ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ANGEOLOGIA




               DOUTRINA DOS ANJOS OU ANGEOLOGIA




                        Professor Mauricio Berwald

Sinônimos

Ān'jel (מלאך, mal'ākh, Septuaginta e Novo Testamento, ἄγγελος, ággelos):

I. Definição e termos das Escrituras

II. Anjos no Velho Testamento

1. Natureza, Aparências e Funções

2. O Anfitrião Angélico

3. O Anjo da Teofania

III. Anjos no Novo Testamento

1. Aparições

2. O Ensinamento de Jesus sobre Anjos

3. Outras referências do Novo Testamento

IV. Desenvolvimento da Doutrina

V. A Realidade dos Anjos

Literatura

I. Definição e termos das Escrituras

A palavra anjo é aplicada na Escritura a uma ordem de seres sobrenaturais ou celestiais cujo negócio é agir como mensageiros de Deus para os homens e como agentes que realizam Sua vontade. Tanto em hebraico como em grego a palavra é aplicada aos mensageiros humanos (1 Reis 19: 2; Lucas 7:24); Em hebraico é usado no singular para denotar um mensageiro divino, e no plural para mensageiros humanos, embora haja exceções a ambos os usos. É aplicado ao profeta Ageu (Ageu 1:13), ao sacerdote (Malaquias 2: 7), e ao mensageiro que deve preparar o caminho do Senhor (Malaquias 3: 1). Outras palavras e frases hebraicas aplicadas aos anjos são benē hā -'ĕlōhı̄m (Gênesis 6: 2, Gênesis 6: 4, Jó 1: 6, Jó 2: 1) e benē ēlı̄m (Salmo 29: 1, Salmo 89: 6) , Ie filhos do 'ĕlōhı̄m ou' ēlı̄m; Isto significa, de acordo com um uso comum hebraico, membros da classe chamada 'ĕlōhı̄m ou' ēlı̄m, os poderes celestiais. Parece duvidoso que a palavra 'ĕlōhı̄m, de pé por si só, seja usada para descrever anjos, embora a Septuaginta assim o traduz em algumas passagens. 

O exemplo mais notável é o Salmo 8: 5; Onde a Versão Revisada (Britânica e Americana) dá: "Tu o fizeste pouco menos que Deus", com a Versão Revisada em Inglês, leitura de margem dos "anjos" para "Deus" (compare Hebreus 2: 7, Hebreus 2: 9); Ḳedhōshı̄m "santos" (Salmo 89: 5, Salmo 89: 7), um nome que sugere o fato de que eles pertencem a Deus; 'Īr', ı̄rı̄m, "observador", "vigias" (Daniel 4:13, Daniel 4:17, Daniel 4:23). Outras expressões são usadas para designar anjos coletivamente: ṣōdh, "conselho" (Salmo 89: 7), onde a referência pode ser a um grupo interno de anjos exaltados; 'Ēdhāh e ḳāhāl, "congregação" (Salmo 82: 1, Salmo 89: 5); E finalmente cābhā ', cebhā'ōth, "anfitrião", "anfitriões", como na frase familiar "o Deus dos exércitos".

No Novo Testamento a palavra ággelos, quando se refere a um mensageiro Divino, é freqüentemente acompanhada por alguma frase que torna este significado claro, p. "Os anjos do céu" (Mateus 24:36). Os anjos pertencem à "hóstia celestial" (Lucas 2:13). Em referência a sua natureza eles são chamados "espíritos" (Hebreus 1:14). Paulo evidentemente se referia às fileiras ordenadas de seres supra-mundanos em um grupo de palavras que são encontradas em várias combinações, a saber, archaı, "principados", exousıai, "poderes", thrónoi, "tronos", "kuriótētes", "domínios" E dunámeis, também traduziu "poderes". Os primeiros quatro aparentemente são usados ​​em bom sentido em Colossenses 1:16, onde se diz que todos esses seres foram criados por meio de Cristo e para Ele; Na maioria das outras passagens nas quais as palavras deste grupo ocorrem, elas parecem representar poderes malignos. É-nos dito que nossa luta é contra eles (Efésios 6:12), e que Cristo triunfa sobre os principados e potestades (Colossenses 2:15, compare Romanos 8:38; 1 Coríntios 15:24). Em duas passagens a palavra archággelos, "arcanjo" ou anjo principal, ocorre: "a voz do arcanjo" (1 Tessalonicenses 4:16) e "Miguel, o Arcanjo" (Juízes 1: 9).

II. Anjos no Velho Testamento

1. Natureza, Aparências e Funções

Em todo lugar do Antigo Testamento assume-se a existência dos anjos. A criação de anjos é referida no Salmo 148: 2, Salmo 148: 5 (compare Colossenses 1:16). Eles estavam presentes na criação do mundo e estavam tão cheios de admiração e alegria que "gritaram de alegria" (Jó 38: 7). De sua natureza não nos dizem nada. Em geral, eles são simplesmente encarados como encarnações de sua missão. Embora presumivelmente o mais santo dos seres criados, eles são acusados ​​por Deus de loucura (Jó 4:18), e nos dizem que "ele não confia nos seus santos" (Jó 15:15). Referências à queda dos anjos só são encontradas na passagem obscura e provavelmente corrupta Gênesis 6: 1-4, e nas passagens interdependentes 2 Pedro 2: 4 e Juízes 1: 6, que se inspiraram no livro Apócrifo de Enoque . Os demônios são mencionados (ver DEMONS); E embora Satanás aparece entre os filhos de Deus (Jó 1: 6, Jó 2: 1), há uma tendência crescente em escritores posteriores a atribuir-lhe uma malignidade que é toda sua .

Quanto à sua aparência exterior, é evidente que eles carregavam a forma humana, e às vezes podiam ser confundidos com homens (Ezequiel 9: 2, Gênesis 18: 2, Gênesis 18:16). Não há nenhuma dica de que eles já apareceram em forma feminina. A concepção de anjos como seres alados, tão familiarizados com a arte cristã, não encontra apoio nas Escrituras (exceto, talvez, Daniel 9:21, Apocalipse 14: 6, onde os anjos são representados como "voando"). Os querubins e serafins (ver CHERUB, SERAPHIM) são representados como alados (Êxodo 25:20, Isaías 6: 2); Aladas também são as criaturas simbólicas vivas de Ezequiel (Ezequiel 1: 6, compare Apocalipse 4: 8).

Como acima mencionado, os anjos são mensageiros e instrumentos da vontade Divina. Como regra, eles não exercem influência na esfera física. Em vários casos, no entanto, eles são representados como anjos destruidores: dois anjos são comissionados para destruir Sodoma (Gênesis 19:13); Quando Davi numera o povo, um anjo os destrói pela peste (2 Samuel 24:16); É por um anjo que o exército assírio é destruído (2 Reis 19:35); Ezequiel ouve seis anjos que recebem o comando para destruir os que eram pecadores em Jerusalém (Ezequiel 9: 1, Ezequiel 9: 5, Ezequiel 9: 7). Neste contexto, deve-se notar a expressão "anjos do mal", isto é, anjos que trazem o mal sobre os homens de Deus e executam os Seus juízos (Salmo 78:49, compare 1 Samuel 16:14). Anjos aparecem a Jacob em sonhos (Gênesis 28:12, Gênesis 31:11). O anjo que encontra Balaam é visível primeiramente ao burro, e não ao cavaleiro (Nu 22ff). Os anjos interpretam a vontade de Deus, mostrando ao homem o que é certo para ele (Jó 33:23). A idéia dos anjos como cuidar dos homens também aparece (Salmo 91:11 f), embora a concepção moderna da posse por cada homem de um anjo guardião especial não é encontrada no Velho Testamento.

2. O Anfitrião Angélico

A expressão "o exército do céu" é aplicada às estrelas, às vezes adoradas por judeus idólatras (Jeremias 33:22, 2 Reis 21: 3, Sofonias 1: 5); O nome é aplicado à companhia dos anjos por causa de seus inúmeros números (compare Daniel 7:10) e sua glória. Eles são representados como estando à direita e à esquerda de Javé (1 Reis 22:19). Por isso, Deus, que está sobre todos eles, é continuamente chamado por todo o Velho Testamento, "o Deus dos exércitos", "Javé dos exércitos", "Javé, Deus dos exércitos"; E uma vez "o príncipe do exército" (Daniel 8:11). Uma das principais funções da hoste celestial é louvar sempre o nome do Senhor (Salmo 103: 21, Salmo 148: 1). Neste host há certas figuras que destacam proeminente, e alguns deles são nomeados. O anjo que aparece a Josué chama-se "príncipe do exército de Javé" (Josué 5:14). 

O anjo glorioso que interpreta a Daniel a visão que viu no terceiro ano de Ciro (Daniel 10: 5), como o anjo que interpreta a visão no primeiro ano de Belsazar (Daniel 7:16), não é nomeado; Mas outras visões do mesmo profeta lhe foram explicadas pelo anjo Gabriel, que é chamado "o homem Gabriel", e é descrito como falando com "a voz de um homem" (Daniel 9:21; Daniel 8:15 f). Em Daniel encontramos ocasionalmente referência a "príncipes": "o príncipe da Pérsia", "o príncipe da Grécia" (Daniel 10:20). Estes são os anjos a quem é confiada a carga de, e possivelmente a regra sobre, certos povos. 

O mais notável dentre eles é Miguel, descrito como "um dos principais príncipes", "o grande príncipe que está para os filhos do teu povo", e, mais resumidamente, "seu príncipe" (Daniel 10:13; Daniel 12: 1). Daniel 10:21); Michael é, portanto, considerado como o padroeiro dos judeus. Em Apocrypha Raphael, Uriel e Jeremiel também são nomeados. De Rafael é dito (Tobias 12:15) que ele é "um dos sete santos anjos que apresentam as orações dos santos" a Deus (compare Apocalipse 8: 2, "os sete anjos que estão diante de Deus"). É possível que este grupo de sete seja referido na frase acima citada, "um dos príncipes principais". Alguns (notàvelmente Kosters) mantiveram que as expressões "os filhos do 'ĕlōhı̄m, o" conselho "de Deus e" congregação ", referem-se aos deuses antigos dos pagãos, agora degradados e totalmente subordinados a Yahweh. Esta especulação bastante ousada tem pouco apoio nas Escrituras; Mas encontramos vestígios de uma crença de que os anjos patronos das nações falharam em estabelecer a justiça dentro da sua esfera atribuída na terra e que, consequentemente, serão punidos por Yahweh, o seu Senhor (Isaías 24:21, Salmo 82: 1-8, compare Salmo 58: 1 da Versão Revisada, margem, compare Juízes 1: 6).

3. O Anjo da Teofania

Este anjo é mencionado como "o anjo de Javé", e "o anjo da presença (ou rosto) de Javé". As seguintes passagens contêm referências a este anjo: Gênesis 16: 7 - o anjo e Agar; Gênesis 18 - Um braham intercede com o anjo por Sodoma; Gênesis 22:11 - o anjo interpõe-se para impedir o sacrifício de Isaque; Gênesis 24: 7, Gênesis 24:40 - Um braham envia Eliezer e promete a proteção do anjo; Gênesis 31:11 - o anjo que aparece a Jacó diz: "Eu sou o Deus de Betel"; Gênesis 32:24 - Jabó luta com o anjo e diz: "Eu vi Deus face a face"; Gênesis 48:15 f - O papa fala de Deus e do anjo como idênticos; Ex 3 (compare Atos 7:30) - o anjo aparece a Moisés na sarça ardente; Êxodo 13:21; Êxodo 14:19 (compare Números 20:16) - Deus ou o anjo leva Israel do Egito; Êxodo 23:20 - É ordenado ao povo obedecer ao anjo; Êx 32:34 a 33:17 (compare Isaías 63: 9) - Mosses pleiteia a presença de Deus com Seu povo; Josué 5:13 até 6: 2 - o anjo aparece a Josué; Juízes 2: 1-5 - o anjo fala ao povo; Juízes 6:11 - o anjo aparece a Gideão.

Um estudo destas passagens mostra que, embora o anjo e Yahweh são, por vezes, distinguidos um do outro, eles são com igual freqüência, e nas mesmas passagens, fundidos em si. Como isso deve ser explicado? É óbvio que essas aparições não podem ser o Todo-Poderoso, a quem nenhum homem viu, ou pode ver. Ao procurar a explicação, deve-se prestar atenção especial a duas das passagens acima citadas. Em Êxodo 23:20 Deus promete enviar um anjo diante de Seu povo para conduzi-los à terra prometida; São ordenados a obedecê-lo e não provocá-lo ", porque ele não perdoará a tua transgressão; porque o meu nome está nele". Assim, o anjo pode perdoar o pecado, que só Deus pode fazer, porque o nome de Deus, isto é, Seu caráter e, portanto, Sua autoridade, estão no anjo. Além disso, na passagem Ex 32:34 até 33:17 Moisés intercede pelo povo após a primeira violação da aliança; Deus responde prometendo: "Eis que meu anjo irá adiante de ti"; E imediatamente depois que Deus diz, "Eu não vou subir no meio de ti." Em resposta a outras súplicas, Deus diz: "Minha presença irá contigo, e eu te darei descanso". Aqui é feita uma clara distinção entre um anjo comum e o anjo que carrega consigo a presença de Deus.

A conclusão pode ser resumida nas palavras de Davidson em sua Teologia do Antigo Testamento: "Em providências particulares, pode-se traçar a presença de Yahweh em influência e operação, nas aparências angélicas ordinárias pode-se descobrir Yahweh presente em algum lado de Seu ser, em Algum atributo de Seu caráter, no anjo do Senhor está plenamente presente como Deus da aliança de Seu povo, para resgatá-los ". A questão ainda permanece: Quem é o anjo teofânico? A este muitas respostas foram dadas, de que o seguinte pode ser mencionado: (1) Este anjo é simplesmente um anjo com uma comissão especial; (2) Ele pode ser uma descida momentânea de Deus em visibilidade; (3) Ele pode ser o Logos, uma espécie de pré-encarnação temporária da segunda pessoa da Trindade. Cada um tem suas dificuldades, mas o último é certamente o mais tentador para a mente. No entanto, deve-se lembrar que, na melhor das hipóteses, são apenas conjecturas que tocam um grande mistério. É certo que desde o princípio Deus usou os anjos em forma humana, com vozes humanas, para se comunicar com o homem; E as aparências do anjo do Senhor, com sua relação redentora especial com o povo de Deus, mostram o funcionamento desse modo Divino de auto-revelação que culminou na vinda do Salvador e são, portanto, uma sombra e um A plena revelação de Deus em Jesus Cristo. Além disso, não é seguro ir.

III. Anjos no Novo Testamento

1. Aparições

Nada está relacionado com anjos no Novo Testamento que seja inconsistente com o ensino do Antigo Testamento sobre o assunto. Assim como eles são especialmente ativos no início da história do Velho Testamento, quando o povo de Deus está nascendo, eles aparecem freqüentemente em conexão com o nascimento de Jesus, e novamente quando uma nova ordem de coisas começa com a ressurreição. Um anjo aparece três vezes em sonhos a José (Mateus 1:20, Mateus 2:13, Mateus 2:19). O anjo Gabriel aparece a Zacarias, e depois a Maria na Anunciação (Lc 1). Um anjo anuncia aos pastores o nascimento de Jesus, e é acompanhado por uma "multidão da hóstia celestial", louvando a Deus em canto celestial (Lucas 2: 8). Quando Jesus é tentado, e novamente durante a agonia em Getsêmani, os anjos aparecem a Ele para fortalecer a Sua alma (Mateus 4:11, Lucas 22:43). 

O versículo que diz como um anjo desceu para perturbar a piscina (João 5: 4) é agora omitido do texto como não sendo genuíno. Um anjo desce para enrolar a pedra do túmulo de Jesus (Mateus 28: 2); Anjos são vistos lá por certas mulheres (Lucas 24:23) e (dois) por Maria Madalena (João 20:12). Um anjo libera os apóstolos da prisão, dirige Felipe, aparece a Pedro em um sonho, o libera da prisão, fere Herodes com a doença, aparece a Paulo em um sonho (Atos 5:19, Atos 8:26, Atos 10: 3; Atos 12: 7, Atos 12:23, Atos 27:23). Uma vez que eles aparecem vestidos de branco; Eles são tão deslumbrantes na aparência como para aterrorizar beholders; Daí eles começam sua mensagem com as palavras "Não temais" (Mateus 28: 2-5).

2. O Ensinamento de Jesus Sobre Anjos

É certo que nosso Senhor aceitou os principais ensinamentos do Antigo Testamento sobre anjos, bem como a crença judaica posterior em anjos bons e maus. Ele fala dos "anjos no céu" (Mateus 22:30), e do "diabo e seus anjos" (Mateus 25:41). De acordo com nosso Senhor, os anjos de Deus são santos (Marcos 8:38); Eles não têm sexo ou desejos sensuais (Mateus 22:30); Têm grande inteligência, mas não conhecem o tempo da Segunda Vinda (Mateus 24:36); Eles carregam (em uma parábola) a alma de Lázaro para o seio de Abraão (Lucas 16:22); Eles poderiam ter sido convocados para a ajuda de nosso Senhor, se Ele assim desejasse (Mateus 26:53); Eles o acompanharão na Segunda Vinda (Mateus 25:31) e separarão os justos dos ímpios (Mateus 13:41, Mateus 13:49). Eles observam com olhos de simpatia a fortuna dos homens, regozijando-se no arrependimento de um pecador (Lucas 15:10, compare 1 Pedro 1:12, Efésios 3:10, 1 Coríntios 4: 9); E eles ouvirão o Filho do Homem confessar ou negar aqueles que o confessaram ou negaram diante dos homens (Lucas 12: 8). Os anjos da presença de Deus, que não parecem corresponder à nossa concepção de anjos da guarda, estão especialmente interessados ​​nos pequeninos de Deus (Mateus 18:10). Finalmente, a existência de anjos está implícita na Oração do Senhor na petição: "Seja feita a tua vontade, como no céu, assim na terra" (Mateus 6:10).

3. Outras referências do Novo Testamento

Paulo refere-se às fileiras dos anjos ( "principados, poderes", etc.) apenas para enfatizar a supremacia completa de Jesus Cristo. Ele ensina que os anjos serão julgados pelos santos (1 Coríntios 6: 3). Ele ataca o incipiente gnosticismo da Ásia Menor proibindo a adoração dos anjos (Colossenses 2:18). Ele fala dos anjos de Deus como "eleitos", porque estão incluídos nos conselhos do amor Divino (1 Timóteo 5:21). Quando Paulo ordena às mulheres que mantenham suas cabeças cobertas na igreja por causa dos anjos (1 Coríntios 11:10), ele provavelmente quer dizer que os anjos, que observam todos os assuntos humanos com profundo interesse, ficariam doloridos ao ver qualquer infração às leis de modéstia. Em Hebreus 1:14, os anjos são descritos como espíritos ministradores dedicados ao serviço dos santos, e também enfatiza a supremacia de nosso Senhor sobre todos os seres angélicos (1 Pedro 3:22). As referências aos anjos em 2 Pedro e Judas são (Apocalipse 1:20) são os anjos da guarda ou as personificações dessas igrejas. Dos anjos é também proibido (Apocalipse 22: 8). Especialmente interessante é a menção de anjos elementais - "o anjo das águas" (Apocalipse 16: 5), eo anjo "que tem poder sobre o fogo" (Apocalipse 14: 18, compare Revelação 7: 1 e Apocalipse 19:17). É também feita referência ao "anjo do abismo", que se chama ABADDON ou APOLLYON (que vê), evidentemente um anjo mau (Apocalipse 9:11, o Rei James Version, a Versão Revisada (britânica e americana) "abismo"). Em Apocalipse 12: 7 nos é dito que houve guerra entre Miguel e seus anjos eo dragão com seus anjos.

IV. Desenvolvimento da Doutrina

Na infância da raça era fácil acreditar em Deus, e Ele estava muito perto da alma. No Paraíso não há pensamento de anjos; É o próprio Deus que anda no jardim. Um pouco mais tarde, o pensamento de anjos aparece, mas, Deus não se foi, e como "o anjo de Javé" Ele aparece para Seu povo e os redime. Nesses primeiros tempos, os judeus acreditavam que havia multidões de anjos, ainda não divididos em pensamentos em bons e maus; Estes não tinham nomes ou características pessoais, mas eram simplesmente mensagens incorporadas. Até o tempo do cativeiro, a angelologia judaica mostra pouco desenvolvimento. Durante esse período escuro eles entraram em contato próximo com um povo politeísta, apenas para ser mais profundamente confirmado em seu monoteísmo. Eles também se familiarizaram com a fé mais pura dos persas e, com toda a probabilidade, viram os princípios do zoroastrismo com um olhar mais favorável, por causa da grande bondade de Ciro para sua nação. Há poucos traços diretos do zoroastrismo na posterior angelologia do Antigo Testamento. Nem sequer é certo que o número sete, aplicado ao grupo mais alto de anjos, seja persa na sua origem; O número sete não foi totalmente desconsiderado pelos judeus. Um resultado do contato foi que a idéia de uma hierarquia dos anjos foi desenvolvida mais plenamente. A concepção em Dan dos anjos como "observadores", ea idéia de padroeiro-príncipes ou anjo-guardiões das nações pode ser estabelecida para a influência persa. É provável que o contato com os persas ajudou os judeus a desenvolver idéias já latentes em suas mentes.

De acordo com a tradição judaica, os nomes dos anjos vieram de Babilônia. Nessa época, a consciência do pecado se intensificara na mente judaica, e Deus recuara para uma distância imensurável; Os anjos ajudaram a preencher a lacuna entre Deus eo homem.

As concepções mais elaboradas de Daniel e Zacarias são desenvolvidas em Apocrypha, especialmente em 2 Esdras, Tobit e 2 Macc.

No Novo Testamento, descobrimos que há pouco desenvolvimento; E pelo Espírito de Deus seus escritores foram salvos dos ensinamentos absurdamente pueris do rabinismo contemporâneo. Descobrimos que os saduceus, em contraste com os fariseus, não acreditavam em anjos ou espíritos (Atos 23: 8). Podemos concluir que os saduceus, com seu ponto de vista materialista, e negação da ressurreição, consideravam os anjos meramente como expressões simbólicas das ações de Deus. É digno de nota a este respeito que o grande documento sacerdotal (Código Sacerdotal, P) não faz menção aos anjos. O Livro do Apocalipse mostra naturalmente um estreito parentesco com os livros de Ezequiel e Daniel.

Quanto aos desenvolvimentos rabínicos da angelologia, alguns belos, alguns extravagantes, alguns grotescos, mas todos fantasiosos, não é necessário aqui falar. Os essênios possuíam uma doutrina esotérica de anjos, na qual a maioria dos estudiosos encontra o germe dos eons gnósticos.

V. A Realidade dos Anjos

A crença em anjos, se não indispensável à fé de um cristão, tem seu lugar lá. Em tal crença não há nada antinatural ou contrário à razão. Na verdade, a acolhida calorosa que a natureza humana sempre deu a este pensamento, é um argumento a seu favor. Por que não haveria tal ordem de seres, se Deus assim quisesse? Para o cristão toda a questão gira sobre o peso a ser anexado às palavras de nosso Senhor. Todos concordam que Ele ensina a existência, a realidade ea atividade dos seres angélicos. Ele estava errado por causa de Suas limitações humanas? Essa é uma conclusão que é muito difícil para o cristão desenhar, e podemos deixá-la de lado. Ajustou então Seu ensino à crença popular, sabendo que o que Ele disse não era verdade? Esta explicação parece imputar deliberadamente falsidade ao nosso Senhor, e deve igualmente ser posta de lado. Portanto, nos encontramos limitados à conclusão de que temos a garantia da palavra de Cristo para a existência dos anjos; Para a maioria dos cristãos que resolverá a questão.


A atividade visível dos anjos chegou ao fim, porque seu trabalho mediador é feito; Cristo fundou o reino do Espírito, eo Espírito de Deus fala diretamente ao espírito do homem. Este novo e vivo caminho foi aberto a nós por Jesus Cristo, sobre quem a fé pode ainda contemplar os anjos de Deus ascendendo e descendo. Ainda observam a sorte do homem, e se regozijam na sua salvação; Ainda assim eles se juntam ao louvor e adoração de Deus, o Senhor dos Exércitos, ainda podem ser considerados como "espíritos ministradores enviados para fazer serviço por causa daqueles que herdarão a salvação".(NOTAS Enciclopédia Internacional da Bíblia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.