ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Subsidio pre-adolescentes n.3 Luicas 19.1-11



SUBSIDIO PRE-ADOLESCENTES N.3 LUCAS 19.1-11A lição de hoje encontra-se em: Lucas (19.1-10.)    
                        Prezado(a) professor(a),
                    Professor Escritor mauricio Berwald

Na lição desta semana, compartilhe com seus alunos uma verdade que precisa ser reforçada com veemência: Deus não faz acepção de pessoas. A história de Zaqueu é um exemplo claro do amor divino pelo pecador. Deus não delimita cor, idade, riqueza ou pobreza como critérios para amar as pessoas, mas todos são tratados por Ele da mesma maneira. Nem mesmo ser um bom religioso é critério para Deus privilegiar uma pessoa em detrimento de outra.
Uma característica marcante do amor de Deus é que Ele decidiu amar o ser humano independentemente de seu estado pecaminoso. Em sua Carta aos crentes de Roma, o apóstolo Paulo enfatiza que não há diferença entre povos, porque todos pecaram e estão separados da glória de Deus (Rm 3.22,23). Então, Deus prova o seu intenso amor para conosco quando Cristo morreu por nós, antes mesmo que pensássemos em nos arrepender (Rm 5.8). E esse amor é demonstrado na pessoa de Jesus que, ao ver o pecador Zaqueu em sua triste condição, foi ao seu encontro a fim de salvá-lo.

INTRODUÇÃO
Os publicanos

“Para financiar seu império mundial, os romanos arrecadavam, de todas as nações sob seu controle, grandes quantias em forma de impostos. Os judeus se opunham ao pagamento dessas taxas, por terem de sustentar um governo secular com deuses pagãos, porém eram forçados a pagar. Os cobradores de impostos estavam entre as pessoas mais impopulares de Israel. Judeus de nascimento, os publicanos escolheram trabalhar para Roma, por isso eram considerados traidores de Israel. Além disso, era de conhecimento de todos que os publicanos enriqueceram por meio da extorsão de seus companheiros judeus. Assim, não é de admirar que alguns tenham murmurado contra o Senhor Jesus, por Ele ter ido à casa de Zaqueu. Apesar de Zaqueu ser um trapaceiro e renegado, Jesus o amou e, em resposta, esse cobrador de impostos se converteu. Em toda a sociedade, certos grupos de pessoas são considerados intocáveis ou indesejáveis, por causa de suas opiniões políticas, de seu comportamento imoral ou estilo de vida. Não devemos ceder à pressão social que nos força a evitar tais pessoas. Jesus as ama, e elas precisam ouvir as Boas Novas.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p. 1391).
Aproveite a ocasião e converse com seus alunos a respeito da amizade que eles têm com pessoas que não pertencem à igreja. Deixe que expressem o que pensam a respeito. Em seguida, explique que não devemos ignorar a amizade dessas pessoas, ainda que não concordamos com as suas atitudes. Antes o nosso papel é influenciá-las com o nosso testemunho para que elas também possam se converter a Cristo, afinal de contas, a nossa missão é pregar a Palavra de Deus em tempo e fora de tempo (1 Tm 4.2). O grande diferencial é não compartilhar do pensamento e comportamento mundanos que são contrários à Palavra de Deus. Mas isso não significa que devemos ignorar essas pessoas, pelo contrário, devemos ser agradáveis a fim de conquistá-las para Cristo. Ao final, reforce esta verdade: “Deus não faz acepção de pessoas”.NOTAS Educação Cristã - Publicações CPAD


     COMENTARIO BIBLICO LUCAS 19.1-11 

Verso 1 
Lucas 19: 1 . E Jesus. O EV fornece "Jesus".

Estava passando por Jericó. Ele ainda não passou por completo, quando conheceu Zaccheus. Portanto, não é necessário supor que a casa de Zaqueu estava fora da cidade, no caminho de Jerusalém. Em Jericó, veja Mateus 20:29 .

Versos 1-10 

ZAQUEU O PUBLICANO

. O incidente é peculiar a Lucas e é uma prova de independência. "A ideia fundamental do Evangelho de Lucas exigia que o favor mostrado ao publicano rico não fosse omitido. Mateus e Marcos estão tão empenhados em retratar a grande procissão ao banquete em sua unidade, que não podem permanecer em outro episódio, como o de Zaqueu, além da cura do cego. Mateus de fato, sendo ele mesmo um publicano, pode hesitar com o modéstia para registrar de forma proeminente tantos exemplos de favor mostrados aos publicanos; E Mark, escrevendo principalmente para cristãos romanos, provavelmente preferirá omitir uma nova lembrança do ódio amargo que subsistia entre os judeus e os romanos (Lange).
Verso 2 
Lucas 19: 2 . Zaccheus. O nome é a palavra hebraica que significa "puro", com um final grego ligado a ele. Ele era, portanto, de origem judaica (comp. Lucas 19: 9 ).
Um publicano-chefe. Provavelmente o superintendente dos coletores de impostos comuns. A prática de cultivar as receitas para os cavaleiros romanos encorajou a extorsão. Zaccheus provavelmente era o principal agente da pessoa que ocupava o privilégio do governo. A receita em Jericó foi, sem dúvida, considerável, e principalmente derivada de impostos sobre o bálsamo tão abundantemente produzidos no bairro, ao longo das margens do Jordão.
E ele era rico. Isto é mencionado, para preparar o caminho para o idioma de Lucas 19: 8 .
Verso 3 
Lucas 19: 3Lucas 19: 3 . Quem era, ou "qual (entre a multidão) era Ele". Zacqueus tinha ouvido falar de Jesus, mas nunca o tinha visto. Sua única curiosidade é mencionada aqui; Mas algum motivo melhor, por mais ilimitado que fosse, indubitavelmente o influenciou.
Não podia para a multidão. Ele tentou, mas falhou por causa da multidão, sua estatura, tornando-se necessário aproximar-se para ver.
Verso 4 
Lucas 19: 4Lucas 19: 4 . San antes. Uma evidência de grande desejo, especialmente em um homem de riqueza.
Uma árvore de sicômoros. A figueira egípcia, que se assemelha em muitos aspectos à amoreira. Não é idêntico ao 'sycamine' (cap. Lucas 17: 6Lucas 17: 6 ), e completamente diferente do sicômoro moderno. A derivação da palavra favorece a ortografia: sycomore (fig-mulberry). Veja o corte que acompanha.
Passaria assim. Isso mostra que era conhecido o caminho que Jesus levaria. Daí a forte probabilidade de ele estar no caminho direto de Jerusalém.
Verso 5 
Lucas 19: 5 Lucas 19: 5Lucas 19: 3 . Olhou, e disse. A leitura correta traz mais surpreendentemente o reconhecimento de Zaqueu pelo nosso Senhor. O conhecimento de seu nome é menos notável do que o conhecimento de seu coração. O conhecimento anterior está fora de questão (comp. Lucas 19: 3 ). Alguns supõem que o homem conhecido em Jericó foi visto pela multidão nesta posição singular, e seu nome passou de boca em boca, às vezes com desprezo e desagrado, às vezes com alegria, foi ouvido pelo nosso Senhor. Isso se insere em grande parte na narrativa simples, apenas para depreciá-la.
Hoje, etc. Possivelmente durante a noite, mas é mais provável que seja um descanso de meio dia, e que à tarde (sexta-feira, como pensamos), nosso Senhor passou para o bairro de Betânia, onde Ele jantou na casa De Simon o leproso depois do pôr-do-sol no sábado. A distância não era ótima demais para uma caminhada da tarde.
Eu devo. Na vida de nosso Senhor, especialmente nesta parte tão detalhada, cada evento foi ordenado de acordo com um plano divino. Este resto em Jericó serviu para consertar o tempo de outros eventos, como a ceia em Betânia, a entrada em Jerusalém (no dia em que o Cordeiro pascal foi separado para o sacrifício), etc. Além disso, havia uma necessidade moral de Amor que constrange nosso Senhor a permanecer, a fim de buscar e salvar este publicano, em quem havia um desejo espiritual. Todos os eventos desenvolvem o propósito de Deus, mas Seu propósito é salvar os pecadores.
Verso 6 
Lucas 19: 6Lucas 19: 6 . Alegremente. A curiosidade não era vaidosa; A presença e as palavras de nosso Senhor tiveram seu efeito apropriado.
Verso 7 
Lucas 19: 7Lucas 19: 7 . Todos murmuraram. Apenas os discípulos, mas a multidão de judeus, entre os quais sem dúvida muitos sacerdotes, já que Jericó era uma cidade sacerdotal.
Para hospedar. Não necessariamente permanecer durante a noite. A mesma palavra ocorre neste sentido em João 1:39João 1:39 , mas a hora do dia é especificada, para mostrar que tem esse significado.
Um pecador. Zaccheus, como publicitário, seria assim denominado, qualquer que fosse o seu caráter. Especialmente em uma cidade sacerdotal como Jericho, o publicano principal seria um objeto de desprezo. Mas sua própria confissão ( Lucas 19: 8Lucas 19: 8 ) implica que ele merecia o nome.
Verso 8 
Lucas 19: 8 Lucas 19: 8 . E Zaccheus ficou parado. A mesma palavra que no cap. Lucas 18:11 . Aqui implica que ele se aproximou e tomou posição, de forma formal com uma decisão alegre. Isso provavelmente aconteceu logo após o nosso Senhor ter entrado na casa.Lucas 18:11
A metade dos meus bens eu dou aos pobres. É improvável que Zaccheus já tenha feito isso; Este é o anúncio de seu propósito.
E se eu tiver, etc. Isso não implica incerteza, mas é uma forma mais suave de dizer "tudo o que eu tenho", etc.
Fortemente exigido. A palavra é derivada daquele equivalente ao 'sícophant'.
Eu restauro quatro vezes. Restituição de duplo a cinco vezes, foi ordenada no caso de roubo ( Êxodo 22: 1-7Êxodo 22: 1-7 ); Daí, isto é, por implicação, uma confissão de roubo.
Verso 9 
Lucas 19: 9Lucas 19: 9 . Salvação, no sentido mais completo.
Por enquanto (as edições mais antigas do VE lêem: "forsomuch as"). A razão pela qual a salvação havia chegado era que ele também, assim como os outros judeus, que o desprezavam como pecador ( Lucas 19: 7 Lucas 19: 7 ), era filho de Abraão, tendo agora aproveitado de seus direitos como judeu, recebendo assim o Senhor. A restituição prometida não trouxe salvação. Nem ele era um gentio que se tornou por arrependimento "um filho de Abraão"; Se ele fosse um gentio, teria sido feita menção nos murmúrios hostis ( Lucas 19: 7 ).Lucas 19: 7
Verso 10 
Lucas 19:10 Lucas 19:10 . Para, etc. Comp. Mateus 18:11 , que as melhores autoridades omitem.Mateus 18:11
Para procurar, como pastor, comp. rachar. Lucas 15: 4 Lucas 15: 4 . Era "a ovelha perdida da casa de Israel" a quem o Senhor foi enviado ( Mateus 15:24Mateus 15:24 ). Zacqueus era um desses, e reconhecendo-se como tal recebeu o Mestre que o estava procurando.
Verso 11 
Lucas 19:11 Lucas 19:11 . Ouvi isso, ou seja, a conversa com Zaqueu. A parábola foi dita na casa, provavelmente da sala aberta, olhando para a corte, onde uma boa parte da multidão que o seguiu ( Lucas 19: 3 ), sem dúvida, permaneceu e murmurou ( Lucas 19: 7 ). Para eles, a parábola foi abordada.Lucas 19: 3 Lucas 19: 7
Adicionado. Para a conversa com Zaccheus.
Próximo a Jerusalém. A distância era de cerca de quinze milhas inglesas.
E porque eles supuseram, isto é, a multidão, embora os discípulos fossem incluídos, já que ainda não estavam curados de suas esperanças carnais.
Que o reino de Deus aparecesse imediatamente. Esta jornada pública a Jerusalém, assistida por tantos milagres e discursos impressionantes, foi considerada como introdutória de um reino messiânico de esplendor temporal. Jerusalém estava tão perto que isso era imediatamente esperado; Quanto mais desde que nosso Senhor acabou de falar da chegada real do Filho do homem ( Lucas 19:10Lucas 19:10 ). A parábola foi projetada para contestar a idéia de que a glória do reino messiânico apareceria de uma só vez, sem uma separação prévia do Mestre de Seus servos, a quem Ele retornaria como Rei.(BIBLIOGRAFIA Comentário Popular de Schaff sobre o Novo Testamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.