ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Lição juvenis fundamento da igreja 4trim-2017 (2)



 4° Trimestre de 2017 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA

Seg. Mt 16.18: Cristo é o fundamento da igreja
Ter. At 4.11: A pedra rejeitada pelos construtores
Qua. 1Co 12.12-27: Cristo, a cabeça da Igreja
Qui. At 2.4: A ação do Espírito Santo sobre a igreja
Sex. Gl 3.13,14,29: Um nova aliança
Sáb. 1Co 15.19: A esperança da volta de Cristo

OBJETIVOS

 Apresentar a Cristo como o fundamento da Igreja;    
 Discutir a ação do Espírito Santo sobre a igreja e o seu papel na fundação dela;
 Refletir sobre a fundação da Igreja e a promessa da volta do Senhor.

REFLEXÃO

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina." (At 4.11)

SINTETIZANDO

A Igreja foi fundada por Jesus Cristo, Portanto, Ele é a Rocha na qual ela está fundamentada. A subsistência da igreja neste mundo durante séculos se dá pela ação do Espírito Santo que mobiliza os crentes, concedendo-lhes poder para testemunhar e resistir às investidas satânicas, A esperança da volta de Cristo serve como a base da fé cristã. 

INTRODUÇÃO

A Igreja de Cristo estava, nos planos de Deus antes da fundação do mundo (Ef 1.4). Os profetas, a exemplo de Isaías, vaticinaram que a Casa de Deus - a Igreja - seria iniciada em Jerusalém (Is 2.2-4; 28.16).
De acordo com o propósito eterno", as profecias foram   cumpridas com precisão quando Cristo, cumprindo sua missão aqui na Terra, fundou sua Igreja.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 16.13-18

13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

ATOS 2.8-11

8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

A AULA VAI COMEÇAR!

Olá professor, como vai? Nesta lição teremos a oportunidade de olhar para o passado, o presente e para o futuro da Igreja e observar que o Espírito Santo é quem a sustenta, seja qual for o tempo ou a circunstância.
A fim de explorar o potencial intelectual dos alunos, facilitando a assimilação do conteúdo da Lição de hoje, vamos promover um debate? Divida a sala em dois grupos, cada um deverá elaborar cinco perguntas sobre o conteúdo da lição para o grupo oposto. Estabeleça uma ordem e regras para o debate. Vence o grupo que mais acertar ou que melhor desenvolver as questões.

1. CRISTO FUNDOU A IGREJA

Após a confissão de Pedro (Mt 16.16), de que Jesus é o Filho do Deus vivo, Cristo afirma que a Igreja seria edificada sobre Ele mesmo, a Rocha Eterna (Mt 16:18).Jesus Cristo é a Rocha na qual sua Igreja está fundamentada: "Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina" (At 4.11).Em uma construção a "pedra angular" ou "pedra de esqui na" é a que une duas paredes de um edifício (Is 28.16), e ainda pode referir-se a pedra principal de uma fundação (SI 118.22).
Por isso, em resposta a Pedro sobre a afirmação de que Ele era o Cristo, Jesus confirma, e com um jogo de palavras, ainda revela: "Pois também eu te digo que tu és Pedro (Petros, que significa "uma pequena pedra"), e sobre esta pedra (Petra, que significa rocha, "uma grande pedra de fundação", isto é, Ele mesmo, o Cristo Filho do Deus Vivo) edificarei a minha igreja" (Mt 16,18). Portanto, Ele não estava falando que iria construir sua Igreja sobre Pedro (Petros), "a pequena pedra", como afirma o catolicismo romano, alegando que o apóstolo foi o primeiro papa. Antes, Jesus declarou que Ele a edificaria sobre a pedra de fundação" (Petra); ou seja, sobre Ele mesmo.

Cristo é, de fato, a pedra fundamental da Igreja, o alicerce que a mantém firme e triunfante sobre o inferno ao longo de todos esses séculos (At 2.22-36; 1Co 3.9-11). É sobre a força e poder do Filho de Deus que os cristãos estão edificados.A legítima Igreja pertence a Cristo, sobre quem o apóstolo Pedro afirmou: "Ele é a pedra que foi rejeitada por vós. os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina" (At 4.11). Pedro fala de uma construção se referindo a uma edificação não em sentido literal, mas da Igreja invisível (1Pe 2.6).

Segundo estudiosos, os construtores gregos antigos usavam uma pedra angular (fundamental), a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes para que a construção não ficasse torta ou fora de esquadro. Da mesma forma, a pedra (rocha), fundamento inabalável sobre o qual a Igreja está firmada, é a divindade e o senhorio de nosso Senhor Jesus Cristo. E ninguém mais pode lançar outro fundamento além deste já estabelecido, que é a Rocha inabalável. A Igreja há muito já teria sucumbido se não estivesse firmada nEle.

AÇÃO TÓPICO l

Pergunte se algum dos alunos sabe por que o catolicismo apregoa que o apóstolo Pedro foi o primeiro Papa. E por que esta informação está equivocada. Esclareça a questão, enfatizando a diferença entre as palavras petros e Petra, utilizadas por Jesus em Mateus 16.18. Diga que somente Cristo é, de fato, a pedra fundamental, o alicerce que mantém a igreja firme e triunfante sobre o inferno ao longo dos séculos.

2. O NASCIMENTO DA IGREJA

A Igreja Cristã iniciou sua história no âmbito mundial no dia de Pentecostes, isto é, cinquenta dias após a ressurreição do Senhor Jesus Cristo.O Espírito Santo exerceu um papel fundamental na fundação da Igreja, como o exerce até hoje em sua permanência. A ação do Espírito foi sublime na liderança da Igreja após a ascensão de Cristo. Antes de voltar ao Céu, no Monte das Oliveiras, Jesus instruiu seus discípulos enfaticamente que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, já predita por Ele (At 1.4,5). E estando cerca de 120 discípulos reunidos no Cenáculo, orando, línguas de fogo desceram sobre eles: "E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2.4).

Era necessário que o Cristianismo fosse difundido para além da Palestina. E somente através da ação do Espírito Santo isto foi possível. No dia de Pentecostes o apóstolo Pedro pregou seu primeiro sermão, incitando a multidão a se arrepender, a crer em Jesus Cristo como seu Messias e a receber dEle o Espírito Santo. Naquele mesmo dia, cerca de três mil pessoas se converteram, marcando oficialmente o início da Igreja Cristã.

2.1. Uma Nova Aliança

O Espírito Santo que Jesus enviara chegou no Pentecostes, sinalizando a Nova Aliança de Deus com o seu povo. O propósito desta é resgatara humanidade do pecado e da morte, através de seu Filho (Jo 3.16; 12.32; Hb 12.24).A vinda do Espírito aos corações e mentes dos cristãos naquele dia de Pentecostes foi o sinal de Deus de que Ele estava criando um novo povo em Cristo (G16.16), que incluía não apenas os judeus, mas igualmente os gentios.

AÇÃO TÓPICO 2

Discuta sobre a ação do Espírito Santo sobre a Igreja, de forma coletiva e individual. Mostre que o batismo com o Espírito Santo é fundamental na vida do cristão. Para melhor exemplificar isto, peça que os alunos destaquem o que aconteceu no dia de Pentecostes e os resultados posteriores a ele. Aproveite a oportunidade, para estimulá-los a buscar o batismo.

3- A PROMESSA DA VOLTA DO SENHOR

Jesus prometera que nos prepararia lugar junto a Ele e ao Pai (Jo 14.1-3) e que voltaria para buscara sua Igreja. Ele ensinou acerca dos sinais que evidenciariam a sua volta. Os cristãos da Igreja do Primeiro Século aguardavam com entusiasmo e fervor a volta do Salvador (Mt 24.1-8).
A esperança da volta de Jesus se constitui a base da fé cristã, pois se Cristo não voltasse para buscar a sua Igreja, a esperança nEle se resumiria apenas a esta vida terrena. E como disse o apóstolo Paulo: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1Co 15.19). Há infinitamente mais (Rm 8.18; 1Co 2.9; 2 Co 4.17; Ef 3,20) .

AÇÃO TÓPICO 3

Reflita com a turma sobre a volta de Cristo. Mostre que a Igreja nasceu debaixo da promessa da volta do Senhor. Com base na Bíblia, peca que os alunos citem fatos e acontecimentos atuais que apontam para a volta de Cristo.

CARO PROFESSOR, é fundamental mostrar à classe que a Igreja está fundamentada em Cristo, Rocha inabalável. Assim como cada um de nós, individualmente. Enfatize que a subsistência da igreja, durante séculos, se dá pela a ação do Espírito Santo, capacitando os crentes a testemunharem e resistirem às investidas satânicas. Portanto, incentive seus alunos a buscarem mais o Espírito Santo em suas vidas. Ore com eles por este compromisso.

SUBSIDIO 1

"[...] Chega-se, agora, ao ponto de tensão sobre quem seria o fundamento da Igreja. Inicialmente, o Senhor esclarece a origem da revelação: não foi fruto da percepção humana equivocada (carne e sangue':, mas resultado da ação direta de Deus, mediante o Espírito Santo no coração de Pedro (v.17). 

Em segundo lugar, através de um recurso estilístico, no grego, estabelece de forma precisa que o fundamento da ekklésia está na confissão do apóstolo (v,18). Cristo cita duas palavras da mesma raiz, mas com significados diferentes, que expressam a dimensão exata da revelação. A primeira, petros (o nome do discípulo), significa "um fragmento de pedra". A segunda, petra, traduz-se como "rocha inamovível". Esta claro que o Senhor, ao mesmo tempo em que reconhecera a sensibilidade espiritual de Pedro como um fragmento de pedra, deixou também estabelecido que a Igreja está edificada sobre a Pedra inamovível — Cristo, o Filho do Deus vivo —, que se constituiu na confissão pública do apóstolo, O Senhor foi mais além. ao declarar a completa vitória da Igreja sobre as portas do inferno. Tal afirmativa revela a plena autoridade de Cristo para cumprir cabalmente o plano divino concernente ao mundo, segundo a Palavra de Deus. 
Por outro lado, fosse Pedro o tal fundamento, ou qualquer outro dos discípulos, a Igreja não teria resistido aos fortes vendavais que sopraram sobre ela ao longo da História, e nem suportaria os ventos que hoje tentam desviá-la da rota (Ap 3.10)". (GILBERTO, António. Teologia Sistemática Pentecostal. 2. Ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2003. p. 388).

SUBSÍDIOS 2
Atribuições do Espírito Santo:

a. Produz vivificação: 'E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo (Efésios 2.5).
b. Guia: Guie-me o teu bom Espírito por terreno plano' (Salmo 14310).
c. Sustenta: 'Nem me retire o teu Santo Espírito... e sustenta-me' (Salmo 51.11,12).
d. Prevalece: 'Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos' (Zacarias 4.6).
e. Dá liberdade: 'Onde está o Espirito do Senhor, aí há liberdade' (2 Coríntios 3.17).
f. Mortifica o pecado: 'Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte: mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis' (Romanos 8.13).
g. Ajuda a obedecer: 'Eleitos... em santificação do Espirito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo... tendo purificado as vossas almas, pela vossa obediência à verdade' (1Pedro 1.2,22).
h. Ajuda a conservar a graça de Deus: 'Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em vós' (2 Timóteo 1.14).
i. Testifica com o nosso espírito: 'O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus' (Romanos 8.16). 'E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu' (1João 3.24).
j. Dá poder: 'Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo' (Atos 1.8)..." (ALMEIDA, Abraão de. O Tabernáculo e a Igreja Rio de Janeiro: CPAD, 1985, pp. 129-130).

PARA CONCLUIR

A Igreja de Cristo almeja sua volta. Os cristãos, em diferentes momentos da história, sofrem adversidade e provações. Mas a Igreja segue triunfante, pois está alicerçada em Cristo - Rocha viva; e Ele mesmo garantiu: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela"(Mt 16.18). A luta só cessará com a volta de Cristo. Assim, a Igreja deixará de ser militante para ser triunfante.

HORA A REVISÃO

1. A quem se referia Jesus quando afirmou a Pedro que a igreja seria edificada sobre a Rocha?
Justifique a sua resposta.
A Ele mesmo. Cristo é a Rocha (Pe-tra) na qual a Igreja está edificada, a pedra fundamental e inabalável sobre a qual a Igreja se mantém firme através dos séculos.
2. Qual o significado da pedra angular usada pelos construtores gregos e qual a sua finalidade?
Era a primeira pedra a ser assen­tada na esquina do edifício, for­mando um ângulo reto entre duas paredes para que a construção não ficasse torta ou fora de esquadro. Portanto, é a pedra principal de toda a construção.
3. Qual é o papel do Espírito Santo na subsistência da igreja?
O Espírito Santo concede ao cren­te o poder para testemunhar o Evangelho de Cristo e resistir às investidas satânicas.
4. Qual o propósito da Nova Aliança?
Resgatar a humanidade do pecado e da morte, através de Jesus.
5. Por que a esperança da vinda de Cristo se torna a base da fé cristã?
Se Cristo não voltasse para buscar a sua Igreja, a esperança nEle se resumiria apenas a esta terrena. E como Paulo afirma: esperamos em Cristo só nesta somos os mais miseráveis de te os homens (1Co 15.19).
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.