ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Subsidio adultos O Deus das missões n.6




                        Professor Escritor Mauricio Berwald

Verso 19 

João 20:19João 20:19 . Quando, portanto, era naquela noite, o primeiro dia da semana, e quando as portas haviam sido fechadas, onde os discípulos eram por medo dos judeus, veio Jesus e ficou no meio; E disse-lhes: Paz seja contigo. A mensagem enviada pelo Senhor aos Seus discípulos através de Maria Madalena foi: "Eu subi para o Pai". Em outras palavras, foi uma indicação para eles de que a glorificação tinha começado, cuja característica distintiva seria a doação do Espírito sobre os membros do corpo de Cristo. Em este pensamento reside a conexão entre a última narrativa e que agora diante de nós, bem como o ponto de vista especial a partir do qual o evangelista deseja que olhar para a manifestação do Ressuscitado que ele está prestes a se relacionar. Lucas 24: 36-43Neste também vemos a diferença de objetivo entre João e Luke, no que é universalmente permitido ser o registro da mesma cena ( Lucas 24: 36-43 ). Lucas nos revelaria a realidade do corpo da ressurreição e mostraria que Jesus é substancialmente o mesmo que tinha sido: João nos mostraria que, enquanto ele é substancialmente o mesmo, contudo é Jesus cheio do Espírito a quem contemplamos . Daí a estrutura da narrativa de João, na qual se observará que a segunda "Paz seja contigo" ( João 20:21João 20:21 ) retoma a mesma expressão em João 20:19João 20:19 (comp., Capítulo João 13: 313: 3 ) , E que João 20:20João 20:20 é, em certo sentido, entre parênteses. Este objetivo do nosso Evangelista também explica o estresse que é imposto ao fato de que esta manifestação de Jesus ocorreu "quando as portas haviam sido fechadas". João 20:26Para ver algo milagroso, isto é claro, semelhante à repetição da declaração abaixo ( João 20:26 ), e de todo o tom e suporte da narrativa. Alguma idéia, portanto, da retirada dos parafusos das portas deve ser imediatamente descartada.
 É impossível fazer justiça à passagem, a não ser que possamos admitir que, no momento em que as portas estavam fechadas, e quando ninguém podia entrar através delas da maneira comum, Jesus de repente se colocou no meio dos discípulos. Mas isso é tudo o que temos o direito de dizer. A farsa de toda a cena apresentada por aqueles que ridicularizaram a idéia de que um corpo com "carne e ossos" ( Lucas 24:39Lucas 24: 39 ) deve penetrar através da substância da madeira, não encontra nenhum semblante nas palavras com as quais temos que lidar. Esse pensamento não está presente na mente de João. Ele se habita, e ele nos faria morar, com a simples circunstância de que, num instante em que um corpo humano comum não poderia ter entrado no apartamento porque as portas estavam fechadas, o glorificado Jesus veio e ficou no meio. Assim, a passagem nos mostra o que é sem dúvida milagroso, o que está em desacordo com o nosso conhecimento atual das propriedades de um quadro material, mas ao mesmo tempo nada indigno da solenidade da hora. 
Emmaus Jesus, de repente, desapareceu daqueles cujos olhos foram abertos e que O conheciam, então aqui Ele aparece com igual rapidez para aqueles que estão prontos para reconhecê-Lo. Como Ele assim apareceu através dos obstáculos físicos apresentados por um quarto fechado de todos os lados, não é possível para nós dizer. As propriedades da matéria espiritualizada e glorificada nos são completamente desconhecidas por qualquer experiência própria, nem a luz lançada sobre eles aqui além disso, - que Jesus, em Sua humanidade glorificada, teve o poder de estar presente quando Ele quisesse, sem Referência às leis comuns que controlam os movimentos dos homens. Nesta sujeição absoluta do corpo ao espírito, João vê prova e ilustração do fato de que, na pessoa do dualismo de Jesus, desapareceu, e que a unidade perfeita do corpo e do espírito foi alcançada. A velha luta entre o material e o espiritual, entre o limitado e o ilimitado, acabou: o espiritual e o ilimitado têm controle absoluto. 1 Coríntios 15:45Como "o primeiro Adão tornou-se uma alma viva", então "o segundo Adão tornou-se um Espírito vivificante" ( 1 Coríntios 15:45 ), e tal vida do Espírito os discípulos receberão imediatamente. - 
A saudação do Salvador quando Ele se manifestou foi "paz seja contigo"; E o significado e a força da saudação são aprofundados pelo contraste com o "medo dos judeus" falados imediatamente antes. Como no cap. João 14:27João 14:27 (ver comentário), esta é a saudação de um Mestre que se aproxima, não de um Pai moribundo. Em meio aos problemas do mundo sobre o qual os discípulos estão prestes a entrar, e quando não há ajuda do homem, Jesus está pronto para falar paz: "No mundo eles têm tribulação", mas nele "paz" (cap. João 16:33João 16:33 ). João 20: 18-19- Observa-se que o Evangelista parece distinguir cuidadosamente entre "os discípulos" ( João 20: 18-19 ) e "os Doze" ( João 20:24 João 20:24Lucas 24:33 ). Por conseguinte, deveríamos naturalmente concluir que esta manifestação do Senhor ressuscitado não se limitava aos apóstolos; E Lucas 24:33 mostra que esta conclusão está correta.

Versos 19-23 
Maria Madalena levou aos discípulos as novidades com as quais foi acusada. Temos agora a primeira aparição deles do Ressuscitado.

Verso 20 

João 20:20João 20:20 . E quando ele disse isso, mostrou a ambos as mãos e o lado dele. Se as palavras de Lucas 24:40Lucas 24:40 são genuínas, os pés também foram mostrados; Mas a autenticidade dessa passagem é muito duvidosa para nos permitir argumentar com confiança. Em qualquer aspecto, o corpo glorificado de Jesus diferiu do que tinha sido antes da sua morte, havia pelo menos o suficiente de semelhança para tornar a identificação não só possível, mas o resultado necessário de uma observação cuidadosa; E é de notar que o próprio Evangelista que nos deu a concepção mais marcante da mudança que sofreu é aquele por quem a identificação também está claramente estabelecida. Devemos errar, no entanto, Se pensarmos que o único objeto que Jesus tinha em vista ao mostrar Suas mãos e Seu lado era a identificação. Ele também conectaria Sua atual glorificação com os seus sofrimentos no passado . Mesmo agora, em meio à Sua glória, o Seu povo não deve esquecer que o caminho dele foi a Cruz. Ele é o Cordeiro que foi "morto" (comp. Apocalipse 5: 6 Apocalipse 5: 6 , Apocalipse 5:12Apocalipse 5:12 ).

Os discípulos, portanto, se alegraram quando viram o Senhor. Essas palavras descrevem o efeito da manifestação sobre os discípulos (comp. Cap. João 16:22João 16:22 ). Aqueles que assim se regozijam ao vê-Lo estão preparados para outras manifestações de Sua graça.

Verso 21 

João 20:21 João 20:21 . Jesus, portanto, disse-lhes novamente: a paz seja contigo. As palavras são exatamente as mesmas antes ( João 20:19 ), mas devem ter ido para casa com um poder mais profundo para os corações dos discípulos, que agora entendiam mais completamente a Pessoa de quem vieram. Eles preparam o caminho para que a grande comissão seja dada, uma comissão que, em meio a todas as provações que ela trazia com ela do mundo, os discípulos devem executar em paz.João 20:19

Assim como o Pai me enviou, eu também te envio. As palavras "mesmo como" trazem a correspondência próxima entre a missão de Jesus e aquilo sobre o qual Ele envia seus discípulos. Em ambos os casos, era uma missão de auto-negar o amor aos homens; Em ambos de trabalho, sofrimento e morte, seguido de glória; Em ambos temos o pensamento de serviço voluntário imposto por uma autoridade que é suprema. Nós já encontramos palavras que expressam um pensamento muito parecido na oração de intercessão do nosso Senhor: "Mesmo quando você me enviou para o mundo, eu também enviei-os para o mundo" (cap. João 17:18 João 17:18 ). Mas há um importante ponto de diferença, que uma tradução em inglês não exibe. No cap. 17 a palavra grega para "enviado" é a mesma em ambos os membros da sentença; No verso que nos precede é de outra forma. Aqui, a cláusula anterior ("Mesmo como o Pai me enviou ") contém a palavra do cap. João 17:18 ( apostello ), mas na última cláusula ("Eu também envio para você") o verbo é diferente ( pempo ) . A distinção em sentido parece ser que a segunda palavra expressa missão, a primeira comissão mais adequada .
 Quando o primeiro é usado, nossos pensamentos se voltam para uma embaixada especial e instruções especiais que o embaixador recebe; O segundo traz em vista, sim, a autoridade do remetente e a obediência do enviado. As duas palavras, portanto, podem ser usadas tanto do nosso Senhor quanto dos Seus discípulos. Assim, em mais de vinte versos deste Evangelho, Jesus aplica a segunda palavra a si mesmo (veja especialmente o tio João 4:34 , "Minha carne é fazer a vontade daquele que me enviou"); Enquanto em passagens como o cap. João 6:29 , João 17: 3 ( João 17: 8 ; João 17:18 ; João 17:21 ; João 17:23 ; João 17:25 ), encontramos em vez disso a palavra mais expressiva. No cap. João 5: 36-37 , e novamente no cap. João 7: 28-29 , os dois são reunidos, como estão aqui; E a adequação de cada palavra em seu lugar pode ser facilmente vista. Em pedaços, João 5:37 e João 7: 28 nosso pensamento deve descansar principalmente no remetente; Mas em chaps, João 5:36 e João 7:29 sobre a comissão que o Pai deu ao Seu Filho. Por outro lado, a palavra apostello é usada por Jesus em relação a Seus discípulos no cap. João 4:38 ('Eu enviei você para colher'), bem como no cap. João 17:18 ; E é, de fato, a palavra a partir da qual derivou o nome distintivo dos Doze, "apóstolos". Vários pensamentos são sugeridos aqui pela transição marcada e repentina de uma palavra para a outra. 
Pode-se dizer com a verdade que, como cap. João 17:18 tem sua aplicação primária aos apóstolos, a palavra que designa seu escritório especial foi naturalmente escolhida ali; Aqui, Pelo contrário (ver nota sobre João 20:19 ), os discípulos em geral são endereçados, os discípulos que são representantes de toda a Igreja de Cristo. Novamente, a palavra pela qual Jesus aqui expressa a missão de Seus discípulos (pempo) é aquela que traz em alívio sua separação de Sua presença corporal: antigamente estavam continuamente ao Seu lado, mas agora deveriam ser demitidos por seu trabalho durante todo o período. Mundo ( Mateus 28:19 ). Um outro pensou que era impossível ignorar. Há uma dignidade peculiar na evasão por parte do Senhor ressuscitado daquela forma de expressão, que parece identificar duas relações que (por mais próximas que sejam às vezes associadas) sejam essencialmente distintas. Nenhum discípulo humano pode realmente suportar a comissão de Jesus como Jesus tem o que Ele recebeu do Pai (nota comp. João 20:17 ). 
Por design, portanto, o Senhor aqui, reservando para si a palavra superior, fala dos discípulos como Seus enviados ao mundo. A comissão que eles possuem de Ele recebe menção separada em um versículo posterior ( João 20:23 ).João 17:18 João 4:34 João 6:29 João 17: 3 João 17: 8 João 17:18 João 17:21 João 17:23 João 17:25 João 5: 36-37 João 7:28 -29 João 5:37 João 7:28 João 5:36 João 7:29João 4:38 João 17:18 João 17:18 João 20:19 Mateus 28:19 João 20:17 João 20:23

Verso 22 
João 20:22 João 20:22 . E, quando disse isso, expulso sobre eles, e disse-lhes: Receba o Espírito Santo. Não só o Senhor ressuscitado, assim, enviou seus discípulos em sua missão ao mundo, Ele lhes deu também a preparação que deveria capacitá-los a cumprir sua confiança. A interpretação literal e correta do grego original não é "Receba o Espírito Santo", mas "Receba o Espírito Santo"; A diferença é, como foi apontado no cap. João 7:39 , que, segundo a última expressão, devemos entender não o Espírito Santo pessoal, mas o poder ou a influência sobre os corações dos homens. Foi no poder do Espírito Santo que Jesus entrou em Seu próprio ministério ( Lucas 4: 1 , onde a mesma expressão é usada aqui); Com a mesma preparação, a Igreja dele entrará na obra a que se chama. 
O presente agora concedido é, portanto, não apenas simbólico, mas real: naquele momento o Espírito foi dado. Tudo isso está em perfeita harmonia com as palavras do cap. João 7:39 , porque neste momento a glorificação de Jesus começou (veja nota sobre João 20:17 ). O dom, também, não foi transmitido apenas aos apóstolos, mas a todos os discípulos presentes; É um presente não apenas para o ministério, mas para toda a Igreja de Cristo. Se assim for, a questão interessante imediatamente surge: qual é a relação do presente falado aqui com o concedido no Pentecostes? A resposta parece ser que aqui o presente se relaciona com a vida interior dos discípulos, com o equipamento mais externo para seu trabalho; Aqui para a iluminação e aceleração de suas próprias almas, para se preparar para produzir um efeito sobre os outros. Talvez possamos buscar uma ilustração (a ser aplicada, como sempre, com reserva) da vida do próprio Salvador. 
À medida que Seu ministério público começou quando o Espírito Santo desceu sobre Ele no Seu batismo, seus apóstolos também receberam sua plena comissão e poder no dia de Pentecostes. Mas, como antes de Seu batismo, o Espírito Santo descansou continuamente sobre Ele, então agora, antes de Pentecostes, a mesma influência sagrada é conferida aos Seus discípulos, preparando-os para o dia da consagração final ao seu trabalho. De fato, muitas vezes foi mantido que temos diante de nós uma promessa e não um presente presente. Mas tal não pode ser o significado da linguagem que é usada aqui. Mesmo que fosse concedido que a palavra "Receber" pudesse ser entendida como uma garantia de um presente futuro, a ação que acompanha a palavra deve implicar muito mais do que isso. "Ele respirou sobre eles:" este certamente era o símbolo externo de uma transmissão real - de Sua respiração neles (veja Gênesis 2: 7 , onde a mesma palavra é usada) o poder e a influência de que Ele falou. E, no entanto, é verdade que este presente foi presente (atual) e também futuro (uma promessa). Como presente, trouxe consigo a aceleração da vida espiritual; Como futuro, incluiu em si tudo o que Pentecostes deu.
 O primeiro pensamento é importante em relação ao desenvolvimento dos discípulos: o último em sua conexão com João 20:23 ,João 7:39 Lucas 4: 1 João 7:39 João 20:17 Gênesis 2: 7 João 20:23 João 16:26
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.