ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Subsidio adolescentes viver para gloria de Deus n.13





                  PROFESSOR ESCRITOR MAURICIO BERWALD

Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.1 COR  10.31
Portanto, quer comais , quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. "Dar instruções específicas para cada caso supérfluo não é necessário nem possível, pois o que é adequado em um caso pode ser outro em contrário; Mas, se guiado pelo grande princípio do que é e o que não é para a glória de Deus, você não terá perda de como agir.
Se você comer ou beber... O que pode principalmente referir-se a comer coisas sacrificadas aos ídolos, e beber as libações de vinho que lhes são oferecidas, pois este é o assunto do discurso do apóstolo; ao fazer do que ele os ordena para ter a glória de Deus em vista e, assim, para conduzir, para que esse fim possa ser respondido: e também pode ser aplicado a comer e beber comum, ou a refeições comuns sobre alimentos, sobre o qual lá não há disputa; e quais ações comuns da vida são feitas para a glória de Deus, quando toda misericórdia é considerada e possuída como vindo dele; e quando nos confessamos indignos de qualquer; e quando atribuímos tudo o que temos à bondade livre e imerecida de Deus; e aproveite cada misericórdia desse tipo, como fruto do amor de nosso Pai para nós, como uma benção da aliança e como vindo até nós através do sangue de Cristo; Quando estamos satisfeitos e satisfeitos com o que temos, e agimos fé continuamente em Deus para futuros suprimentos frescos, e damos graças por tudo o que recebemos: e se isso, então, muito mais comer e beber de maneira ordenada deve ser direcionado para a glória de Deus e de Cristo, como comer o pão e beber o vinho na ceia do Senhor; e que é feito assim, quando é feito de maneira decente e reverente, no exercício da fé, discernindo o corpo do Senhor, comendo sua carne e bebendo seu sangue de maneira espiritual, sem depender das ações realizadas, e em lembrança do amor de Deus e de Cristo. como comer o pão e beber o vinho na ceia do Senhor; e que é feito assim, quando é feito de maneira decente e reverente, no exercício da fé, discernindo o corpo do Senhor, comendo sua carne e bebendo seu sangue de maneira espiritual, sem depender das ações realizadas, e em lembrança do amor de Deus e de Cristo. como comer o pão e beber o vinho na ceia do Senhor; e que é feito assim, quando é feito de maneira decente e reverente, no exercício da fé, discernindo o corpo do Senhor, comendo sua carne e bebendo seu sangue de maneira espiritual, sem depender das ações realizadas, e em lembrança do amor de Deus e de Cristo.
Ou tudo o que fizerdes ; em um respeito natural, civil ou religioso, em pregar, ouvir, rezar, jejear, dar esmolas, etc. qualquer coisa no armário, na família, na igreja ou no mundo, em particular ou em público:
faça tudo para a glória de Deus; A glória de Deus é o fim de todas as suas obras e ações; na criação, na providência e na graça; na eleição, na aliança, nas bênçãos e promessas disto, na redenção, no chamado efetivo e em trazer muitos filhos para a glória. O mesmo é o fim de todas as ações de Cristo, como homem e mediador, de suas doutrinas e milagres, de sua obediência, sofrimentos e morte neste mundo e de sua vida intercedente no outro; Quem, enquanto vive para interceder por nós, vive para Deus, para a glória de Deus; e, portanto, a glória de Deus deve ser o fim de todas as nossas ações: além disso, sem isso nenhuma ação pode realmente ser chamada de boa; Se um homem se busca, sua própria glória e aplausos populares, ou tenha qualquer fim sinistro e egoísta em relação ao que ele faz, não pode ser dito, nem será considerado por Deus como uma boa ação.כל מעשיך יהיו לשם שמים "que todos os teus trabalhos ser feito para a glória de Deus"F16; qual dos seus comentadores explica assim:
"Mesmo quando você trabalha para comer e beber, e no negócio da vida, não designará o seu lucro corporal, mas para que seja forte para fazer a vontade do seu Criador".

Verso 32 
BASE 1 Coríntios 10:31

“Um dos maiores empecilhos à paz interior, que o crente encontra em sua carreira cristã, é o hábito bastante comum de dividirmos nossa vida em duas áreas, a sagrada e a secular. Se aceitamos que essas áreas existem à parte uma da outra, e que são moral e espiritualmente incompatíveis, e se, a despeito disso, somos obrigados, pelas necessidades da própria existência, a cruzarmos e entrecruzarmos constantemente uma área com a outra, nossa unidade interior tende a se desfazer, e passamos a ter uma vida dividida, em lugar de uma vida unificada.” A. W. Tozer.

Todos nós nascemos pecadores, mortos espiritualmente de modo que passamos a viver sob o jugo das hostes espirituais da maldade, e, portanto, separados de Deus - mortos para Ele. Até aí, pelo fato de sermos escravos e consequentemente dominados pelo pecado, somente temos uma opção de vida: vida no pecado. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:4-10.

Assim, é a ação direta, misericordiosa, graciosa e contundente do Pai em nós, que meio de Cristo Jesus, nos dá uma nova vida – vida no espírito, e o que estava morto passa a viver. “Viver para Deus.” VIVER PARA DEUS?

Você, nascido de novo, vive para Deus? Vive para agradar ao Pai? Tudo o que você faz, é para a glória de Deus?

Jesus, falando aos judeus lhes disse: E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. João 8:29. Paulo, preocupado com a experiência dos irmãos que viviam em Éfeso, os escreveu assim: Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Efésios 4:17-19.

Todavia, podemos agir aparentemente de forma correta, parecendo que estamos buscando a presença do Senhor, mas, interiormente, em nossos corações, temos intenções incorretas e então podemos cometer um grave erro, qual seja: achar que estamos vivendo a vida espiritual, na intimidade com Cristo, quando, na verdade, esse comportamento pode ser estritamente religioso. Em Isaías 29:13 o Senhor dá o diagnóstico desse comportamento: Diz o Senhor: Este povo se aproxima de mim com sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. O seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em coisa aprendida por rotina. Em resumo, podemos estar convencidos em nossa alma que estamos agradando a Deus, orando, lendo a Bíblia, entoando louvores, ou indo à igreja, quando na realidade, essas atitudes estariam sendo manifestadas na carne.

Como vimos acima, o nascido de novo, pela fé em Cristo, possui comunhão com Deus que é a vida espiritual, mas ainda encontrando-se no mundo, em um corpo carnal, continua portador da natureza terrena, suscetível a todos os tipos de ataques mundanos. Ou seja, como descendentes de Adão vivemos sujeitos às limitações da carne e às fraquezas e males herdados pela natureza humana, como afirma Tozer.

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Tito 2:11-14.

O processo de purificação, que também chamamos de santificação, que é o mesmo onde Paulo usa a expressão “educando-nos”, inclui o despojar-se do velho homem que se corrompe e o revestir-se do novo homem, com todo um aprendizado de Cristo, com quebras de paradigmas, renovação da mente no espírito e mudanças radicais de comportamentos advindos da parte de Deus, conforme está escrito: Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:20-24.

Despojar-se do velho homem e revestir-se do novo homem é o processo de validação e reconhecimento da importância da obra redentora e santificadora realizada na Cruz em nosso favor antes da fundação do mundo pelo Cordeiro Santo de Deus. Pois todos vos sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Gálatas 3:26-27. Como? Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:10-11.

Levar uma vida para a glória de Deus consiste em um caminhar em direção à integridade, ou seja, sermos inteiros e não divididos, significa viver na terra na presença de Deus Pai no Espírito. Romanos 8:13: Pois se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Não há distinção entre: falar de negócios e pregar o evangelho. Você pode trabalhar pregando ou pregar trabalhando. Tudo é para a glória de Deus. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. Romanos 13:12b-14.

Toda essência da vida cristã esta nas intenções do nosso coração e é ali que estão os olhos do nosso Pai celestial. 2 Crônicas 16:9a: Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele, e Ele anseia pela conquista do nosso coração. Mateus 6:21: Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. O cristão é chamado para viver de maneira estupendamente à contramão do mundo. Deus propõe o comportamento, e providencia o recurso, que é a presença do Espírito em nós manifestando a vida do Filho. Revista-se do Filho, permaneça Nele e dareis fruto! João 15:5: Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; sem mim nada podeis fazer.

Se permanecermos em Cristo e nos revestirmos Dele, Ele nos “empoderará” para viver como filhos da luz, o que está proposto no restante do texto de Efésios 4:25-32: Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Nele, em Cristo, podemos não mentir mais, mas falar a verdade, não falarmos coisas que fazem mal ao outro, mas o que edifica o necessitado, transmitindo graça. A presença de Cristo na vida do novo nascido o desprende das coisas terrenas, porque o Senhor Jesus Cristo, que é o governo, pensa nas coisas celestiais e nós que estamos no corpo, Igreja, nos movemos segundo o cabeça! Atos 17:28a: Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos.

Viver para a glória de Deus é viver totalmente em Cristo e completamente envolvidos com os interesses do reino celestial. As boas obras vão aparecer porque são consequência do propósito de Deus para o Seu povo. Efésios 2:10: Pois somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Deus queria desde a libertação do povo do Egito por meio de Moisés, que este povo o representasse diante dos outros povos. Deuteronômio 4:5-6: Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente.
Viver para a glória de Deus é viver pela fé! Somente em Deus podemos confiar cegamente! Se Ele diz: faça! Façamos por amor a Ele, ao seu Filho, ao Espírito Santo e aos seus interesses. Em Tiago 2:14-17: Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Viver para glória de Deus é viver amando o próximo. João13:35 diz: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.( PIB LONDRINA)
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. "

1 Coríntios 10:31 
Estive lendo um texto de Jhon Pipper falando sobre este versículo e fiquei pensativo: Como posso comer ou beber para a glória de Deus? E isto me levou a outros atos que desempenho no meu dia a dia, como podemos viver para a glória de Deus? Cada instante, cada momento? 
Neste texto, Paulo estava aconselhando os coríntios a como procederem a comidas oferecidas a ídolos. Mas podemos trazer este texto para nossas vidas e refletir se temos, realmente, vivido para a glória de Deus. Será que nossos pequenos atos tem glorificado a Ele? É difícil responder a esta pergunta, pois ligamos a palavra “adoração” ao momento em que estamos na igreja, durante o culto, ou fazendo algum trabalho na igreja. Mas ao ler este texto, podemos observar que temos que viver cada instante para que o nome de Deus seja glorificado. 
E como fazer isto? Quando o Apóstolo Paulo escreve sobre assuntos do cotidiano como: casamento, educação dos filhos, trabalho, vida social, amizade entre outros, ele sempre leva estas coisas a Deus. Por exemplo, quando Paulo escreve aos servos, ele diz que eles devem servir seus senhores como se estivessem trabalhando para Deus. Sendo assim, para vivermos para a glória de Deus, não basta O colocarmos em primeiro lugar, mas devemos ter Jesus como o centro do nosso viver. Nós glorificamos a Deus no simples ato de se submeter ao marido como a igreja se submete a Deus, de amar a esposa como Cristo amou a igreja, de trabalhar como se estivesse servindo a Deus. 
O que exalta o Senhor não é alguma coisa que fazemos em especial, como cantar, dizimar, pregar, mas é o fato de, realmente, vivermos para Ele. Se fizermos tudo como se fosse para Deus, se orarmos sempre antes de tomar uma decisão, se formos gratos por toda e qualquer situação, adoraremos a Deus com o nosso viver. Na verdade, viver para a glória de Deus é simples, quando o nosso coração está Nele! 
Se você quer, a partir de hoje, viver para adorar a Deus, ore e peça a Ele que ilumine seu coração e se revele a você em todas as coisas. Assim, você passará a fazer tudo como se fosse para Ele! Então você entenderá que seu casamento não é para te satisfazer, mas é para a glória de Deus, e seu dom não serve para te promover, mas para glorificar a Deus! E seu trabalho, seus filhos, suas roupas e até mesmo o que você come ou bebe, serve para adorar ao Senhor! Uma vida na presença de Deus é muito mais feliz! Deus abençoe!(MINISTERIO KAIROS)
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.