ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 19 de junho de 2016

ECLESIOLOGIA BIBLICA



   ECLESIOLOGIA



I. Pré-História Cristã do Termo

II. Sua adoção por Jesus

III. Seu uso no Novo Testamento

1 Nos Evangelhos

2. em atos

3. Nas epístolas paulinas

IV. As notas da Igreja

1. Fé

2. Fellowship

3. Unity

4. Consagração

5 Poder

V. Organização da Igreja

1.-Geral e Ministério Profético

2 O Ministério Local e Prático

Literatura

A palavra "igreja", que é derivado de κυριακός ,Kuriakos, "De ou pertencente ao Senhor", representa nas versões inglesas da Bíblia do Novo Testamento, a palavra grega ἐκκλησία ,Ekklesia; Latina, ecclesia . É com o significado desta palavraEkklesia como ele nos encontra no Novo Testamento, e com a natureza da sociedade que a palavra é usada para descrever lá, que o presente artigo está em causa.

I. Pré-História Cristã do Termo

Embora Ekklesia logo se tornou uma palavra distintamente cristã, tem a sua própria história pré-cristã; e para aqueles, quer judeus, quer gregos, que ouvi pela primeira vez aplicado à sociedade cristã que viria com sugestões de coisas familiares. Em todo o mundo grego e até aos tempos do Novo Testamento (compare Atos 19:39 ),Ekklesia foi a designação do conjunto regular de todo o corpo de cidadãos em uma cidade-estado livre, "chamou" (em grego ek , "A", e kaleın, "Chamar") pelo arauto para a discussão e tomada de decisão dos negócios públicos. Os tradutores da Septuaginta, mais uma vez, usou a palavra para tornar o hebraicoKahal, Que no Antigo Testamento denota a "congregação" ou comunidade de Israel, especialmente em seu aspecto religioso como o povo de Deus. Neste sentido Antigo Testamento, encontramosEkklesia empregada por Stephen no livro de Atos, onde ele descreve Moisés como "aquele que estava na igreja (a versão, a margem revista" congregação ") no deserto" ( Atos 7:38 ).
 A palavra Assim entrou na história cristã com associações similares para os gregos e os judeus. Para o grego, gostaria de sugerir uma sociedade democrática de autonomia; ao judeu uma sociedade teocrática cujos membros foram os temas do Rei Celestial. A história pré-cristã da palavra exercia uma influência direta sobre o seu significado cristão, para oEkklesia do Novo Testamento é uma "democracia teocrática" (Lindsay, Igreja e Ministério nos primeiros séculos , 4), a sociedade daqueles que são gratuitos, mas estão sempre conscientes de que a sua liberdade nasce da obediência a seu rei.

II. Sua adoção por Jesus

De acordo com Mateus 16:18 o nome Ekklesia foi aplicada pela primeira vez para a sociedade cristã pelo próprio Jesus, a ocasião é que de Sua bênção de Pedro em Cesareia de Filipe. A autenticidade da declaração tenha sido posta em causa por alguns críticos, mas por razões que não têm suporte textual e são feitos de pressupostos bastante arbitrárias quanto à composição do primeiro Evangelho.
 É verdade que Jesus tinha até então descreveu a sociedade Ele veio para fundar como o "reino de Deus" ou "reino dos céus", uma designação que teve suas raízes no Antigo Testamento ensino e quais as expectativas messiânicas de Israel já havia feito familiarizado . Mas agora, quando ficou claro que ele estava a ser rejeitado pelo povo judeu (compare Mateus 16:21 ), e que a Sua sociedade deve se mover em linhas independentes de si próprio, era natural que ele deve empregar um novo nome para este novo corpo que Ele estava prestes a criar, e, portanto, deve dizer a Pedro, no chão de acreditar confissão do apóstolo: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja." A adoção desse nome, no entanto, não implica qualquer abandono das ideias sugeridas pela concepção do reino. 
Nesta mesma passagem ( Mateus 16:19 ) "o reino dos céus" é empregado de uma forma que, se não faz a igreja duas expressões e reino perfeitamente sinônimo, pelo menos nos obriga a considerá-los como correlativo de perto e tão capaz de tradução em termos do outro. E o desuso comparativa pelos escritores apostólicos de o nome de "reino", juntamente com a sua ênfase na igreja, até o momento de mostrar que os discípulos de Cristo não tinha conseguido entender a Sua doutrina do reino, e que tinha substituído para que a noção mais formal de a igreja, só mostra que eles tinham seguido a orientação de seu Mestre em substituir por um nome e uma concepção que eram peculiarmente judeu, outro nome cujo associações lhes permitam elogiar a sua mensagem mais facilmente para o mundo em geral.

III. Seu uso no Novo Testamento

1 Nos Evangelhos

Além da passagem apenas referido, a palavra Ekklesia ocorre nos Evangelhos em apenas uma outra ocasião ( Mateus 18:17 ). Aqui, por outro lado, pode-se questionar se o Senhor está se referindo à igreja cristã, ou congregações judaicas comumente conhecidos como sinagogas (veja a Versão Revisada, margem) A última visão é mais de acordo com a situação, mas a promessa dada imediatamente aos discípulos de um poder de ligar e desligar ( Mateus 18:18 ) ea garantia de "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" ( Mateus 18:20 ) são evidentemente destinado a o povo de Cristo. Se, como é provável, aekklesia de Mateus 18:17 é o cristão ekklesia de que Cristo já tinha falado com Pedro, as palavras mostram que ele concebeu a Igreja como uma sociedade que possui poderes de auto-governo, em que eram questões de disciplina para ser decidido pelo julgamento coletivo dos membros.

2. em atos

Em Atos dos Ekklesia tem vindo a ser a designação comum para a sociedade de cristãos, mas é empregado em dois sentidos distintos. Primeiro, em um local de sentido, para designar o corpo de cristãos em um lugar ou distrito particular, como em Jerusalém ( Atos 05:11 ; Atos 8: 1 ), em Antioquia ( Atos 13: 1 ; Atos 15:22 ), em Cesaréia ( Atos 18:22 ) - um uso que reaparece no Apocalipse, nas cartas às sete igrejas. Então, em um mais amplo e que pode ser chamado de um sentido universal, para designar a soma total das igrejas locais existentes ( Atos 9:31 a Versão Revisada (britânico e americano)), que são, portanto, considerados como constituindo um corpo.

3. Nas epístolas paulinas

No Epístolas Paulinas ambos os usos são freqüentes. Assim escreve o apóstolo da "Igreja dos Tessalonicenses" ( 1 Tessalonicenses 1: 1 ), "a igreja de Deus que está em Corinto" ( 1 Coríntios 1: 2 ; 2 Coríntios 1: 1 ). Na verdade, ele localiza e particulariza a palavra ainda mais, aplicando-a a uma única família cristã ou para pequenos grupos de crentes que estavam acostumados a reunir-se em casas particulares para adoração e comunhão ( Romanos 16: 5 ; 1 Coríntios 16:19 ; Colossenses 4: 15 ; Filipenses 1: 2 ) - um emprego da palavra que evoca a palavra de Jesus em Mateus 18:20 . O universal uso, mais uma vez, pode ser ilustrado pelo contraste que ele faz entre judeus e gregos, por um lado, e da igreja de Deus, por outro ( 1 Coríntios 10:32 ), e pela declaração de que Deus criou nos apóstolos da igreja , profetas e mestres ( 1 Coríntios 12:28 ).

Mas Paulo em suas epístolas posteriores tem um outro uso de Ekklesia peculiar a si próprio, que pode ser descrito como o ideal uso. A igreja, agora, é o corpo do qual Cristo é a cabeça ( Efésios 1:22 f; Colossenses 1:18 , Colossenses 1:24 ). É o meio pelo qual a multiforme sabedoria de Deus e eterno propósito devem ser dadas a conhecer não só a todos os homens, mas para os principados e potestades nos lugares celestiais ( Ef 3, 9-11 ). É a noiva de quem Ele é o Esposo celestial, a noiva para quem em Seu amor Ele se entregou, para que pudesse limpar e santificá-la e pode apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, uma igreja sem mancha, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa ( Efésios 5:25 ). Esta igreja não é claramente o actual igreja como a conhecemos na Terra, com suas divisões, seus defeitos, suas falhas em fé, amor e obediência. É a igreja santa e católica que é ser quando o noivo tenha concluído o processo de lustração, tendo plenamente "-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra." É o ideal que a igreja real deve manter antes e perseguir, o ideal até que, finalmente, deve ser guiado por esse Divino em trabalho de energia que é capaz de conformar o corpo para a cabeça, para fazer a noiva digna de Esposo, para que Deus possa receber na Igreja a glória que é Sua ( Efésios 3:21 ).

IV. As notas da Igreja

1. Fé

Embora uma doutrina sistemática da Igreja não é nem pode ser encontrada nem ser procurada no Novo Testamento, certas notas ou características da sociedade cristã característicos são trazidos diante de nós a partir do qual podemos formar uma concepção quanto à sua natureza. A nota fundamental é a fé . Foi a Pedro confessando sua fé em Cristo que veio a promessa: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja" ( Mateus 16:18 ). Até Jesus encontrou um homem cheio de fé Ele não podia começar a construir a Sua Igreja; e, a menos que Peter tinha sido o protótipo de outros cuja fé era como o seu próprio, as paredes da igreja nunca teria subido no ar. Principalmente a igreja é uma sociedade não de pensadores ou de trabalhadores ou mesmo de adoradores, mas de crentes.
 Assim, vemos que "crentes" ou "os que acreditavam" é constantemente usado como sinônimo para os membros da sociedade cristã (por exemplo, Atos 02:44 ; Atos 4:32 ; Atos 05:14 ; 1 Timóteo 4:12 ) . Daí, também, o rito do batismo, que desde a primeira era a condição da entrada na Igreja apostólica eo selo da associação nele, foi reconhecido como o mais proeminente do sacramento da fé e da confissão ( Atos 02:41 ; Atos 8: 12 , Atos 08:36 ; Romanos 6: 4 ; 1 Coríntios 12:13 ). Esta fé igreja-fundação e construção da igreja, do qual o batismo era o selo, era muito mais do que um ato de consentimento intelectual. Foi uma imposição espera pessoal do Salvador pessoal, o vínculo de uma união vital entre Cristo eo crente que resultou em nada menos do que uma nova criação ( Romanos 6: 4 ; Romanos 8: 1 , Romanos 8: 2 ; 2 Coríntios 5 : 17 ).

2. Fellowship

Se a fé em Cristo é a nota fundamental da sociedade cristã, o próximo é a comunhão entre os membros. Isso decorre da própria natureza da fé, como acabamos de descrever; pois se cada crente é de vital unidos a Cristo, todos os crentes devem ficar em uma relação viva entre si. Na figura favorita de Paulo, os cristãos são membros uns dos outros, porque eles são membros em particular do corpo de Cristo ( Romanos 12: 5 ; 1 Coríntios 0:27 ). Que a sociedade cristã foi reconhecido desde o primeiro como uma irmandade aparece a partir do nome "os irmãos", que é tão comumente aplicadas para aqueles que pertencem a ele.
 Em Atos o nome é de ocorrência muito freqüente ( Atos 09:30 , etc), e é empregado por Paulo nas epístolas de cada período de sua carreira ( 1 Tessalonicenses 4:10 , etc). Testemunho semelhante encontra-se no facto de que "o Koinonia"(Inglês Versões" comunhão ") toma o seu lugar nas primeiras reuniões do lado da igreja a lado com o ensinamento dos apóstolos e na fração do pão e nas orações ( Atos 02:42 ). VejaCOMUNHÃO. AKoinonia no primeiro trazia consigo uma comunidade de bens ( Atos 02:44 ; Atos 4:32 ), mas depois encontrou expressão na comunhão do ministério ( 2 Coríntios 8: 4 ) e, em tais atos de caridade cristã, como são inspirados pela fé cristã ( Hebreus 13:16 ). Na Ceia do Senhor, o outro sacramento da igreja primitiva, a comunhão dos cristãos receberam a sua expressão mais marcante e mais sagrado. Porque, se o batismo era especialmente o sacramento da fé, a Ceia foi distintamente o sacramento do amor e da comunhão - comunhão ou participação comum na morte de Cristo e seus frutos, que trazia consigo uma comunhão de corações e espíritos entre os próprios participantes.

3. Unity

Apesar de congregações locais surgiram onde quer que o evangelho foi pregado, e cada um deles desfrutou de uma vida independente de seu próprio país, a unidade da igreja foi claramente reconhecido desde o início. A relação entre Jerusalém e Antioquia ( Atos 11:22 ; Atos 15: 2 ), a conferência realizada na antiga cidade ( Atos 15: 6 ), a mão direita de companheirismo dada pelos apóstolos mais velhos a Paulo e Barnabé ( Gálatas 2: 9 ), os incansáveis ​​esforços feitos pelo próprio Paulo para fortalecer laços de amor e serviço mútuo entre gentios e judeus cristãos (2 Cor 8) - todas essas coisas servem para mostrar como totalmente percebeu-se que embora houvesse muitas igrejas, não havia mas uma igreja. Esta verdade vem à sua expressão completa nas epístolas de prisão de Paulo, com a sua visão da igreja como um corpo, do qual Cristo é a cabeça, um corpo animado por um espírito, e ter um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos ( Efésios 4: 4 ; Colossenses 1:18 ; Colossenses 3:11 ). E esta unidade, é para ser notado, é concebida como uma unidade visível. O próprio Jesus, evidentemente, concebeu assim, quando Ele orou por seus discípulos que todos eles possam ser um, para que o mundo creia ( Jo 17,21 ). E a unidade de que Paulo escreve e para o qual ele se esforçou é uma unidade que encontra a sua expressão visível. Não, é verdade, em qualquer uniformidade da política externa, mas através da manifestação de uma fé comum em atos de amor mútuo ( Efésios 4: 3 , Efésios 4:13 ; 2 Coríntios 9: 1-15 ).

4. Consagração

Outra nota dominante da igreja do Novo Testamento estava na consagração de seus usuários. "Santos" é uma das denominações mais constantes para eles que nós encontramos. Como Assim empregada, a palavra tem, em primeiro lugar um significado objetivo; a santidade da sociedade cristã consistia em sua separação do mundo pela graça eletiva de Deus; A este respeito, foi bem sucedido para as prerrogativas de Israel sob a antiga aliança. Os membros da igreja, como Pedro disse, são "a geração eleita, o sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus" ( 1 Pedro 2: 9 ). Mas lado a lado com este sentido de uma consagração para fora e sacerdotal, a chama de "santos", desenvolvido em si o pensamento de uma santidade ética - a santidade consiste, não apenas em um estado determinado pela relação com Cristo, mas de uma real e prático santidade, a consagração a Deus que se manifesta no caráter e conduta. Sem dúvida, os membros da Igreja são chamados de santos, mesmo quando as evidências de vida de santidade são infelizmente falta. 
Escrevendo à igreja de Corinto, em que ele encontrou tanto a culpa, Paulo se dirige aos seus membros por este título ( 1 Coríntios 1: 2 ; comparar 1 Coríntios 6:11 ). Mas ele o faz por razões não formais - não só por causa consagração a Deus é a sua vocação para fora e status como crentes; mas também porque ele é a certeza de que a obra da santificação real está acontecendo, e deve continuar a seguir em frente, em seus corpos e seus espíritos que são Seus. Para aqueles que estão em Cristo é uma nova criação ( 2 Coríntios 5:17 ), e aqueles a quem veio a separação e consagração de chamada ( 2 Coríntios 6:17 ) deve purificar-se de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus ( 2 Coríntios 7: 1 ). Paul olha para os membros da igreja, assim como ele olha para a própria igreja, com um olhar profético; vê-los não como elas são, mas como eles são para ser. E, em sua opinião, é "por meio da lavagem de água pela palavra," em outras palavras, pela santificação progressiva de seus membros, que a própria igreja é para ser santificado e purificado, até que Cristo pode apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante ( Efésios 5:26 , Efésios 5:27 ).

5 Poder

No entanto, uma outra nota da igreja era espiritual poder . Quando o nomeEkklesia foi dada por Jesus para a sociedade Ele veio a fundar, a Sua promessa a Pedro incluiu a concessão do dom de poder ( Mateus 16:18 , Mateus 16:19 ). O apóstolo foi para receber o "poder das chaves", ou seja, ele estava a exercer o privilégio de abrir as portas do reino dos céus para os judeus ( Atos 02:41 ) e aos gentios ( Atos 10: 34-38 ; Atos 15: 7 ). Ele era mais ter o poder de ligar e desligar, ou seja, de proibir e permitir; em outras palavras, ele era possuir as funções de um legislador dentro da esfera espiritual da igreja. Os poderes legislativos então concedeu a Pedro pessoalmente como a recompensa de sua confissão acreditando depois foram conferidos os discípulos em geral ( Mateus 18:18 ; comparar Mateus 18: 1 e também Mateus 18:19 , Mateus 18:20 ), e na conferência em Jerusalém foram exercidas pela igreja como um todo ( Atos 15: 4 , Atos 15:22 ).
 O poder de abrir as portas do reino dos céus foi expandido para a grande comissão missionário: "Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações" ( Mateus 28:19 ) - uma comissão que foi entendido pela igreja apostólica a ser não apenas dirigida aos onze apóstolos, mas para todos os seguidores de Cristo sem distinção ( Atos 8: 4 , etc). Para a sociedade cristã não pertencia Assim o duplo poder de legislar para seus próprios membros e de abrir o reino dos céus para todos os crentes. Mas essas funções duplas de ensino e do governo foram claramente reconhecido como presentes delegados. A igreja ensinou as nações, porque Cristo tinha oferecido a ir e fazer isso. Ela deitou-se leis para seus próprios membros, porque Ele havia conferido a ela autoridade para ligar e desligar. Mas em cada exercício de sua autoridade, ela contou sobre ele, de quem ela derivada dela. Ela acreditava que Cristo estava com ela para sempre, até o fim do mundo ( Mateus 28:20 ), e que o poder com o qual ela estava dotado era o poder do alto ( Lucas 24:49 ).

V. Organização da Igreja

Parece evidente a partir do Novo Testamento, que Jesus deu aos discípulos há prescrições formais para a organização da igreja. Nos primeiros dias após o Pentecostes não tinham idéia de separar-se da vida religiosa de Israel, e não percebem a necessidade de qualquer organização distinta do seu próprio.
 O templo do culto ainda era respeitado ( Atos 02:46 ; Atos 3: 1 ), apesar de ter sido completada por ensino apostólico, pela oração e comunhão, e no partir do pão ( Atos 02:42 , Atos 2:46 ) . Organização era uma coisa de um crescimento gradual sugerido por necessidades emergentes, ea diferenciação de função entre aqueles que foram atraídos para o serviço da igreja deveu-se a diferença entre os dons concedidos por Deus sobre os membros da igreja ( 1 Coríntios 12:28 ) . 
No início, o Twelve-se, como os companheiros imediatos de Jesus em todo o Seu ministério e as principais testemunhas dos fatos cristãos e, especialmente, da ressurreição (compare Atos 01:21 , Atos 1:22 ), foram os líderes naturais e professores da comunidade . Para além disto, a mais antiga evidência de qualquer coisa como organização é encontrada na distinção feita pela Twelve-se entre o ministério da Palavra e do ministério de mesas ( Atos 6: 2 , Atos 6: 4 ) - uma distinção que foi integralmente reconhecido por Paulo ( Romanos 12: 6 , Romanos 12: 8 ; 1 Coríntios 01:17 ; 1 Coríntios 09:14 ; 1 Coríntios 12:28 ), embora ele ampliou o último tipo de ministério, de modo a incluir muito mais do que os cuidados de os pobres. Os dois tipos de ministério, uma vez que nos encontrar no primeiro, pode amplamente ser distinguido como o geral e profético, por um lado, o local e prático sobre o outro.

1.-Geral e Ministério Profético

De Atos 6: 1 vemos que os Doze reconheceram que eles foram divinamente chamados como apóstolos para proclamar o evangelho; e Paul faz repetidamente a mesma afirmação para si mesmo ( 1 Coríntios 01:17 ; 1 Coríntios 09:16 ; 2 Coríntios 3: 6 ; 2 Coríntios 4: 1 ; Colossenses 1:23 ). Mas navio apóstolo era de modo algum confinada aos Doze ( Atos 14:14 ; Romanos 16: 7 ; comparar Didache 11 4ss); e um ministério itinerante da palavra foi exercida em diferentes maneiras pelos profetas, evangelistas e professores, bem como pelos apóstolos ( 1 Coríntios 0:28 , 1 Coríntios 00:29 ; Efésios 4:11 ). O fato de que o próprio Paulo é descrito como um apóstolo, um profeta, um professor ( Atos 13: 1 ; Atos 14:14 ; 1 Timóteo 2: 7 ; 2 Timóteo 1:11 ) parece mostrar que o ministério profético não foi um Ministério do escritório afirmou, mas um dos dons e funções especiais. O apóstolo realizadas as boas novas de salvação para os ignorantes e incrédulos ( Gálatas 2: 7 , Gálatas 2: 8 ), o profeta (no sentido mais específico da palavra) era um mensageiro para a igreja ( 1 Coríntios 14: 4 , 1 Coríntios 14:22 ); e enquanto o professor explicou e verdade que já estava possuído (aplicado Hebreus 05:12 ), o profeta foi reconhecido por aqueles que tinham discernimento espiritual ( 1 Coríntios 02:15 ; 1 Coríntios 14:29 ; 1 João 4: 1 ) como o meio divinamente empregada de novas revelações ( 1 Coríntios 14:25 , 1 Coríntios 14:30 , 1 Coríntios 14:31 ; Efésios 3: 5 ; comparar Didache 4 1).

2 O Ministério Local e Prático


Os primeiros exemplos disso são o Sete de Jerusalém, que foi confiada aos cuidados do "ministério cotidiano" ( Atos 6: 1 ). Com o crescimento da igreja, no entanto, outras necessidades surgiram, eo ministério local é visto desenvolvida em duas direções distintas. Primeiro, há o presbítero ou ancião, também conhecido como o bispo ou supervisor, cujas funções, enquanto ainda local, são sobretudo de uma forma espiritual ( Atos 20:17 , Atos 20:28 , Atos 20:35 ; 1 Timóteo 3: 2 , 1 Timóteo 3: 5 ; Tiago 5:14 ; 1 Pedro 5: 2 ). VejaBISPO. Em seguida, há o diácono ea diaconisa ( Filipenses 1: 1 ; 1 Timóteo 3: 8-13 ), cujo trabalho parece ter ficado em grande parte em casa em casa visitação e um ministério prático para os pobres e necessitados ( 1 Timóteo 5: 8 -11 ). As necessidades de governo, de disciplina e de instrução regular e afirmou que, assim fez acontecer que dentro de tempos do Novo Testamento algumas das funções do ministério geral de apóstolos e profetas tiveram alta por um ministério local. O ministério geral, no entanto, foi ainda reconhecido como o maior entre os dois. Paul aborda o presbítero-bispos de Éfeso, em tom de autoridade espiritual elevado ( Atos 20:17 : ff). E de acordo com a Didaqué , um verdadeiro profeta, quando ele visita uma igreja deve ter precedência sobre os bispos e diáconos residentes ( Didaqué 10 7, 13 3). 

 FONTE Internacional Standard Bible Encyclopedia 1915



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.