ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Teologia biblica biblical theology (1)


 

                                   TEOLOGIA BIBLICA 




                       Professor Mauricio Berwald

Teologia (de θεός, Deus, e λόγος , o discurso ) . Não deve ser interpretado simplesmente como sua etimologia requer, como a doutrina de Deus, nem tampouco historicamente, como a doutrina da Trindade, mas deve ser entendido com referência a um gama de vida definido que é trazer para a consciência e apreender teórica e praticamente. Teologia não é, por conseguinte, a doutrina da religião cristã, nem da auto-consciência de Deus no homem, como a teologia especulativa costuma dizer, nem mesmo do sentimento do Absoluto. É principalmente a formação de uma vida no homem; na língua do Steenstrup, o divino dinamarquesa, é um hábito interno, que é mais profundo do que o intelecto. 

Este foi concedida desde o tempo de Schleiermacher com referência à religião e teologia. Rudelbach descreve-o como uma ciência das coisas divinas mediadas pelo Espírito de Deus. Vilmar ensina que a verdadeira teologia é esotérico em forma, porque verdadeiramente científico; mas também prático, porque envolve piedade e todo o conteúdo da religião. Ele sustenta a vida prática; No entanto, apenas a relação de praticar a ideia. O coração da vida cristã é, aliás, não religião, mas o reino de Deus, ou a revelação orgânica de Deus para o mundo-Igreja (ver Storr, Schleiermacher, Baumgarten-Crusius, e muitos teólogos romanistas, também Kling, em Herzog, real-Encyklop. 12: 600-606). Teologia torna-se, assim, a ciência do desdobrado, objetiva auto-manifestação do Espírito Divino no reino fenomenal de Deus a prática da ciência que se desenvolve progressivamente e lado a lado com esse reino. Mas não deixa de ser um positivo ciência também através de sua relação com o reino. Schleiermacher ( Kurze Darstell. Etc.) descreve a teologia cristã como a compreensão de todos que o conhecimento científico e os métodos científicos sem cuja posse e uso uma direcção harmoniosa da Igreja cristã, ou seja, um governo da Igreja cristã não é possível. Esta definição é, no entanto, também externo; no material da teologia toda a verdade encontra o seu objetivo, e esse fato deve ser expresso em sua definição. Tanto o objeto e o caráter científico da teologia será mantida se este último ser definida como a científica auto-consciência da Igreja com referência ao seu desenvolvimento através do Espírito Santo, ou, mais brevemente, a sua auto-consciência em relação à sua auto -edificação.

A partir desta teologia definição ramifica em departamentos específicos. A auto-consciência tem para a sua primeira tarefa a apreensão da Igreja, na realidade, por determinação da sua histórica origem, desenvolvimento e estado atual. Teologia histórico é a história do reino de Deus conscientemente apreendidos. Ele subdivide-se em três ramos especiais da História Sagrada, História Eclesiástica, e eclesiásticas Statistics.

A determinação de fontes e interpretação de uma elaboração e desenvolvimento dos princípios principais pelos quais os eventos são governados são de primordial importância no estudo histórico. A primeira fonte aqui é completamente original, sendo o poder do Espírito Divino. A fonte para os primórdios da Igreja cristã é, ao mesmo tempo, um guia de regulador e o princípio vivificante à Igreja. Ao lado de outras fontes que proporciona conhecimentos respeitando o tempo da origem da Antiga Aliança, e seu desenvolvimento até que ele se tornou o novo, e possui autoridade inquestionável como o mais antigo testemunho do poder operatório do Espírito Divino no mundo, e, consequentemente, como seu princípio de mediação, ou como a Bíblia, o único livro sagrado.

A primeira parte da teologia histórica é, portanto, um conhecimento respeitando a Bíblia (teologia bíblica, no sentido mais amplo). É muito importante para determinar quais livros pertencem à Bíblia, e este é o negócio da Canon. Toda a Bíblia é para ser autenticado em suas partes e seu texto; para alcançar este objetivo é o trabalho de histórico e textual críticas. Introdução aos livros do Antigo e do Novo testes. ( Isagogics ) , ou, mais exatamente, a História da Canon e de Literatura Bíblica, apresenta o material coletivo para ver, e é seguido por filológica e teológica exposição. A concepção científica deste trabalho expositiva é Hermenêutica, ou a arte da interpretação. A história da Palavra de Deus, a Revelação Divina, ea apresentação do seu conteúdo que atingiram ao seu desenvolvimento são dadas na história sagrada (e Arqueologia) e na bíblica dogmática e Ética, geralmente denominado, na Alemanha, Teologia Bíblica do Antigo e Novo testes .; sendo esta última a fase final e desenvolver gradualmente da Revelação Divina, cujo ponto central é o estabelecimento do reino da graça divina através de Jesus Cristo. Esta ciência é teológico-histórico, e, portanto, trata em grande parte com detalhes, por exemplo, os conteúdos doutrinais particulares de Teste de idade- separado. livros, etc.

Convicções pessoais são de grande importância neste contexto. Sem estar enraizada na Revelação divina, nenhuma apreensão de seu significado é possível. O conteúdo do Apocalipse como apropriados tanto pelo indivíduo e da Igreja deve, portanto, ser recebido na consciência científica, o que indica a tarefa da teologia científica. Este último, no entanto, não deriva seu conteúdo diretamente da Bíblia, mas através de intermediário numerosos agências, para contemplar o que é o trabalho de História Eclesiástica, e, na medida em que eles pertencem à idade presente da Igreja, dos Eclesiásticos Statistics.



História Eclesiástica retrata a história do reino de Deus no tempo da fundação da Igreja Cristã no dia de Pentecostes até os dias atuais, com o final da profecia continuamente à vista quando o seu objectivo. Ele direciona a sua atenção com mais destaque, quer para o desenvolvimento fora desse reino na Igreja e na vida como renovado e inspirado pelo cristianismo (História da Igreja), ou para a consciência de que o desenvolvimento eo seu conteúdo a história das doutrinas e conectado História da Ética cristã, Literatura e Arte. O estudo das fontes, geografia, cronologia, etc., da mesma forma envolve muito do que é peculiar, e exige o tratamento teológica separada desses ramos, em consequência do qual se originam Patrística, Eclesiástica Arqueologia, História da liturgias, etc.

O presente não só forma o limite de desenvolvimento no qual o Reino de Deus já chegou, mas também a terra em que estamos. A descrição deste terreno é o trabalho de Eclesiásticos Statistics. Ele inclui tanto as condições externas e internas, tanto da fé e da vida, e dá origem, por um lado, a Estatísticas de Igrejas em diferentes países e de diferentes denominações e seitas, e, por outro, a Symbolics histórico.

Inquérito sobre a fé e os costumes de diferentes denominações leva de Estatística sobre a Teologia Sistemática. A natureza desta última é determinada pela natureza da consciência cristã como base uma nova vida no indivíduo e da raça. O desenvolvimento dessa consciência em conhecimento científico requer, em primeiro lugar, um reconhecimento assegurada dos princípios que fundamentam o reino de Deus como manifestado no cristianismo; Em seguida, um desdobramento do conteúdo de tais princípios de forma sistemática; e, finalmente, um reconhecimento da relação desse conhecimento para o universo do conhecimento humano. Desta forma obtém-se uma ciência dos princípios e os fenômenos particulares do Cristianismo como eles são dadas em sua história (a ciência dos princípios ou fundamentos cristãos), uma ciência dos seus conteúdos doutrinais e éticos em geral, e também nas confissões particulares ( teologia thetical), e uma filosofia do cristianismo (paralela à filosofia do direito em um campo diferente de ética).

Como Teologia Sistemática não procede das convicções cristãs do indivíduo, mas daqueles de toda a Igreja ou de uma das suas partes subordinadas, ele fornece espaço para tradição eclesiástica. O ponto de partida é a idéia do Reino de Deus, que repousa sobre a Palavra de Deus como objetivamente apresentado a nós na Canon, conforme aprovado no coração no caráter de Cristo, e tal como consta da Tradição nas formas de fé, costume, constituição, e métodos. A consumação está no Dogma, em que o reino de Deus é o objeto da consciência científica da Igreja em geral, ou, sob limitações históricas, assume uma forma definida na denominação particular (Princípios denominacionais ou Symbolics sistemáticos). Neste ponto, a consciência doutrinária descobre sua variação a partir dos sistemas de outras denominações e das aparições mórbidos dentro da Igreja a que pertence. A última observação dá origem a polêmica, ou, melhor, a discussão de excrescências éticas e doutrinárias na Igreja (análoga à patologia na medicina).

O terreno foi assim preparado para a fundação e estabelecimento de Thetical Teologia, as Dogmática confessionais e Ética como tradicionalmente determinada com base na fé subjacente. Aqui, o dogma, em seu caráter de verdade bíblica subjectivamente apreendido e transmitida na Igreja pela tradição autoritária, atinge o seu desenvolvimento completo; e aqui as várias doutrinas são combinados em um sistema através do trabalho dos estudiosos críticos, religiosamente éticos, e sistemáticas. A verdadeira relação é indicado com precisão pelo oxímoro na frase "a ciência da fé." certeza inquestionável é dado na fé, mas a mente transforma-se sucessivamente, e parcialmente em conhecimento.

Este processo dogmatico-ético gera um sistema de conhecimento respeitando Deus e as coisas divinas. Trata-se de teologia especulativa, o último resultado de uma filosofia do cristianismo que foi concebido em misticismo, desdobrou-se em teosofia, peneirado pela crítica, e formado por especulação, e agora apresenta o Cristianismo com a ciência do que como o centro eo fim de toda a cultura e como a coroa dos trabalhos científicos de toda a raça humana. Cristianismo é aqui apresentada como uma religião, e como a maior manifestação de religião, e também como a completa realização do reino de Deus na terra através de um desenvolvimento progressivo, que chega até a consumação final; e nesta luz Cristianismo é apresentado como a característica central na filosofia da história humana.

O dever da Igreja para assegurar a sua própria edificação através do poder do Espírito Santo vem em destaque aqui, como faz no departamento histórico. Essa edificação é Eclesiástica Praxis, e a compreensão científica de seus fundamentos e métodos constitui teologia prática, o terceiro ramo principal da ciência teológica. O ponto de partida desta ciência é a energia da vida cristã, que deve ser aperfeiçoado. Teologia Prática é a ciência das operações humanos dentro do reino de Deus e como habilitado pelo Espírito Santo, a fim de que esse reino pode ser totalmente desenvolvido. Somente em Deus podemos chegar a Deus, no conhecimento como no sentimento ou na prática.

A fixação diante desses fundamentos, e dos métodos pelos quais o organismo do reino de Deus, em particular na Igreja, é para ser erguido sobre eles, é o trabalho da ciência da Foundations Eclesiásticos, caso contrário, a ciência dos princípios da Teologia Prática , que encontra sua realização na ciência da organização da Igreja. Nós próxima descobrir um departamento separado da lei da Igreja, que constitui a segunda parte de Teologia Prática, e subdivide-se em lei da Igreja e governo da Igreja (em sentido restrito, governo da Igreja; em uma irrestrita, o cuidado das almas). O processo de auto-edificação sob a influência do Espírito Santo, além disso, dá origem a um reconhecimento dos meios através dos quais isto for alcançado, e, assim, originou uma terceira parte técnica. cobrindo as teorias de métodos de arte nas diferentes igrejas cristãs, que são conhecidos, com referência para a formação das formas de culto exterior para que eles possam representar o culto do homem interior, como litúrgico; com referência à proclamação da Palavra de Deus, como Homilética ou Keryktics; com referência à formação dos jovens, como Pedagogia e Catequética cristãs; com referência à conversão de pagãos e outros falsos religiosos, como Halieutics e Teoria das Missões, e com referência à organização da instrução científica para a Igreja, como Eclesiástica Paedeutics, que tem a ver com a organização cristã de instituições de ensino, como a colocação de faculdades teológicas nas universidades, a fundação de seminários teológicos, etc. 
literatura teológica não pode, naturalmente, ser interposto no prazo de qualquer regra, mas podem ser classificados de acordo com sua maneira de entrar em cima da arena da vida da igreja cristã .
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.