ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Subsidio conectar as maravilhas de Deus (2)




INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO


Professor, o Novo Testamento emprega quatro palavras gregas para descrever as obras milagrosas de Jesus e dos apóstolos: teras, sēmeion, ergon e dynamis.

O primeiro, teras, significa “maravilhas” e faz alusão ao caráter extraordinário do milagre (Jo 4.48; At 14.3). 

O segundo, sēmeion, ou “sinal”, indica a imediata conexão com o mundo espiritual, simbolizando a verdade celestial (Mt 16.3; 24.3,30). 
O terceiro, ergon, literalmente “trabalho”, se refere aos feitos miraculosos realizados por Jesus (Mt 11.2; Jo 7.3). 

O quarto, dynamis, isto é, “poder”, “prodígio”, descreve o exercício do poder divino e demonstra o fato de que forças espirituais se introduziram e estão trabalhando neste mundo (Mt 11.20; Mc 6.5) Atos 2.22 traz três desses termos: “Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com ‘milagres’ [dynamis], ‘prodígios’ [teras] e sinais [sēmeion], os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós” (ARA). Use a tabela abaixo após o tópico “I".

OS MILAGRES NA BÍBLIA 

1. Conceito.

 Milagre é a intervenção divina sobre as leis da natureza. Em cada prodígio ocorre uma alteração na ordem natural do Universo. De acordo com as Escrituras, esse modo de Deus manifestar-se é um ato de sua soberana vontade e, sob certos aspectos, está sujeito à fé daquele que espera pelo socorro celestial (Mc 11.23,24; Jo 11.40). Uma vez que a história do povo de Deus está repleta de milagres em ambos os Testamentos, podemos afirmar categoricamente que o Cristianismo é a religião dos sinais, milagres e maravilhas.

2. No Antigo Testamento. São inúmeros os milagres manifestados no Antigo Testamento (Êx 14.2; 15.24,25; Nm 17.1-8; Js 3.14-17; 2 Rs 4.32-36). 
O profeta Jeremias chegou a afirmar que os sinais e as maravilhas produzidos no Egito eram freqüentes “tanto em Israel, como entre outros homens” (Jr 32.20). Esses atos portentosos eram testemunhos da presença do Eterno entre o povo em todos os lugares (Êx 6.3-8; 8.19): no Egito (Êx 7-12), no deserto (Êx 13.20,21), em Jericó (Js 6.6-21), no mar (Jn 1.1 7), na paz (2 Cr 7.1), e até na cova dos leões (Dn 6.16-23). Deus, em todo tempo, sempre operou prodígios e maravilhas em favor de seu povo. Creia que Ele é “o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13.8) e verás as grandes obras que realizará em tua vida.

3. Em o Novo Testamento. O Novo Testamento está repleto de milagres (Mt 11.4,5). Os operados por Jesus são de três categorias: cura e libertação (Mt 8.2-4; 17.14-18); poder sobre a natureza (Mc 4.37-41; Lc 5.4-11); e ressurreição de mortos (Lc 7.11-15; Jo 11.1-44).

a) As evidências dos milagres de Jesus (Mt 11.4,5). A Bíblia revela o poder de Cristo sobre todas as coisas. Ele expulsava os demônios (Mt 12.22,23), curava os cegos (Mt 20.34; Jo 9.6,7), os mudos (Mt 12.22) e os paralíticos (Jo 5.2-9). Em diversas ocasiões exerceu poder sobre a natureza: ao apaziguar a tempestade (Mc 4.37-39), ao andar sobre o mar (Mc 6.48-51) e ao transformar água em vinho (Jo 2.1-11). Não é possível descrever todos os milagres de Jesus (Jo 20.30,31). Todavia, os trinta e cinco narrados nos Evangelhos foram “escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (Jo 20.31). Suas extraordinárias obras também serviam para autenticar seu ministério e revelar sua identidade messiânica (Mt 11.5).

b) Os milagres apostólicos. Muitos milagres de cura e ressurreição de mortos foram realizados pelos apóstolos mediante o poder do Espírito Santo (At 3.6-9; 9.33-41; 14.8-9; 20.9,10). Estas maravilhas não cessaram com a morte daqueles abnegados servos do Altíssimo, mas continuam acontecendo no seio da igreja contemporânea (Mc 16.17,18; Jo 14.12; 11.40).Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar (Salmos. 40.5).

O SENHOR, o Deus criador dos céus e da terra, Ele não é simplesmente conhecido pelos seus nomes e atributos que lhe são peculiar. Porém Ele também é conhecido como o Deus das grandes obras, o Deus dos grandes feitos, o Deus que opera maravilhas. O salmista Daví ficou impressionado diante das muitas maravilhas que o SENHOR tem operado, são tantas que não se podem contar.
 Deus é maravilhoso porque ele causa admiração e opera maravilhas. Maravilha significa: Aquilo que é capaz de despertar grande admiração; prodígio, assombro. Pode significar também: Uma ação ou coisa extraordinária que impressiona e causa grande admiração, prodígio, coisa milagrosa. Ao longo das histórias da bíblia, Deus fez coisas extraordinárias no meio do seu povo. Entre tantas maravilhas que Deus tem operado e estão registradas no texto sagrado, queremos apresentar algumas.

SETE DECLARAÇÕES DAS MARAVILHAS DE DEUS NO LIVRO DOS SALMOS.

1. Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco. Sl.40.5a
2. Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. Sl.72.18
3.  Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos. Sl.77.14
4. Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus. Sl.86.10
5. Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória. Sl.98.1
6. Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Sl.107.8
7. Àquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade é para sempre. Sl.136.4

 AS SETE  GRANDES MARAVILHAS DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.

1. DEUS ABRIU O MAR VERMELHO. Êxodo. Capítulo. 14.

Quando Faraó e seus exércitos perseguiram os filhos de Israel, povo se viu em aperto, em uma situação difícil, e sem saída; eles temeram e lamentaram, diante daquela situação. Mas Deus pelejou pelo seu povo e operou um grande milagre, abrindo o mar em duas partes, fazendo paredes de águas para o seu povo passar. Deus quando opera um milagre, não é para mostrar que ele é poderoso, e sim porque ele tem propósitos definidos para executar a favor do seu povo. Deus ordenou a Moisés que guiasse o povo pelo caminho do mar, criando assim uma dificuldade para que ele fosse glorificado em Faraó e nos seus exércitos. Tem situações na nossa vida que agente não entende, mas Deus muitas vezes permite que passemos por um caminho difícil, para que a nossa vitória seja maior, e o nome dele glorificado. Deixa vir Faraó, Deus está trabalhando para nos dá uma grande vitória. Aleluia!

2. DEUS ABRIU  O RIO JORDÃO. Josué. Caps.3.4.

Quando o povo está debaixo da vontade de Deus, Ele protege e peleja a favor do seu povo. Caminhando o povo em direção à terra prometida de Canaã, encontraram muitas dificuldades; e é exatamente nas dificuldades, e nos momentos difíceis, que o SENHOR começa agir para que o seu nome seja glorificado. Josué, o sucessor de Moisés, recebendo orientação do SENHOR, preparou o povo para atravessar o rio jordão. Ele disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós (Js.3.5). Aqui nós aprendemos que muitas vezes Deus exige de nós que façamos a nossa parte, consagrando e santificando cada dia a nossa vida, para que no momento certo ele possa operar maravilhas em nosso meio. A obediência e a santificação é fundamental para Deus operar o milagre. Deus fez as águas do rio jordão serem repartidas e pararem, por causa da obediência do povo. O Senhor é o mesmo, ele continua operando maravilhas, porém ele quer encontrar obediência a sua palavra, e santidade no meio do seu povo.

3. DEUS DESTRUIU AS MURALHAS DE JERICÓ. Josué. Cap.6. 

Depois que Josué e todas as tribos de Israel terem passado o rio jordão a pé enxuto, chegaram em Gilgal; e ali os filhos de Israel foram circuncidados, e celebraram a páscoa. Em seguida diz a bíblia que, estando Josué próximo a cidade de Jericó, o anjo do SENHOR apareceu a ele, e lhe ordenou acerca da destruição da cidade de Jericó. Jericó por ser uma cidade de muralhas muito altas e bastante fortificadas, era difícil de ser minada e destruida. Mas quando aos nossos olhos as barreras parecem ser intransponiveis, é o momento de Deus começar a agir por nós. Conforme o que Deus havia determinado à Josué, depois de sete voltas durante sete dias, na setíma volta do último dia, os sacerdotes tocaram as buzinas e o povo gritou com grande grita; e o muro caiu abaixo. Quando Deus estar na frente do seu povo, nada nem ninguém os poderá resistir. Acredite, o milagre de Deus vai acontecer na sua vida, todas as muralhas que o inimigo tentar colocar na sua frente, Deus vai destruir e te dará a vitória. Amém!

4. DEUS PAROU O MOVIMENTO DA TERRA. Josué. 10.1-15.

A fama do povo de Deus havia se espalhado por toda a terra, e os reis das nações temiam e tremiam diante dos filhos de Israel. Essa fama era porque o SENHOR vinha operando maravilhas e destruindo povos e nações diante de Israel. O rei dos gibeonitas temendo ser destruído fez aliança com Israel. Diz a bíblia: E sucedeu que, ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém acerca das vitórias de Josué, e que os moradores de Gibeão fizera aliança de paz com os israelitas, temeu muito, porque Gibeão era uma cidade grande e havia muitos homens valentes. Pelo que Adoni-Zedeque, enviou mensageiros a convidar cinco reis com seus exércitos para irem a peleja contra a cidade de Gibeão. 

E estando eles na peleja, enviaram homens de Gibeão a Josué ao arraial de Gilgal pedindo ajuda, e Josué subiu de Gilgal, e com ele todos os valentes de guerra, e caminharam durante toda a noite, e no dia seguinte no segundo dia da peleja Josué e seus valentes entraram na peleja contra os cinco reis e seus exércitos. Havendo Josué e seus valentes, juntos com os de Gibeão destruido boa parte dos exércitos deles, o SENHOR lançou sobre eles, grandes pedras do céu. Mas vendo Josué que o sol ia se pondo e a noite já vinha chegando, ele clamou ao SENHOR, e disse: Sol, detem-te em Gibeão, e tu lua, no vale de Aijalom. Diz a bíblia: E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. O sol, pois, não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR, assim, a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.

 5. DEUS FEZ A SOMBRA DO SOL VOLTAR  DEZ GRAUS. 2Reis. 20.1-11.

Diz a bíblia que Ezequias rei de Judá, adoeceu de morte; e o profeta Isaías veio a ele e disse: Assim diz o SENHOR: Ordena a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, ele virou o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Ah! SENHOR! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Volta e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o SENHOR, Deus de Daví, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. E acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim e por amor a Daví, meu servo. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram e a pusseram sobre a chaga; e ele sarou. E Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o SENHOR me sarará e de que, ao terceiro dia, subirei à casa do SENHOR? E disse Isaías: Isto te será sinal, da parte do SENHOR, de que o SENHOR cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus ou voltará dez graus atrás? Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não aconteça isso, mas volte a sombra dez graus. Então, o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz. Ezequias escolheu a coisa mais difícil, que a sombra recuasse dez graus, em vez de avançar. Pela lei eterna de Deus, a sombra sempre avança; mas aqui ouve um notável milagre do sol retornando, ou tecnicamente dizendo, a terra fazendo sua rotação 10 graus para trás. Não é necessário querer conjecturar como isso foi feito, se por eclipse ou por algum ato da natureza; pois dessa maneira começaríamos a questionar a ação sobrenatural de Deus. Deus não poderia alterar a rotação da terra em 10 graus? Se a resposta for sim, então não precisamos inventar teorias para explicar esse milagre.

6. DEUS FEZ J0RRAR  ÁGUAS  DA  ROCHA. Êxodo. 17.1-7. 

Deserto é lugar de provisão, deserto é lugar de aprendizado, deserto é lugar de milagres. Por inclível que pareça, a maior parte dos milagres que Deus operou e estão resgistrados na bíblia, aconteceram no deserto. Porque onde há fartura não precisa de provisão, onde há autoconhecimento não precisa de aprendizado, onde há autoconfiança ou auto suficiência, não precisa-se de milagres. Mas Deus opera na vida daqueles que reconhecem que precisam de um milagre. 
O povo depois de ter visto Deus operar grandes maravilhas através de Moisés, e ter lhes dado grandes suprimentos; mas mesmo assim eram inconstantes e incrédulos e duvidavam do poder Deus, ao ponto de contenderem e murmurarem contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito para nos matares de sede, a nós, e aos nossos filhos, e ao nosso gado? Pelo que Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejarão. Então, disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo e toma  contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá.
 E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. E chamou o nome daquele lugar massá e meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não? Deus não mudou, ele é o mesmo e continua operando maravilhas, porém é necessário que deixemos todas as murmurações e contendas, e passemos a confiar plenamente no seu poder. Acredite, Deus vai transformar o teu deserto em mananciais e trará grandes provisões. Aleluia! A vitória é nossa!

7. DEUS MULTIPLICOU O AZEITE DA VIÚVA. 2Reis. 4.1-7 

Milagres de Deus não é espetáculo para impressionar as pessoas; Deus realiza os seus milagres quando quer e quando há necessidade. Neste caso esta mulher estava padecendo uma grande necessidade, seu marido havia morrido e deixou muitas divídas; ela não tendo como pagar, o credor veio para levar os seus filhos para serem escravos. Ela foi a Eliseu, porque seu marido em vida pertencia a escola dos profetas, cujo lider era Eliseu. Diante desta situação ela tomou cinco atitudes que lhe resultou no milagre:

1. Ela clamou.Vers.12. Ela confessou.Vers.2. 3. Ela humilhou-se.Vers.3. 4. Ela obedeceu.Vers.4. 5. Ela acreditou.Vers.5. Feito isto o milagre aconteceu. Milagres não se explicam, é só acreditar e Deus honrará a nossa fé. O Deus que opera maravilhas ainda é o mesmo, e se você crer, ele vai realizar um grande milagre na sua vida. Amém!(fonte blog do Geraldo)
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.