ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Subsidio conectar livros poéticos (1) 4 trimestre



SUBSIDIO CONECTAR  LIVROS POÉTICOS N.1 4 TRIMESTRE ANO DE 2017
 ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS POÉTICOS.

                    PROFESSOR ESCRITOR MAURICIO BERWALD

Estudaremos a seguir os cinco livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e o Cântico dos Cânticos de Salomão.Os Livros Poéticos também são conhecidos no Velho Testamento como “Os Livros de Sabedoria” ou “Os Escritos” e se distinguem dos Livros da Lei, Históricos e Proféticos do Velho Testamento.Os Livros Poéticos estão entre os Livros da Bíblia porque a poesia é a linguagem do coração e Deus sabe a importância da mensagem da Bíblia para o coração do Seu povo.Nesta parte da Bíblia Deus fala para o coração daqueles que estão sofrendo através do Livro de Jó.Os Salmos são para os que estão em adoração.

Para os que enfrentam problemas do dia-a-dia com casamento, família, criação de filhos e trabalho, os Provérbios.Para os corações dos que estão  passando por dúvidas, temos Eclesiastes.Para os corações que querem aprender mais sobre o relacionamento físico entre marido e esposa, temos o Cântico dos Cânticos de Salomão.Deus se preocupou em falar aos nossos corações e por isso escreveu os Livros Poéticos.Ao lermos os cinco Livros Poéticos, devemos estar abertos para sentir o dedo de Deus tocando em nossos corações, no nosso âmago, insistindo conosco para que nossa fé seja verdadeira e sejamos transformados de dentro para fora pela nossa experiência com Deus.

No Antigo Testamento os Livros Poéticos compostos por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão, não tratam da nação de Israel, mas tratam de assuntos individuais, falam das experiências da vida, da relação do coração de Deus e da intimidade que o salvo tem com Ele. É óbvio que o povo hebreu escreveu muita poesia sobre muitos assuntos variados.  Porém, nem toda a poesia que eles escreveram chegou para fazer parte da Bíblia. Exemplos: 1º Reis 4.29-33, Números 21.14, Josué 10.13.

Jó nos ensina como vencer no sofrimento e morrer a nós mesmos. Salmos, mesmo sendo uma coletânea de louvores, nos ensinam como é a vida nova em Cristo que se manifesta em várias virtudes divinas. Provérbios nos ensinam a sabedoria divina aplicada para nossa vida aqui na terra. Eclesiastes nos ensina que nada aqui em baixo do sol dá a satisfação e felicidade verdadeira, mas, que o sentimento certo da vida é temer a Deus e guardar os seus mandamentos. Este é o dever de todo o homem. E, Cantares de Salomão nos ensina de maneira simbólica como é o amor e a intimidade da comunhão.  

1. Os Livros Poéticos na Bíblia Hebraica.

 A Bíblia Hebraica, após as suas duas primeiras seções, conhecidas respectivamente como a Lei e os Profetas, contém uma terceira, chamada de modo genérico de “os Escritos” – כתובים (ketuvim). Esta terceira seção consiste num conjunto de treze livros: Rute – רות, 1º e 2º Crônicas – דברי הימים, Esdras – Neemias – עזרא e Ester – אסתר. Outros seis são poéticos: Jó – איוב, Salmos – תהלים, Provérbios – משלי, Eclesiastes – קהלת, Cântico dos Cânticos – שיר השירים e Lamentações de Jeremias – איכה e também um, Daniel – דניאל, mas que não é o nosso caso na divisão bíblica cristã.
Philip C. Johson é de acordo que a Bíblia se torna completa com a literatura poética nela inserida, visto que o trato íntimo do ser humano por parte da revelação de Deus penetra em seu coração com profundidade literária.

Através da poesia o homem transmite seus mais profundos e elevados pensamentos e emoções (…). Seria na verdade muito estranho se a Bíblia, que expõe o interior do coração do homem e de Deus, não fosse também um livro que guardasse uma sublime poesia. A Bíblia, particularmente o AT, é um dos maiores livros poéticos de todos os tempos. Embora a natureza de sua poesia sempre tenha sido obscurecida pela forma com que aparece nas traduções, suas passagens poéticas, além de serem reveladas por Deus ao homem, são, também, a expressão do amor e da adoração do homem para com Ele. 
(WYCLIFFE, p. 1573).

Os Livros Poéticos

O primeiro livro poético, o Livro de Jó possui uma mensagem para os que estão com o coração ferido.O povo de Deus sempre sofreu, basta um conhecimento mínimo da historia dos hebreus, da igreja e da historia secular  para constatarmos isto.A história nos mostra que todos os povos já sofreram. Por isso a necessidade dos pregadores fazerem suas mensagem para os de alma ferida.O Livro de Salmos é dirigido aos adoradores no meio do povo de Deus.O Livro de Provérbios é o mais pratico da Bíblia.De acordo com as escrituras Salomão foi o homem mais sábio do mundo. 

Quando você estiver lendo o Livro de Provérbios vai admirar Salomão.Todos os provérbios são dirigidos para o povo de Deus saber lidar com situações do cotidiano, situações praticas da vida.Salomão escreveu mil de todos os provérbios contidos neste livro.Segundo o Livro de Provérbios Deus não quer que o seu povo só ganhe experiência. Por isso Deus nos deu este belo livro que também é poético para nos guiar em uma sabedoria pratica.O Livro de Eclesiastes é o livro preferido das pessoas céticas.Este livro é um grande sermão que Salomão fez para a juventude em Israel já no final de sua vida.A palavra “Eclesiastes” significa “O Pregador”.

No Livro de Eclesiastes você acompanha o pregador discursar um importante sermão para os jovens.Basicamente O Pregador diz: “Não faça o que eu fiz, a experiência não é o único professor, ela é apenas o professor mais convincente. Vocês  não tem que passar por tudo que passei, podem aprender com minha experiência”.
O Livro de Eclesiastes você tem uma grande mensagem de Deus para os corações do seu povo que estão passando por duvidas.O ultimo dos livros poéticos é o Cântico dos Cânticos de Salomão, um livro poético que soa como um sussurro de um casal em lua de mel.Você pode se perguntar: o que um livro como este esta fazendo na Bíblia?Creio que o propósito deste livro é mostrar a santidade do sexo, e como Deus abençoou, santificou e ungiu o prazer sexual no casamentoO Cântico dos Cânticos de Salomão é uma mensagem de Deus dirigida aos corações apaixonados entre o Seu povo.Quando você esta lendo este livro você descobre o que Deus tinha em seu coração quando planejou o casamento e nos criou como homem e uma mulher.

Lendo a Bíblia percebemos que Deus está muito interessado no coração do homem.

O Velho Testamento está dividido entre os Livros Históricos, os Livros Poéticos e os Livros Proféticos.

1.Livros Históricos. – 17. Pentateuco - 5: Gênesis a Deuteronômio. Livros da História de Israel - 12: Josué a Ester. Pentateuco dá a história bíblica da criação do universo até o fim da vida de Moisés. Os doze Livros Históricos dão a história de Israel desde a conquista da terra prometida até os cativeiros de Israel e de Judá.

2.Livros Proféticos - 17. Profetas Maiores - 5: Isaías a Daniel. Profetas Menores - 12: Oséias a Malaquias. Estes livros todos dão a história e a condição espiritual de Israel nas suas várias épocas históricas. Inclusive; antes, durante e depois dos cativeiros das nações de Israel e de Judá.

3. Livros Poéticos – 5. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Estes cinco livros que ficam no meio dos livros históricos e proféticos são muitos diferentes do que aqueles que vem antes ou depois deles. Os livros poéticos não são históricos. Os outros livros são históricos: contam a história do povo de Israel. Estes livros são experimentais. Os livros históricos falam de uma nação como tal, da nação hebraica. Os livors poéticos não tratam da nação de Israel, mas tratam de assuntos individuais do coração. Os livros poéticos falam de indivíduos como tais, do coração humano. Os livros poéticos não são a única poesia encontrada no Velho Testamento. Estes livros são o grupo poético de livros. Os livros poéticos falam das experiências da vida, da relação do coração com Deus e da intimidade que o salvo tem com Deus.

4. Observe os livros poéticos individuais. Jó nos ensina como vencer no sofrimento e morrer a nós mesmos. Salmos nos ensinam como é a vida nova em Cristo que se manifesta em várias virtudes divinas. Provérbios nos ensinam a sabedoria divina aplicada para nossa vida aqui na terra. Eclesiastes nos ensina que nada aqui em baixo do sol dá a satisfação e felicidade verdadeira. Mas que o sentimento certo da vida é temer a Deus e guardar os seus mandamentos. Este é o dever de todo o homem. Cantares de Salomão nos ensina de maneira simbólica como é o amor e a intimidade da comunhão com Cristo aqui no mundo. Nenhum crente (salvo) chega para esta comunhão com Cristo sem passar pelas outras coisas primeiro. Revise tudo para ver. É um progresso espiritual que devemos observar.

5.Veja a quantia da poesia hebraica. É óbvio que o povo hebraico escreveu muita poesia sobre muitos assuntos variados. Nem toda a poesia que eles escreveram chegou para fazer parte da Bíblia. Exemplos: I Reis 4:29-33, Números 21:14, Josué 10:13. poesia era a maneira popular para escrever em Israel e chegou uma grande quantia.

Poesia Hebraica

Devemos dizer algumas palavras sobre a natureza da poesia hebraica. Porque ela difere muito da poesia encontrada no mundo em vários dos seus aspectos.
Uma grande parte da poesia do mundo apóia-se na rima (no paralelismo sonoro) e no ritmo de tempo. Na rima atingimos o prazer da concordância fonética. No ritmo atingimos o prazer da concordância métrica. Mas na poesia hebraica não é a rima nem o ritmo de sons, mas é o paralelismo de idéias ou verdades. Isso pode ser de três maneiras: completivo, contrastante e construtivo.

1. Exemplos do completivo (progressivo): Salmo 92:12, Salmo 46:1, Salmo 19:7 e Salmo 30:11. O segundo pensamento coincide com o primeiro, mas não é igual, porque desenvolve, enriquece, completa e colore o primeiro pensamento. Observe Salmo 1:1 que faz isso três vezes, isso é chamado ternário. O Salmo 1 é um bom exemplo do completivo ternário (triplo).

2.Exemplos do contrastante (antitético ou contrário). O livro de Provérbios contém muitos deles. Provérbios 3:5, Provérbios 27:6, Salmo 30:5, Provérbios 14:11, Salmo 32:10. Pode ver que o segundo pensamento contrasta com o primeiro pensamento. Algumas vezes também há dois pensamentos (versículos) que contrastam entre si. Salmo 37:10-11. Veja o exemplo de uma sucessão de paralelos contrastantes. Isaías 65:13.

3.Exemplos do sinônimo: Salmo 2:4, Provérbios 1:8. Nestes versículos a segunda linha repete o mesmo pensamento da primeira linha em outras palavras. Este exemplo é quase igual ao exemplo 1, o completivo,
4.Exemplos do construtivo: Provérbios 30:17, Salmo 21:1-2, Salmo20:7-8. O belo desenvolvimento dos versículos é facilmente perceptível. Naturalmente, ainda tratando dos paralelos construtivos, devemos observar que existem variedades deles. Por exemplo, há o paralelismo introvertido. Salmo 135:15-18. Veja em baixo. Vemos aqui que o primeiro versículo corresponde ao último, pois no primeiro lemos os ídolos dos gentios e no último aparece simplesmente um outro nome para os gentios, a saber, todos os que confiam neles (nos ídolos). A seguir, observamos que o segundo versículo corresponde ao penúltimo, pois ambos falam da feitura de ídolos (num caso, a obra; no outro, os feitores).

Os ídolos dos gentios são prata o ouro,
Obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam;
Têm olhos, mas não vêem,
Têm ouvidos, mas não ouvem,
Nem há respiro algum nas suas bocas.
Semelhantes a eles se tornem os que os fazem,

E todos os que confiam neles.

5.A compreensão desse paralelismo hebraico não é somente poeticamente interessante, mas muito importante para a interpretação da Bíblia. Os elementos correspondentes em cada paralelo esclarecem uns aos outros. Com freqüência as palavras obscuras são explicadas desse modo, pois a mesma idéia geralmente é encontrado na base de ambos os termos do paralelo. Algumas vezes, um elemento expressa a idéia figuradamente, enquanto o outro a expressa literalmente. Outras vezes, um elemento a expressa positivamente e o outro, negativamente. 
É possível também que um membro exprima o pensamento de um modo que a nós soa como fraseologia obscura, enquanto o outro o faz em palavras bastante claras, não deixando nenhuma dúvida. Por exemplo, quando lemos “O Senhor está no seu santo templo”. Salmo 135:4. Talvez nos perguntemos: “Que templo é este, o terreno ou o celestial?” Mas quando interpretamos essa declaração em seu paralelo poético vemos que está indicando o templo celestial. “O trono do Senhor está nos céus”.
6. Queremos comentar somente mais uma coisa sobre esta poesia hebraica de idéias paralelas. 
O caráter peculiar torna-se incrivelmente adequada à tradução para qualquer língua. É importante entender isso porque temos uma tradução da Bíblia de hebraico para português. Nada é mais difícil do que traduzir certos tipos de poesia de uma língua para outra. Quando tentamos transpor rima e ritmo de uma língua para outra, enfrentamos obstáculos quase intransponíveis e impossíveis. Mas a poesia hebraica pode ser traduzida para qualquer língua sem diminuir sua beleza ou força. E Deus soube disso, porque a Bíblia ia ser traduzida para centenas de línguas diferentes. O Deus soberano e onisciente está atrás desta maravilhosa poesia.

(artigo David Alfred Zuhars, Jr. bibliologia.)

LIVRO DE SALMOS

1. Título
  O título hebraico significa “livro dos louvores”. O título adotado pela LXX não é muito apropriado, pois a palavra Psalmoi (salmos) é a tradução da palavra hebraica Mizmor. O Codex Alexandrinus da LXX nomeia este livro de Psalterion. A Vulgata adotou o seu título apenas transliterando da LXX.[9]

 2. Autoria

   A tradição judaica Baba Bathra 14b declara “Davi escreveu o livro dos Salmos auxiliado por dez anciãos: Adão, Melquisedeque, Abraão, Moisés, Hemã, Jedutum, Asafe e três filhos de Coré”. Evidentemente que Davi ao compor os “Salmos” não teve a assistência destas pessoas. Esta afirmação deve ser reinterpretada, por não possuir qualquer fundamento histórico. Melhor do que nós, os “homens da Grande Sinagoga” que escreveram o Talmud, certamente, sabiam do distanciamento cronológico entre estes personagens bíblicos e Davi. Provavelmente, que Davi compôs muitos dos salmos, outros foram escritos durante o seu reinado e o reinado de Salomão, e os demais foram escritos num período pós-exílico. Há algumas considerações que devemos fazer ao confirmar a autoria davídica de muitos dos salmos:

1.Algumas passagens do AT indicam Davi compondo cânticos para o santuário (1 Cr 6:31; 16:7; 25:1; Ed 3:10; Ne 12:24, 36,45-46; Am 6:5).
2.Sabe-se que Davi foi talentoso músico.
3.Davi também era poeta (2 Sm 1:19-27).
4.Ele era um homem de profunda sensibilidade e riqueza de imaginação. “A riqueza da sua imaginação está patente na propriedade dos termos e nas freqüentes figuras que emprega”.[10]
5.Davi era um homem piedoso, de sentimentos religiosos, com uma profunda percepção de quem Deus era e como Ele agia, um verdadeiro adorador de Deus. Os salmos não poderiam ser escritos por alguém que não amasse o Senhor, e que não tivesse de modo experimental conhecido ao Senhor.
6.Era um homem vivido. Possuindo uma larga experiência de vida como pastor, soldado, músico, chefe, rei, administrador, poeta, pai, perseguido pelo seu rei (Saul), e traído pelo próprio filho (Absalão), com uma família atribulada e manchada de incesto e sangue. Ele estava apto para exprimir as alegrias da graça, e também as angústias do pecado.
7. Davi era um homem capacitado pelo Espírito de Deus (1 Sm 16:13).
8.É importante lembrar que Davi escreveu muitos salmos, mas não todos.
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.