ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 25 de março de 2016

Geografia biblica Filadelfia


            
                             

                  DADOS GEOGRAFICOS DE FILADELFIA


Os nome Filadelfia significa"amor fraternal",e Jesus fez uma declaração a esta igreja.Ele queria que os perseguidores daqueles crentes soubesssem o quanto eles eram amados por Deus v.9,você tem sofrido algum tipo de perseguição?não fique triste,cedo ou mais tempo,seus perseguidores reconhecerão o quanto você é especial para Deus(ML3.17).Os crentes de Filadelfia tinham pouca força,sua igreja era pequena talvez,não fossem ricos,nem possuissem influencia social e politica.Contudo mantiveram-se fiéis a Cristo,obedecendo e não lhe negando o nome,apesar das perseguições.

Você pode ser minoria em sua escola ou em seu trabalho,pobre ou até debilitado fisicamente.Mas isto não impede de demonstrar a sua fé em Cristo e viver uma vida de santificação e dedicação e testemunhar de Jesus.O Senhor demonstra alegria ao escrever esta tão singela carte á igreja de Filadelfia.Esta igreja,como a de Smirna,não recebeu críticas do Senhor,mas elogios.A expressão 'pouca força' carateriza a natureza da igreja,vinda de um período de grande perseguições e incompreenções.Entretanto Nemias afirmou:"...porque a alegria do Senhor é a nossa força"(NEM8.10).Nessa força devemos caminhar e aproveitar a grande porta que o Senhor nos abriu(1COR16.9).

Tudo o que Jesus mencionou na carta á igreja de Filadelfia constitui numa menssagem especial á igreja de Hoje.Vivemos a iminência da volta de Jesus e as portas que foram abertas podem se fechar.É mister a obra de Deus enquanto é dia,pois noite vem trazendo consigo a hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo.Guardemos pois a Palavra de Deus em nossos corações e vigiemos,pois perto está o Senhor.
Jesus abriu uma grande porta de evangelização e da obra missionaria, e da evangelização,levando a avançar como reino de Deus além de suas fronteiras,a assim alcançando almas e muitos lugares perto e longe,pois o evangelismo ampliava e o trabalho de missões também.
                         
De um modo geral todos os comentaristas estão de acordo quanto ao seu significado,nome"amor fraternal',estando aqui neste apelativo o sétimo e ultimo uso desse termo,no novo testamento(veja RM14.10,1TESS4.9,HB131,22,E 1PD1.7),este ultimo 2 vezes.Filadelfia era mais nova das 7 cidades a que foram dirigidas as cartas do apocalipse.A cidade foi fundada por volta de 150 a.c,no periodo do reinado do Rei Atalo 2° Filadelfo,de Pérgamo e recebeu o nome Filadelfia(amor fraternal),em homenagem á lealdade do Rei Atalo a seu irmão de idade Eumenes 2°,que precedeu o trono de Pérgamo.A cidade de Filadelfia era provincia (cidade0 Romana da Asia Menor(hoje atual porção da (Turquia Asiatica).Filadelfia fundou (no vale cógamo,no sopé do monte Tmolo,mais ou menos 122 Km de(Esmirna),a cidade de Filadelfia.(notas coment.apoc,Severino P.S,1992,CPAD).

Foi fundada para constituir um centro de disseminação e  idioma da cultura e dos costumes gregos.Desde o inicio foi a cidade de divulgação e fidelidade ao Helenismo.No ano 17  d.c,foi destruída por um terremoto e logo depois,restaurada.Foi Filadelfia a Sede de uma das 7 igrejas da Asia a que se dirige o apocalipse.A cidade de Filadelfia tem o  nome atual(Allah Sher)e continua ser habitada.Os muros da antiga cidade ainda continuam de pé,cercam varios outeiros com as ruínas de um templo e de outras construções antigas,novo nome da cidade Amonita(Rabata).(notas dic.Jhon Davis,1955).
Filadelfia estava localizada numa região a entrada do largo vale Hermus,cortado pelo rio Coamis,á margem da grande estrada comercial Romana,que ligava país outras cidades do pais e ao Mar Egeu,atravez dos portos de Éfeso e Esmirna,e a distancia apanas de 28 milhas de Sardos,localizava ao sudeste.


                         O cristianismo em Filadélfia
                            História do Cristianismo


Desde que"toda Ásia ouviu o Evangelho",segundo AT19.10,quando Paulo esteve por dois anos completos em atividade evangelística em Éfeso,sendo Filadelfia cidade integrante de referida Provincia,é lógico e natural crer-se que ali chegou o cristianismo nesse tempo,a saber,cerca dos anos 54 a 56 d.c.A igreja de Filadelfia,ao mesmo tempo que a de Esmirna,e pelos mesmos motivos,teve muitos de seus membros martirizados,e cremos,um dos poderes opressores existentes em ambas as cidades,era colônia judaica.Os pagãos com as autoridades,sempre se levantaram unido ali,mas os cristãos não se deixaram intimidar e venceram o mundo o diabo,morrendo por amor a Cristo,firmes na fé e na verdade que creram.

Então entendemos que o cristianismo surgiu no periodo apostólico.Mais tarde tornou-se a sede de um(bispado),e no século 13° era o centro cristão de toda região da(Lidia),sendo residencia de um(arcebispo),manteve-se uma fortaleza do cristianismo.Quando a cidade caiu no poder dos Turcos no ano de 1390,e depois foi conquistada por Tamerlão,em 1402,este soberano constroi um muro na tomada de Filadelfia.Contudo,isso não abateu a firmeza dos cristãos e sua firmeza dos cristãos e sua determinação de permanecer leais ao Senhor.(coment.apocalipse,ADSD).

Filadelfia continuo uma cidade cristã,como Esmirna.Constitui notável coencidencia que as duas cidades,Esmirna e Filadelfia,que retiveram seu carater e população cristã por mais tempo do que as outras cidades da Ásia Menor,são as cidades cujas as igrejas foram tão puras e irrepreenciveis no tampo do apóstolo João,que as cartas escritas são as únicas que não contem repreenção.(ibid,apoc,ADSD).

Filadelfia era rica comercialmente,principalmente por causa da plantação de uvas nas aldeias ao seu redor.A sua principal dividade era(dionisio).O desafio da igreja era a evangelização o da comunidade judaica presente em Filadelfia.Outro dado particular de cidade,geograficamente é que a estrada,que de Éfeso ia para(leste),tinha uma concorrente aquela que vindo do (porto de Esmirna),passava por Filadelfia,e atravez da(Frigia).,dirigia-se para o grande planalto Central.Filadelfia se observarmos bem,ficava na rota da estrada do correio imperial que vinha de (Roma),e atravessava o (porto de Troade),segundo para Pérgamo,Sardes,Antioquia(capital da Psicidia),depois de atravessar outras regiões,(essa via),alcançava (Antioquia-capital da Siria),e finalmente costeando,alcançava(Jerusalém).Eis uma das razões porque o Senhor disse"eis que diante de ti pus uma porta aberta".v8

Hoje , local é ocupado por uma aldeia turca chamada"Allah Shehr",que significa"cidade de Deus",e há na região uma coluna solitária,resto de um antigo templo.Os visitantes gostam de associar estes fatos ao v.12,onde jesus promete fazer do fiel uma"coluna no templo do meu Deus"e escreve sobre ele "o nome da cidade de meu Deus".






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.