez mais baixos. Como crentes, devemos ser santos em toda a nossa maneira de agir, pensar e falar (Mc 9.50). Nenhuma palavra torpe deve sair dos nossos lábios, pois, conforme afirma o apóstolo Paulo em sua epístola aos Colossenses 4.6, a nossa palavra deve ser sempre agradável e temperada com sal, para que saibamos responder a cada um como convém.
2. A função de temperar. O sal realça o sabor dos alimentos, porém ele deve ser usado com equilíbrio, pois se, por um lado, uma comida sem sal é insípida, por outro, um alimento salgado é insuportável e prejudicial à saúde. O crente deve ser como o sal, ou seja, trazer sabor e equilíbrio à vida daqueles que estão angustiados, deprimidos, desesperados e que não encontram solução para os seus problemas e frustrações. Para ser sal neste mundo é necessário que o crente ore, tenha prazer em meditar na Palavra de Deus, participe das reuniões de culto ao Senhor, ame e demonstre esse amor ajudando ao próximo (Tg 2.14-26). Viva de modo equilibrado e abundante na presença de Deus, pois há muitas pessoas que precisam de você (Lc 7.31-35).
3. Preservando e temperando o mundo. Uma sociedade deteriorada pelo pecado necessita de crentes autênticos, santos, honrados e que testemunhem ousadamente de Jesus (Lc 14.34,35; Cl 4.5,6). Primemos pela retidão e pela conduta ilibada no lar, na escola, no trabalho, na vizinhança, na igreja, etc. O crente que anda segundo a Palavra de Deus leva as pessoas ao Salvador. Há, infelizmente, os que não entram e impedem outros de entrarem no Reino de Deus (Mt 23.13-15), pois escandalizam a obra do Senhor e motivam os ímpios a murmurarem contra Deus (Rm 2.24). Muitos, apesar de crentes, são irresponsáveis, preguiçosos, desonestos, caluniadores, etc. A ética do Reino exige de nós um alto nível de comportamento em relação ao mundo; eis o nosso supremo alvo. Somente assim a nossa pregação tornar-se-á legitimamente eficaz.Jesus utilizou o sal como símbolo para descrever a função do crente neste mundo pecaminoso: preservar e temperar. 

II. O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO (2) 

1. A luz. Assim como o sal faz a diferença na alimentação, a luz também é fundamental em um ambiente. Certa vez, o Senhor Jesus afirmou: “Eu sou a luz, do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). A luz simboliza clareza, transparência, conhecimento, direção e revelação divina. Assim como a lua reflete a luz do sol, o crente deve resplandecer os raios do “Sol da Justiça” num mundo escurecido pelas injustiças e pecado (Ml 4.2; Jo 9.5; Lc 2.32). Não podemos nos esquecer de que as trevas jamais podem sobrepujar a luz porque quando esta chega, a escuridão desaparece (1 Jo 1.5; Jo 1.9).
2. O “Pai das luzes”. Na Bíblia, Deus é chamado de “Pai das luzes” (Tg 1.17). Esta expressão mostra Deus como o Criador das luzes do universo (o sol, a lua e as estrelas), bem como o Pai de toda a iluminação espiritual. O verdadeiro cristão deve ser luz no Senhor. Antes éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor. E por isso mesmo, devemos andar como filhos da luz (Ef 5.8) e como “astros no mundo” (Fp 2.15). Estar na luz indica possuir a graça plena de Deus para uma vida santa. O cristão é como “uma cidade edificada sobre um monte”, exposto o tempo todo perante o mundo. Somos chamados por Deus para iluminar a sociedade em que vivemos (Mt 5.16).
3. A manifestação da luz pelas boas obras. Ser discípulo significa difundir a luz de Cristo. E como isto é possível? Quando apresentamos as boas obras à sociedade onde vivemos (Mt 5.16). É através destas boas obras que a nossa luz deve brilhar. Então, o Eterno Deus será glorificado. Você foi chamado para ser como um farol da verdade do Evangelho. Não oculte, ou ofusque, a luz de Cristo em sua vida, mas deixe-a resplandecer diante do mundo através daquilo que você é, faz e diz.O crente deve difundir a luz de Cristo neste mundo.

III. O TESTEMUNHO DO CRENTE 

1. No campo missionário. O mundo é o nosso campo missionário, o lugar onde a nossa fé é provada e evidenciada mediante o que falamos e fazemos (Tg 2.14-17). Logo, a vida cristã não deve restringir-se ao templo onde, semanalmente, reunimo-nos para adorar a Deus. A nossa fé deve ser irradiada por intermédio de uma vida santa e frutífera. Somos chamados a influenciar e transformar o mundo através de Cristo Jesus (Jo 15.16; 17.18,23).
2. Em sua comunidade. Ser sal e luz numa sociedade como a nossa implica na disposição de falar de Cristo aos milhões que perecem por não terem aceitado ainda o Evangelho. Quem não se entristece ao ouvir notícias de que adolescentes e jovens morrem todos os dias devido às drogas e ao álcool? Eles precisam desesperadamente do Evangelho. Quem não se angustia em saber que, neste exato momento, há milhares de pessoas, no Brasil, vivendo em extrema miséria espiritual, moral e material? E muitas destas pessoas estão morrendo ao nosso lado. Ignorar tal realidade e não fazer nada para amenizar essa situação é pecado: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tg 4.17 – ARA).
3. Na igreja local. A Palavra de Deus nos ensina que a manifestação da luz de Cristo através de nossas boas obras tem uma finalidade: Glorificar o Pai Celestial (Mt 5.16). Quando a nossa mensagem coaduna-se às ações que praticamos, o nome do Senhor é exaltado. Você já se perguntou o que as pessoas dizem a seu respeito e da sua igreja local? Pense nisso!O crente é chamado a testemunhar e a realizar boas obras a fim de que o nome de Deus seja exaltado. 

O sal preserva, dá sabor e equilíbrio à vida. 

O sal representa o nosso caráter; a luz fala do nosso testemunho. Levemos a sério o ensino de Jesus em relação às metáforas do sal e da luz. Sem perda de tempo, realizemos as boas obras para as quais fomos chamados (Ef 2.10). Não podemos desperdiçar a clareza, transparência, conhecimento, direção e revelação divina. 

               Jesus Ensina Sobre o Sal e a Luz

A pergunta de Jesus: ‘Se o sal for insípido, com que se há de salgar?’ não requer uma resposta, pois todos sabem que, uma vez que o sal se deteriora, já não pode mais ser usado para conservar os alimentos. Assim como o sal conserva e realça o melhor sabor dos alimentos, os crentes devem ser o sal da terra e influenciar as pessoas positivamente. Jesus disse aos seus discípulos que se quisessem fazer a diferença no mundo, também teriam que ser diferentes do mundo. Deus iria considerá-los responsáveis por manter a sua ‘salinidade’ (isto é, a sua utilidade). Devemos ser diferentes se quisermos fazer a diferença.
‘Vós sois a luz do mundo’
Assim como o sal faz a diferença no alimento das pessoas, a luz faz a diferença no seu ambiente. Mais tarde Jesus explicou: ‘Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida’ (Jo 8.12). Os discípulos de Cristo devem viver para Cristo, brilhando como ‘uma cidade edificada sobre um monte’, de forma que todos possam vê-los. Deverão ser como luzes em um mundo escuro, mostrando claramente como Cristo é. Como Jesus Cristo é a luz do mundo, os seus seguidores devem refletir a Sua luz”. 

(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. 1.ed., Vol.1., RJ: CPAD, 2009, p.38). 

“Se quisermos restaurar o nosso mundo, em primeiro lugar devemos nos libertar da noção confortável de que o cristianismo é uma mera experiência pessoal, que se aplica somente à vida provada de alguém. ‘Nenhum homem é uma ilha’, escreveu o poeta cristão John Donne. Mas um dos grandes mitos de nossos dias é o de que nós somos ilhas – que as nossas decisões são pessoais e que ninguém tem o direito de nos dizer o que fazer nas nossas vidas particulares. Nós nos esquecemos facilmente de que cada decisão particular contribui para o ambiente moral e cultural em que vivemos [...]. Os cristãos são salvos não apenas de alguma coisa (o pecado), mas também para alguma coisa (a soberania de Cristo sobre toda a vida). A vida cristã começa com a restauração espiritual, que Deus opera pela pregação da sua Palavra, da oração, da adoração e do exercício dos dons espirituais em uma igreja local.
 Este é apenas o começo indispensável, pois somente a pessoa redimida pode ser cheia do Espírito de Deus e pode verdadeiramente conhecer e realizar o plano de Deus. Mas então devemos proceder à restauração de toda a criação de Deus, o que inclui as virtudes privadas e públicas; a vida pessoal e familiar; a educação e a comunidade; o trabalho, a política e a lei; a ciência e a medicina; a literatura, a arte e a música. Este objetivo redentor permeia tudo o que fizermos, porque não existe uma linha divisória invisível entre o que é sagrado e o que é secular. Devemos trazer ‘todas as coisas’ sob a soberania de Cristo, em casa e na escola, na palestra e na reunião de trabalho, no conselho municipal e na câmara legislativa”. 

(COLSON, C.; PEARCEY, N. O Cristão Na Cultura de Hoje. 1.ed., RJ: CPAD, 2006, pp.36,37,39,40).
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.