ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 19 de agosto de 2017

Lição juvenis avivamento 3 trim-2017 n.9






LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Ef 4.13 – Parecendo-se com Cristo
Ter. At 4.11 – Cristo é a pedra fundamental
Qua. 1Jo 2.15 – Não devemos amar o mundo
Qui. 1Jo 5.4 – A fé em Deus vence o mundo    
Sex. Jd 4 – Cuidado com os intrusos
Sáb. Tg 1.17 – Deus é a fonte de todo bem 

OBJETIVOS

 Apresentar a necessidade de viver conforme o caráter de Cristo;
 Destacar uma vida inconformada com o mundo;
 Estimular um tempo de renovação espiritual

REFLEXÃO

"Mas a vereda dos justos é como a Luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Pv 4.18)

SINTETIZANDO

A Reforma Protestante foi um movimento originado por Martinho Lutero. Após o reformador, surgiram outros que levaram o movimento adiante, entre eles: Gisbertus Voetius, autor da célebre expressão latina: "Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est', isto é, "A Igreja é reformada e está sempre se reformando". Nesse aspecto, os pentecostais continuaram o processo de reforma da igreja, propondo o retorno à simplicidade do Evangelho, mediante uma vida mais aquecida no Espírito. Por isso, nos sentimos herdeiros da Reforma Protestante.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 12.1-8:

1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

A AULA VAI COMEÇAR!

A aula de hoje tem como objetivo reforçar a necessidade que temos de um renovo contínuo na presença de Deus. O mundo sempre irá tentar nos desviar do foco. Por isso, inicie o conteúdo afirmando que a água não possui forma definida. Para demonstrar a efetividade dessa afirmação, Leve para sala de aula uma jarra contendo água, também leve recipientes diversos (potes plásticos, copos, pratos). Em seguida, derrame água nos recipientes e observe que a água assume a forma do recipiente. O mundo tentará fazer o mesmo conosco, com suas diversas "formas". Mas nós precisamos resistir e não deixar tomar a forma do mundo. Precisamos continuar sendo renovados por Deus continuamente apesar das investidas deste mundo. 

Introdução

O fato de ter sido gloriosa e vitoriosa ao longo dos séculos, a história da igreja não ficou isenta de equívocos e de contradições. Mas nas noites mais sombrias, com o auxílio do Espírito Santo, o povo de Deus terá sempre as Escrituras Sagradas para iluminar o seu caminho (SI 119.105): Uma Igreja parecida com Jesus, inconformada com o mundo e vivendo uma contínua renovação espiritual.

1. O CONTÍNUO AVIVAMENTO MOLDA O NOSSO CARÁTER

1.1. Quando o caráter se degrada.

Há um texto no Antigo Testamento, em que o salmista descreve uma postura adotada pelo crente que lhe traz autêntica felicidade: "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (SI 1.1.). Entretanto, analisando o versículo de maneira inversa, percebemos que a degradação do caráter do ser humano pode se dar de modo paulatino e progressivo. Primeiro: "andar" segundo o conselho dos ímpios. Segundo: "se deter" (parar) no caminho dos pecadores. Finalmente, o terceiro: "assentar" na roda dos escarnecedores. Quantas vezes não corremos o perigo de "andar" entre companhias que não convém e "parar" para ouvir os seus conselhos? O risco: após "andar" e "parar" para ouvir, a pessoa "se assenta" para participar dos escárnios e zombarias dos ímpios.

1.2. O perigo que a igreja corre.

Historicamente, como instituição, a igreja iniciou sua caminhada no dia de Pentecostes. Quando os crentes foram cheios do "Espírito Santo" e faziam a diferença por onde passavam por Jerusalém, Samaria e confins da Terra (At 1.8). Eram testemunhas da mensagem de Jesus Cristo; verdadeiras cartas abertas e lidas por todos os homens (2 Co 3.3). Olhar para o crente dessa igreja era o mesmo que enxergar as ações do próprio Cristo. Por isso, em Antioquia, os discípulos de Jesus foram chamados pela primeira vez de "cristãos" (At 11.26). Mas o tempo passou, a igreja de perseguida passou a ter privilégios. Institucionalizou-se radicalmente quando tornou-se a religião oficial do Império Romano. Então, nesse período, foram feitas muitas concessões, escândalos de todas as partes brotavam da igreja, o que acarretou a sua aparente queda.

1.3. Quando o Espírito molda o nosso caráter.

Entretanto, a promessa de Cristo paira sobre a sua Igreja:"[...] as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). Ao longo da história, vemos que o Espírito Santo sempre atuou de maneira a preservar a Igreja de Cristo dos tempos tenebrosos. Por isso, os sucessivos movimentos de avivamento e reforma sempre estiveram presentes na história do povo de Deus. Os santos apóstolos tinham plena consciência dos perigos que a Igreja corria, por isso gemiam como quem tem dores de parto ao clamar por ela (Gl 4.19).

Quando ocorre o verdadeiro avivamento, Jesus Cristo passa outra vez a ter a honra na igreja, pois é importante que Ele cresça e que o ser humano diminua (1Jo 3.30). A nossa vontade fica em segundo plano, pois o que importa é fazer a vontade do nosso Salvador. Qual vontade tem prevalecido em sua vida, a de Cristo ou a sua?

AÇÃO TÓPICO l

Pergunte aos seus alunos se eles já pararam para pensar na palavra "cristão". Após um período de reflexão e debate, destaque que ser cristão é parecer com Cristo, não na aparência física, mas no caráter. É no sentido que o apóstolo Paulo escreveu ao afirmar que sentia "as dores de parto até que Cristo fosse formado" nos Gaiatas (Gl 4.19).

2.CONTÍNUO AVIVAMENTO TORNA-NOS INCONFORMADOS COM O MUNDO

2.1. Pensando da maneira correta.

Em Romanos 12.1-8 nos deparamos com a preocupação apostólica em oferecer orientações práticas para a igreja. Ao longo da própria carta do apóstolo Paulo aos Romanos é possível perceber que para os cristãos há uma maneira correta de pensar e refletir acerca de tudo o que emana das Escrituras Sagradas. Essa maneira correta de crer é chamada de ortodoxia (doutrina correta). Entretanto, a doutrina verdadeira não pode ficar somente na teoria, ela precisa se tornar ortopraxia (prática correta).
O desafio que você tem no mundo é o de pensar corretamente de acordo com Escrituras e agir segundo a Palavra de Deus. Entretanto, esse processo fará você confrontar-se com o mundo.

2.2. A dimensão prática da doutrina.

Em seu Comentário Bíblico do Novo Testamento (CPAD), Matthew Henry afirma que interpretaríamos mal a doutrina cristã se a considerarmos apenas um sistema de ideias ou um guia para especulação. Ora, a verdadeira doutrina é prática e aponta para a reta ordenação da convivência. Foi nesse sentido que Jesus Cristo disse ao concluir o Sermão do Monte: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mt 7.24).
No mundo de hoje, principalmente no convívio com seus colegas, não adianta muita coisa apenas afirmar a sua fé. É preciso viver o que você afirma como verdade de fé. O verdadeiro avivamento nos capacita a praticar o que Jesus nos ensinou.

2.3. Inconformados com o mundo.

Conhecendo e praticando a doutrina de Cristo é inevitável o confronto com o mundo, pois se trata de um sistema absolutamente antagônico ao Reino de Deus. O sistema de ideias deste mundo é contra tudo o que Jesus disse e fez, Sua avanlache de pecados e corrupção tenta esmagar a igreja. Por isso, não se conformar com o mundo, não se deixar formatar por ele, é o nosso desafio e meta. Para isso, o contínuo avivamento espiritual leva-nos a ter um sentimento de inconformidade com o mundo e não permite nos acostumarmos com os seus valores. Então, você tem se conformado ou se inconformado com o mundo?

AÇÃO TÓPICO 2

Quando pensamos em fazer um bolo é indispensável procurar uma forma- Quadradas, redondas, retangulares, baixas, altas, com furo no meio, uma variedade imensa. As formas têm a função de dar forma ao bolo. O mundo também tem as suas formas, porém, diferente das de bolo, as formas do mundo dão forma as vidas. Converse com os alunos que o apóstolo Paulo nos alertou para não deixarmos o mundo dar forma as nossas vidas.

3. O CONTÍNUO AVIVAMENTO É UM TEMPO DE RENOVAÇÃO, MAS

TAMBÉM DE DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

3.1. Um tempo marcado por Deus.

Um dos sinais que revelam uma verdadeira e graciosa renovação espiritual, confirmando a autenticidade do avivamento, é o modo espiritual, sobrenatural e divino que a maravilhosa experiência revela. Não se trata de um evento agendado, planejado nem manipulado emocionalmente por pessoas, mas a disposição sincera de esperar em Deus, orando com fervor e persistência (At 1.14; 2.1), nos preparando para chegar o tempo de renovação e avivamento espiritual. Contudo, a Palavra de Deus mostra que tanto o querer quanto o efetuar vem de Deus (Fp 2.13). Por isso, precisamos estar atentos para não denominar todo e qualquer movimento de "avivamento".

3.2. Um tempo de discernimento espiritual.

O pastor Claudionor de Andrade, em sua obra Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento, editada pela CPAD, no capítulo intitulado "O Avivamento não é meramente místico, é acima de tudo Espiritual" (p.153), afirma que é preciso cuidado e discernimento, pois muitos movimentos tidos como espirituais são desprovidos de sólidas bases bíblicas, O resultado: crescem como joio em meio ao trigo (Mt 13.25), produzindo muitos falsos ensinamentos que mais se parecem com doutrinas de demónios (1 Tm 4.1).

3.3. Estejamos, pois em alerta.

O autor continua a sua reflexão perguntando o que se quer dizer com "dentes de ouro"; "Cair no Espírito"; "Unção do riso". E os movimentos que tendem a colocar preço nas bênçãos do Senhor como a famigerada Teologia da Prosperidade, da Confissão Positiva, do Triunfalismo, da Maldição Hereditária, da Regressão Psicológica (pp.155,56). Alertando o povo de Deus, o pastor Claudionor arremata:"[...] não vamos deixar que tais coisas nos tirem à força, o verdadeiro avivamento" (p.163).Portanto, discernindo o tempo e as coisas, que venhamos desejar viver uma autêntica renovação espiritual. Deus quer isso para você e deseja o seu aperfeiçoamento até que chegue o dia perfeito (Pv 418).

AÇÃO TÓPICO 3

O mundo é um lugar hostil para com a fé cristã. Com o tempo, a fé cristã pode sofrer o desgaste dos anos. Converse com seus alunos sobre a necessidade de haver um renovo espiritual para "oxigenar" a nossa fé.
CARO PROFESSOR, dentro do entendimento armininiano, defendido no escopo da teologia das Assembleias de Deus, queremos reforçar que, em relação ao Espírito Santo, não existe "uma vez cheio, sempre cheio". É preciso continuar sendo cheio em todo tempo. Por isso, busque ser cheio do Espírito a cada dia para que você continue sendo uma bênção.

SUBSIDIO

"Uma experiência Contínua, Paulo encorajou os crentes a 'encher-se [literalmente, 'continuar sendo cheios'] do Espírito' (Ef 5.18). Os versículos que se seguem são de interesse especial (vv. 19.21), Eles dão diversos exemplos daquilo que irá demonstrar uma vida cheia do Espirito:
(a) falar uns com os outros com salmos, hinos e canções espirituais; (b) cantar e fazer música para o Senhor;
(c) sempre dar graças a Deus Pai por tudo, no nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
(d) submeter-se uns aos outros em temor de Deus. Seguindo este último item está o tratamento extensivo dos relacionamentos de marido e mulher; de pais e filhos e de senhores e escravos (empregadores e empregados).
É assim claro que a vida verdadeiramente cheia do Espírito inclui encorajamento de companheiros crentes (veja a passagem paralela em Cl 3. 16), adoração genuína, uma atitude reta com relação às circunstâncias e relações interpessoais adequadas. Carson comenta que a ordem de Paulo de ser cheio do Espírito "é vazia se Paulo não pensa que é perigosamente possível para os cristãos serem "vazios" do Espírito. Isso parece ser o pensamento, sob panorama diferente, por trás da admoestação de Paulo a Timóteo para despertar 'o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos' (2 Tm 1. 6; veja também 1Tm 4.14)" (PALMA, Anthony D. O Batismo no Espírito Santo e com Fogo. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp.100.01).

PARA CONCLUIR

O crescimento numérico dos "evangélicos" no Brasil nas últimas décadas é inegável. Não podemos negar que de alguma forma Deus está agindo. Porém, também não podemos fechar os olhos para os muitos problemas que afrontam o Deus da Igreja. É hora de clamarmos a Deus por um autêntico avivamento em nossas vidas. Um avivamento e que nos faça ser mais parecidos com Jesus, rejeitando as ideias do mundo, mas experimentando o doce mover do Espírito Santo. 

HORA DA REVISÃO

1. Por que os Discípulos foram chamados de cristãos em Antioquia?
Porque as pessoas enxergaram neles as ações do próprio Cristo {At 11.26).
2. O que o Apóstolo Paulo quis dizer quando comparou os cristãos a uma carta escrita por Cristo?
O apóstolo queria dizer que os cristãos serviam de "carta" para que os homens pudessem ler a mensagem de Jesus (2 Co 3.3), ao olhar para a prática de fé deles.
3. O que significa ortodoxia e ortopraxia?
Ortodoxia é a crença correta e a ortopraxia é a prática correta.
4. Em relação ao mundo (como sistema), qual o sentimento gerado na igreja quando ocorre um avivamento?
Um sentimento de inconformidade.
5. Qual é a fonte do verdadeiro Avivamento?
O avivamento nasce em Deus.
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.ocm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.