ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Subsidio CPAD pre-adolescentes Deus justo n.4



                        Subsidiopré-adolescentes n.4 2017

                      Deus o justo juiz Romanos 2.1-16

                            Escritor Professor Mauricio Berwald


Introdução

O âmbito dos dois primeiros capítulos desta epístola pode ser recolhidas a partir de Romanos 3: 9 : "Nós já demonstramos que, tanto judeus como gregos que todos estão debaixo do pecado". Este provámos sobre os gentios ( Romanos 1: 1-32 ), agora, neste capítulo, ele prova que sobre os judeus, como parece pelo Romanos 2: 1-17 ". És chamado judeu", I. Ele prova em geral que judeus e gentios em pé sobre o mesmo nível de antes da justiça de Deus, Romanos 2: 1-11 . II. Ele mostra mais particularmente que pecados os judeus eram culpados de, não obstante a sua profissão e pretensões vãs ( Romanos 2: 17-29 ).

Versos 1-16
Equidade do Governo Divino.
         
1 Por isso és inexcusável, ó homem, qualquer que tu és que julgas; pois em que tu julgas outro, te condenas a ti mesmo por quem julgas as mesmas coisas.

 2 Mas estamos seguros de que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que cometerem tais coisas. 3 E pensas assim, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, e fazem o mesmo, para que te livre do juízo de Deus? 4 Ou desprezas as riquezas da sua bondade e paciência e longanimidade, não sabendo que a bondade de Deus te conduz ao arrependimento? 5 Mas, depois que a tua dureza e o teu coração impenitente atentam para ti a ira contra o dia da ira e revelação do justo juízo de Deus 6 Quem dará a cada um segundo as suas obras: 7 Àqueles que por perseverança no bem fazer procuram Glória e honra e imortalidade, a vida eterna; 8 mas aos que são contenciosos, e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça, à indignação e à ira; 9 tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal, 10 Mas glória, honra e paz, a todo homem que pratica o bem, primeiro ao judeu, e também aos gentios; 11 pois não há respeito das pessoas com Deus. 12 Porque todos os que pecaram sem lei também perecerão sem lei, e quantos pecaram na lei devem ser julgados pela lei 13 (Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei 14 Porque, quando os gentios, que não têm a lei, fazem por natureza as coisas contidas na lei, estas, não tendo a lei, são uma lei para si mesmas; 15 que mostram a obra da lei escrita na sua lei corações, a sua consciência testemunho, e os seus pensamentos média, enquanto acusando ou então desculpando uns aos outros) 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

No capítulo anterior, o apóstolo havia representado o estado do mundo gentio como sendo tão ruim e negro quanto os judeus estavam prontos o suficiente para pronunciá-lo.
 E agora, projetando para mostrar que o estado dos judeus era muito ruim também, e seu pecado em muitos aspectos mais agravado, para preparar o seu caminho ele se coloca nesta parte do capítulo para mostrar que Deus iria proceder em igualdade de condições de justiça Com judeus e gentios e agora com uma mão tão parcial como os judeus eram capazes de pensar que iria usar em seu favor.

I. Ele denuncia-los para a sua mania de censurar e presunção ( Romanos 2: 1 ): Tu és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que julgas. Como ele se expressa em termos gerais, a advertência pode chegar a esses muitos mestres ( Tiago 3: 1 ), de qualquer nação ou profissão que sejam, que assumem para si um poder de censura, controle e condenar os outros. Mas ele pretende especialmente os judeus, e para eles particularmente ele aplica esta carga geral ( Romanos 2:21 ), Tu que ensinas a outrem ensinas tu não te? Os judeus eram geralmente um tipo de gente orgulhosa, que olhava com muito desprezo e desdém sobre os pobres gentios, como não digno de ser ajustado com os cães do seu rebanho, enquanto enquanto eles eram tão ruins e imoral - -embora não idólatras, como os gentios, ainda sacrílegas, Romanos 2:22 . Portanto, tu és inexcusável. Se os gentios, que tinham, mas a luz da natureza, eram indesculpáveis ( Romanos 1:20 ), muito mais do que os judeus, que tinham a luz da lei, a vontade revelada de Deus, e por isso teve maior ajuda do que os gentios.

II. Ele afirma a justiça invariável do governo divino, Romanos 2: 2,3 . Para dirigir para casa a convicção, ele aqui mostra o que é um Deus justo que é com quem temos que fazer, e quão justo em seus procedimentos.

É comum com o apóstolo Paulo, em seus escritos, mediante menção a algum ponto material, para fazer grandes digressões sobre ele como aqui a respeito da justiça de Deus ( Romanos 2: 2 ) que o juízo de Deus é segundo a verdade, - -segundo as regras eternas de justiça e equidade, - de acordo com o coração, e não de acordo com a aparência externa ( 1 Samuel 16: 7 ), - de acordo com as obras, e não no que diz respeito às pessoas, é uma doutrina De que estamos todos seguros, pois ele não seria Deus se não fosse justo, mas cabe especialmente aos que consideram que condenam os outros pelas coisas de que eles próprios são culpados, e assim, enquanto praticam o pecado e persistem nisso Pratica, pensa subornar a justiça divina protestando contra o pecado e exclamando em voz alta sobre outros que são culpados, como se pregar contra o pecado expiaria por sua culpa. Mas observe como ele coloca à consciência do pecador ( Romanos 2: 3 ): pensas tu, ó homem? Ó homem, uma criatura racional, uma criatura dependente, feita por Deus, sujeita sob ele, e responsável perante ele. O caso é tão claro que podemos nos aventurar a apelar para os próprios pensamentos do pecador: "Podes pensar que ? Tu escapar do julgamento de Deus Pode o de coração em busca de Deus ser imposta por pretextos formais, o justo Juiz de todos para subornado E adiar? " Os pecadores políticos mais plausíveis, que se absolver diante dos homens de maior confiança, não pode escapar do julgamento de Deus, não pode evitar ser julgado e condenado.

III. Ele elabora uma acusação contra eles ( Romanos 2: 4,5 ), constituído por dois ramos: -

1. Desprezo a bondade de Deus ( Romanos 2: 4 ), as riquezas da sua bondade. Isto é especialmente aplicável aos judeus, que tinham singulares fichas do favor divino.

 Os meios são misericórdias, e quanto mais luz pecamos contra mais amor contra o qual pecamos. Pensamentos baixos e medíocres da bondade divina estão no fundo de uma grande quantidade de pecado. Há em cada pecado voluntário um desprezo interpretativa da bondade de Deus que está rejeitando em suas entranhas, particularmente a bondade de sua paciência, sua paciência e longanimidade, tomando ocasião daí para ser muito mais ousada no pecado, Eclesiastes 8 : 11 . Sem saber, ou seja, não considerando, não sabendo prática e com aplicação, que a bondade de Deus te guia, a concepção de que é a ti levar, ao arrependimento. Não é suficiente para nós saber que a bondade de Deus o leva ao arrependimento, mas devemos saber que ele leva -nos - te em particular. Veja aqui o método que Deus toma para levar os pecadores ao arrependimento. Ele leva-os, não os leva como animais, mas leva-los como criaturas racionais, atrai-los ( Oséias 02:14 ) e é a Deus que conduz, laços de amor, Oséias 11: 4 . Compare Jeremias 31: 3 . A consideração da bondade de Deus, sua bondade comum a todos (a bondade de sua providência, de sua paciência e de suas ofertas), deve ser eficaz para nos levar a todos ao arrependimento e a razão pela qual tantos continuam na impenitência é porque Eles não sabem e consideram isso.

2. provocando a ira de Deus, Romanos 2: 5 .

O surgimento desta provocação é um coração duro e impenitente ea ruína dos pecadores é a sua caminhada depois de um tal coração, sendo conduzido por ele. Para o pecado é andar no caminho do coração e quando é um coração duro e impenitente (dureza contratada pelo costume longo, além do que é natural), quão desesperado deve ser o curso! A provocação é expressa por acumulando ira. Aqueles que continuam em um curso de pecado estão atendo até a ira deles mesmos. Um tesouro denota abundância. É um tesouro que será gasto para a eternidade, e ainda nunca exausto e ainda os pecadores ainda estão adicionando a ele como um tesouro. Cada pecado voluntário contribui para a pontuação, e vai inflamar o acerto de contas traz uma ramificação para a sua ira, como alguns ler que ( Ezequiel 08:17 ), eles a chegar o ramo ao seu nariz. Um tesouro denota sigilo. O tesouro ou revista da ira é o coração do próprio Deus, no qual encontra-se escondido, como tesouros em algum lugar secreto selado ver Deuteronômio 32:34 ; Job 14:17 . E ao mesmo tempo que denota reserva para mais alguma ocasião como os tesouros do granizo são reservados para o dia da peleja e da guerra, Jó 38: 22,23 . Estes tesouros será quebrado aberto como as fontes do grande abismo, Gênesis 7:11 . Eles são apreciadas até ao dia da ira, quando serão dispensados por atacado, derramado por taças cheias. Ainda que o dia de hoje seja um dia de paciência e paciência para com os pecadores, ainda há um dia de ira vindo - ira e nada mais que ira. Na verdade, todos os dias é a pecadores um dia de ira, pois Deus está zangado com os ímpios todos os dias ( Salmo 07:11 ), mas não é o grande dia da ira vinda, Apocalipse 06:17 . E que dia da ira será o dia da revelação do justo juízo de Deus. A ira de Deus não é como a nossa indignação, calor e sem paixão, fúria não está nele ( Isaías 27: 4 ): mas é um julgamento justo, a sua vontade de punir o pecado, porque ele odeia-o como contrária à sua natureza . Este justo juízo de Deus é agora muitas vezes ocultos na prosperidade e sucesso dos pecadores, mas logo ele vai se manifestar antes de todo o mundo, esses transtornos aparentes definidas como direitos, e os céus proclamam a justiça dele, Salmo 50: 6 . Portanto, não julgue nada antes do tempo.

IV. Ele descreve as medidas pelas quais Deus procede em seu julgamento. Tendo mencionado o justo juízo de Deus em Romanos 2: 5 , ele aqui mostra que o juízo e a justiça dele, e mostra o que podemos esperar de Deus, e por qual regra de julgar o mundo. A equidade da justiça distributiva é a dispensação de carrancas e favores com respeito aos desertos e sem respeito às pessoas: tal é o julgamento justo de Deus.

1. Ele retribuirá a cada um segundo as suas obras ( Romanos 2: 6 ), uma verdade muitas vezes mencionado na escritura, para provar que o Juiz de toda a terra faz bem.

(1) Em dispensar seus favores e isso é mencionado duas vezes aqui, tanto em Romanos 2: 7,10 . Pois ele se deleita em mostrar misericórdia. Observar,

[1] Os objetos de seu favor: Aqueles que, com perseverança, & c. Através disto podemos experimentar o nosso interesse pelo favor divino, e pode, portanto, ser orientado o curso a tomar, para que possamos obtê-lo.
 Aqueles a quem o Deus justo vai premiar são, primeiro, como o Fix para si a extremidade direita, que procuram glória, e honra, e imortalidade isto é, a glória ea honra que são imortais-aceitação com Deus aqui e para sempre. Há uma ambição santa que está no fundo de toda a religião prática. Esta é a busca do reino de Deus, olhando em nossos desejos e objetivos tão elevados como o céu, e resolvido a assumir com nada menos do que isso. Esta busca implica uma perda, sensação de que a perda, o desejo de recuperá-lo, e perseguições e empreendimentos consoante a esses desejos. Em segundo lugar, Tais como, tendo fixado a extremidade direita, aderir ao caminho certo: A perseverança em fazer o bem. 1. Deve haver fazer o bem, trabalhar bem, Romanos 2:10 . Não é suficiente conhecer bem, falar bem, professar bem e prometer bem, mas devemos fazer bem: faça o que é bom, não só pelo assunto, mas pelo modo dele. Devemos fazê-lo bem. 2. A continuidade no bem-fazer. Não para um ajuste e um começo, como a nuvem da manhã eo orvalho precoce, mas devemos perseverar até o fim: é a perseverança que ganha a coroa. 3. A continuação do paciente. Esta paciência respeita não só a duração da obra, mas também as dificuldades dela e as oposições e dificuldades que podemos encontrar nela. Aqueles que vão fazer bem e continuar nele deve colocar uma grande dose de paciência.

[2.] O produto de seu favor.
Ele tornará a vida eterna. O céu é a vida, a vida eterna, e é a recompensa daqueles que pacientemente continuar na prática do bem e é chamado ( Romanos 2:10 ) glória, honra e paz. Aqueles que procuram glória, e honra ( Romanos 2: 7 ) deve tê-los. Aqueles que buscam a glória vã e honra deste mundo muitas vezes falta deles, e estão decepcionados mas aqueles que procuram glória imortal e honra devem tê-los, e não só glória e honra, mas de paz. A glória e a honra mundanas são comumente atendidas com problemas, mas a glória celestial ea honra têm paz com eles, paz eterna sem perturbações.

(2.) Em dispensar suas carrancas ( Romanos 2: 8,9 ). Observe, [1.] Os objetos de suas sobrancelhas franzidas.
 Em geral, aqueles que fazem o mal, mais especificamente descritos a ser como são contenciosos e não obedecem a verdade. Contencioso contra Deus. Cada pecado voluntário é uma briga com Deus, ele está lutando com nosso Criador ( Isaías 45: 9 ), a afirmação mais desesperada. O Espírito de Deus se esforça com os pecadores ( Gênesis 6: 3 ), e os pecadores impenitentes se esforçam contra o Espírito, revoltam contra a luz ( Jó 24:13 ), retém o engano, se esforçam para manter esse pecado que o Espírito se esforça para separá-los a partir de . Contencioso, e não obedecer a verdade. As verdades da religião não são apenas conhecidas, mas para serem obedecidas elas estão dirigindo, governando, comandando verdades relacionadas à prática.
A desobediência à verdade é interpretada como uma luta contra ela. Obedientes à iniqüidade --do qual lances injustiça-los fazer. Aqueles que se recusam a ser servos da verdade em breve serão os escravos da injustiça. [2] Os produtos ou instâncias desses carrancas: Indignação e ira, tribulação e angústia. Estes são os salários do pecado. Indignação e ira do causes-- tribulação e angústia os efeitos necessários e inevitáveis. E isso na alma almas são os vasos de que a ira, os temas de que a tribulação e angústia. O pecado qualifica a alma para esta ira. A alma é aquela do homem que está sozinha imediatamente capaz dessa indignação, e as impressões ou os efeitos da angústia dela. O inferno é tribulação eterna e angústia, produto da ira e da indignação. Isto vem de competir com Deus, da criação espinhos e abrolhos antes de um fogo que consome, Isaías 27: 4 . Aqueles que não se curvarem ao seu cetro de ouro serão certamente quebrados por sua vara de ferro. Assim Deus dará a cada um segundo as suas obras.

2. Não há acepção de pessoas com Deus, Romanos 2:11 .
 Quanto ao estado espiritual, há um respeito de pessoas, mas não como relação externa ou condição. Judeus e gentios estão no mesmo nível diante de Deus. Este foi o comentário de Peter após a primeira retirada do partição-parede do ( Atos 10:34 ), que Deus não faz acepção de pessoas e é explicado nas próximas palavras, que em qualquer nação, aquele que teme a Deus e pratica a justiça, É aceito dele. Deus não salva os homens com respeito aos seus privilégios externos, nem ao seu conhecimento estéril e à profissão da verdade, mas conforme o seu estado e disposição realmente são. Ao dispensar ambos os seus carrancas e favores é tanto para judeus e gentios. Se para os judeus em primeiro lugar, que tiveram maiores privilégios, e fez uma profissão maior, mas também aos gentios, cuja falta de tais privilégios não será nem desculpá-los do castigo da sua mal-fazer, nem impedi-los para fora da recompensa de seu bem -doing (ver Colossenses 3:11 ), para se não o juiz de toda a terra?

V. Ele prova o patrimônio de seus processos com tudo, quando ele deve realmente vir a julgar-los ( Romanos 2: 12-16 ), com base neste princípio, que o que é a regra da obediência do homem é a regra do julgamento de Deus. Três graus de luz são revelados aos filhos dos homens: -

1. A luz da natureza. Isto os gentios têm, e por isso eles serão julgados: Como muitos como pecaram sem lei perecerão sem lei , isto é, os gentios incrédulos, que não tinham outra guia, mas a consciência natural, nenhum outro motivo, mas comuns misericórdias, e não tinham A lei de Moisés nem qualquer revelação sobrenatural, não serão contados com a transgressão da lei que eles nunca tiveram, nem vêm sob o agravamento do pecado dos judeus contra e julgamento pela lei escrita, mas eles serão julgados por, como eles Pecado contra, a lei da natureza, não só como está em seus corações, corrompido, desfigurado e aprisionado na injustiça, mas como no original incorrupto que o Juiz mantém por ele. Além disso para limpar esta ( Romanos 2: 14,15 ), em um parênteses, ele evidencia que a luz da natureza era para os gentios em vez de uma lei escrita. Ele havia dito ( Romanos 2:12 ) que tinham pecado sem lei, que parece uma contradição para onde não há lei, não há transgressão. Mas, diz ele, embora eles não tinham a lei escrita ( Salmo 147: 20 ), eles tinham o que era equivalente, não para o cerimonial, mas a lei moral. Eles tinham a obra da lei. Ele não significa aquela obra que a lei ordena, como se pudessem produzir uma obediência perfeita, mas aquela obra que a lei faz. O trabalho da lei é dirigir-nos o que fazer, e examinar-nos o que nós fizemos. Agora, 
(1) Eles tinham aquilo que os dirigia o que fazer pela luz da natureza: pela força e tendência de suas noções e ditames naturais eles apreenderam uma diferença clara e vasta entre o bem e o mal. Eles fizeram por natureza as coisas contidas na lei. Eles tinham um senso de justiça e eqüidade, honra e pureza, amor e caridade, a luz da natureza ensinava obediência aos pais, piedade ao miserável, conservação da paz e da ordem pública, proibia assassinato, roubo, mentira, perjúrio, etc. Assim, eles eram uma lei para si mesmos. 
(2.) Eles tinham o que eles examinaram como o que eles tinham feito a sua consciência testemunho. Eles tinham dentro de si aqueles que aprovavam e recomendavam o que era bem feito e que os reprochavam pelo que era feito errado. A consciência é uma testemunha, e a primeira ou a última testemunha, embora por algum tempo ela possa ser subornada ou golpeada com as sobrancelhas. Ao contrário, é de mil testemunhas, testemunhando daquilo que é mais secreto e seus pensamentos acusadores ou dispensando, passando um julgamento sobre o testemunho de consciência através da aplicação da lei para o fato. Consciência é aquela vela do Senhor que não foi bem apagada, não, não no mundo dos Gentios. Os pagãos testemunharam o conforto de uma boa consciência.


Sem chicote foi ouvida, e ainda o coração culpado

Seus pensamentos Entretanto, Allelon metaxy - entre si, ou um com o outro. A mesma luz e lei da natureza que testemunha contra o pecado neles, e testemunhou contra ela em outros, acusados ​​ou desculpados uns aos outros. Vicissim, por isso, alguns lê-lo, por turnos de acordo como eles observaram ou quebrou essas leis e ditames naturais, suas consciências se quer absolver ou condenar. Tudo isto evidenciou que eles tinham o que era para eles em vez de uma lei, que eles poderiam ter sido governados por, e que irá condená-los, porque não foram tão guiados e governados por ele. De modo que os gentios culpados são deixados sem desculpa. Deus é justificado em condená-los. Eles não podem suplicar ignorância, e, portanto, são susceptíveis de perecer, se eles não têm outra coisa para pleitear.

2. A luz da lei. Este havia entre os judeus, e por isso eles serão julgados ( Romanos 2:12 ): A todos quantos pecaram na lei devem ser julgados pela lei.

 Eles pecaram, não só com a lei, mas  - na lei, no meio de tanta lei, no rosto e luz tão pura e limpar uma lei, as direções das quais foram tão completo e particular, E as sanções deste tão convincente e reforçando. Estes serão julgados pela lei sua punição deve ser, como o seu pecado se, tanto maior para terem a lei. Primeiro do judeu, Romanos 2: 9 . Será mais tolerável para Tiro e Sidon. Assim Moisés fez acusá-los ( João 05:45 ), e eles caíram sob as muitas listras daquele que soube a vontade do seu senhor, e não o fez, Lucas 12:47 . Os judeus se orgulhavam muito na lei, mas, para confirmar o que havia dito, o apóstolo mostra ( Romanos 2:13 ) que seu ter, e audição, e conhecendo a lei, não justificá-los, mas a sua fazê-lo. Os médicos judeus reforçaram seus seguidores com a opinião de que todos os judeus, por mais ruins que fossem, deveriam ter um lugar no mundo vindouro. Isso o apóstolo aqui se opõe: era um grande privilégio que eles tivessem a lei, mas não um privilégio de salvação, a menos que vivessem de acordo com a lei que tinham, o que é certo que os judeus não fizeram, e, portanto, eles precisavam de uma justiça Onde aparecer diante de Deus. Podemos aplicá-lo para o evangelho: ele não está ouvindo, mas fazendo isso irá nos salvar, João 13:17 ; Tiago 1:22 .

3. A luz do evangelho, e de acordo com este aqueles que desfrutaram do evangelho deve ser o juiz ( Romanos 2:16 ): De acordo com meu evangelho não significa de qualquer quinto evangelho escrito por Paulo, como alguns vaidade ou do evangelho escrito por Luke, como amanuense de Paulo ( Euseb. Hist. lib 3, cap. 8), mas o evangelho em geral, chamado de Paulo, porque ele era um pregador da mesma. Como muitos como estão sob essa dispensação devem ser julgados de acordo com aquela dispensação, Marcos 16:16 . Alguns se referem essas palavras, segundo o meu Evangelho, ao que ele diz sobre o dia do julgamento: "Virá um dia de julgamento, de acordo como eu tenho na minha pregação, muitas vezes lhe disse e que será o dia do juízo final, tanto De judeus e gentios ". É bom para nós se familiarizar com o que é revelado sobre aquele dia. (1) Há um dia estabelecido para um julgamento geral. No dia, o grande dia, o dia que está chegando, Salmo 37:13 . (2) O julgamento daquele dia será posto nas mãos de Jesus Cristo. Deus há de julgar por Jesus Cristo, Atos 17:31 . Será parte da recompensa da sua humilhação. Nada fala mais terror aos pecadores, ou mais conforto aos santos, do que isto, que Cristo será o Juiz. (3) Os segredos dos homens serão então julgados. Os serviços secretos serão então recompensados, os pecados secretos serão então punidos, as coisas ocultas serão trazidas à luz. Esse será o grande dia de descoberta, quando o que agora é feito nos cantos será proclamado a todo o mundo.(notas O Comentário  Matthew Henry sobre a Bíblia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.