ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Subsidio ( 2) BETEL adultos tenha um lar feliz 7/2/2016



        SUBSIDIO (n.2) BETEL A FELICIDADE NO LAR  
                                          SALMO 128


1 Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor. No Salmo anterior foi afirmado que a prosperidade em todos os assuntos humanos, e em todo o curso da nossa vida, é para ser esperado exclusivamente da graça de Deus; e agora o Profeta admoesta-nos que aqueles que desejam participar da bênção de Deus deve com sinceridade de coração dedicar-se inteiramente a ele; pois ele nunca vai decepcionar aqueles que o servem. O primeiro verso contém um resumo do objecto do Salmo; a porção restante a ser adicionado apenas por meio de exposição. A máxima "de que aqueles são abençoados que temem a Deus, especialmente na vida presente," é tanto com desacordo com a opinião comum dos homens, que muito poucos vai dar o seu parecer favorável. Em todos os lugares encontram-se muitos tremulando sobre epicuristas, semelhante a Dionísio, que, tendo já tiveram um vento favorável sobre o mar e uma viagem próspera, depois de ter saqueado um templo, (106) se gabou de que os deuses favorecidas ladrões de igrejas. Além disso, o fraco estão perturbados e abalado com a prosperidade dos maus, e eles próxima desmaiar sob a carga de suas próprias misérias. Os inimigos do Deus não pode realmente desfrutar de prosperidade, ea condição dos homens de bem pode ser tolerável, mas ainda assim a maior parte dos homens são cegos ao considerar a providência de Deus, ou não parecem em qualquer grau de percebê-lo. O ditado, "Isso é melhor não ter nascido em tudo, ou a morrer mais rapidamente possível", foi certamente por muito tempo desde recebido pelo consentimento comum de quase todos os homens. Finalmente, os juízes razão carnal quer que toda a humanidade, sem exceção, são miseráveis, ou que a fortuna é mais favorável aos homens ímpios e perversos do que para o bem. Para o sentimento de que aqueles são abençoados que temem o Senhor, tem uma aversão inteira, como já declarado no comprimento em Salmos 37: 0. Tanto mais necessária, então, é que a habitam sobre a consideração desta verdade. Mais adiante, como esta bem-aventurança não é visível a olho nu, é de importância, a fim de sermos capazes de apreendê-lo., Primeiro a participar da definição que será dada do mesmo por e bye, e em segundo lugar, saber que que depende principalmente sobre a proteção de Deus. Embora nós coletamos juntos todas as circunstâncias que parecem contribuir para uma vida feliz, certamente nada será encontrado mais desejável do que ser mantido escondido sob a tutela de Deus. Se esta bênção é, em nossa opinião, deve ser preferida, como merece, a todas as outras coisas boas, quem está convencido de que os cuidados de Deus é exercida sobre o mundo e assuntos humanos, irá, ao mesmo tempo, sem dúvida, reconhecer que o que é aqui previsto é o ponto principal da felicidade.

Mas antes de prosseguir mais longe, é para ser notado que, na segunda parte do versículo está lá com um bom motivo adicionado um sinal que os servos de Deus são distinguidos daqueles que o desprezam. Vemos como o mais depravado, com nada menos do que o orgulho audácia e zombaria, gabar-se de temor a Deus. Por isso, o Profeta exige a comprovação da vida como a esta; para estas duas coisas, o temor de Deus e à manutenção de sua lei, são inseparáveis; ea raiz deve necessariamente produzir seu fruto correspondente. Mais adiante, podemos aprender com esta passagem que a nossa vida não cumprir com a aprovação divina, a não ser enquadrada de acordo com a lei divina. Há, sem dúvida nenhuma religião sem o temor de Deus, e deste medo do profeta representa a nossa vida de acordo com o mandamento ea ordenação de Deus como prosseguir.

Verso 2
2. Para quando comerás do trabalho das tuas mãos tu serás abençoado. Alguns dividir esta frase em dois membros, lendo estas palavras, Pois comerás do trabalho das tuas mãos, como uma sentença distinta, e, em seguida, o que se segue, Thou serás abençoado, como o início de uma nova frase. Eu, na verdade admitir que é verdade, como eles afirmam, que a graça de Deus, que se manifesta nos fiéis a desfrutar dos frutos de seu trabalho é definido em oposição à maldição para que toda a humanidade têm sido submetidos. Mas é mais natural para ler as palavras como uma frase, trazendo esse significado - Que os filhos de Deus são felizes em comer os frutos do seu trabalho; Porque, se nós torná-los duas frases, estas palavras, tu, serás abençoado, e tudo estará bem contigo, conteria um resfriado e até mesmo uma repetição insípida. Aqui, o Profeta, confirmando a doutrina afirmado no primeiro versículo, ensina-nos que devemos formar uma estimativa diferente do que a felicidade consiste oi daquela formada pelo mundo, o que torna uma vida feliz para consistem na facilidade, honra e grande riqueza . Ele lembra os servos de Deus para a prática da moderação, que quase todos os homens se recusam a exercer. Como poucos estão a ser encontrada que, se fosse deixada para sua própria escolha, teria vontade de viver de acordo com seu próprio trabalho; sim, que seriam responsáveis ​​que um benefício singular para o fazer! Mal é o nome de felicidade pronunciado, do que instantaneamente cada homem irrompe em idéias mais extravagantes do que é necessário para isso, então insaciável um abismo é a cobiça do coração humano. Por isso, o Profeta ordena os tementes de Deus se contentar com uma coisa - com a garantia de que ter Deus por seu pai de criação, devem ser adequadamente mantido pelo trabalho de suas próprias mãos; assim como se diz em Salmos 34:10,

"Os leõezinhos necessitam e sofrem fome; mas os que buscam o Senhor não faltará qualquer coisa boa. "

Devemos lembrar que o Profeta não fala da mais alta bem-aventurança, que não consiste em comida e bebida, nem está confinada dentro dos estreitos limites desta vida transitória; mas ele garante que acreditam povo de Deus que, mesmo nesta peregrinação terrena ou local de permanência devem desfrutar de uma vida feliz, na medida em que o estado do mundo permitirá; até mesmo como Paulo declara que Deus promete tanto estes como a temê-lo, em outras palavras, que Deus vai cuidar de nós durante todo o curso da nossa vida, até que ele tenha finalmente nos trouxe a glória eterna. (1 Timóteo 4: 8.) A mudança de pessoa serve também para dar maior ênfase à linguagem; para depois de ter), que falou na terceira pessoa, o Profeta trata de abordar o seu discurso para. cada indivíduo em particular, para o efeito: - Não só felicidade imortal esperam por ti no céu, mas durante a tua peregrinação neste mundo Deus não deixará de executar o escritório do pai de família na manutenção de ti, para que tua comida diária será administrada a ti pela sua mão, desde tu és contente com uma condição humilde.

Versículo 3
3 A tua mulher será como a videira frutífera sobre os lados da tua casa. Aqui, novamente, é prometido, como no Salmo anterior, que Deus fará o honram frutífera em uma prole numerosa. A maioria da humanidade, de fato desejam ter problema, e esse desejo pode ser dito para ser implantado neles por natureza; mas muitas crianças, quando eles obtiveram, em breve se tornar com isso cloyed. Novamente, é muitas vezes mais grato a querer ter filhos do que deixar um certo número deles circunstâncias hi de destituição. Mas embora o mundo está a levar por desejos irregulares após vários objetos, entre os quais é perpetuamente flutuante na sua escolha, Deus dá a este a sua própria bênção, a preferência para todas as riquezas e, portanto, devemos mantê-lo em alta estima. Se um homem tem uma mulher de boas maneiras amáveis ​​como o companheiro de sua vida, deixá-lo definir nada menos valor sobre esta bênção do que Salomão fez, que, em Provérbios 19:14, afirma que é somente Deus que dá uma boa esposa. Da mesma forma, se um homem ser pai de uma prole numerosa, deixá-lo receber esse benefício considerável com um coração agradecido. Se é que opôs o Profeta ao falar assim, detém os fiéis sobre a terra pelas seduções da carne, e os impede de aspirar para o céu com as mentes livres e desembaraçadas, eu respondo, que não é surpreendente encontrá-lo oferecendo-se para os judeus sob a lei um sabor de graça de Deus e favor paternal, quando consideramos que eles eram como crianças. Ele tem, no entanto, tão temperado, ou misto, como que por ela; eles podem subir em suas contemplações para a vida celestial. Mesmo nos dias de hoje Deus, embora de maneira mais parcimoniosa, atesta seu favor por benefícios temporais, agradavelmente para que a passagem em primeira epístola de Paulo a Timóteo há pouco citado, (1 Timóteo 4: 8,)

"A piedade é proveitosa para todas as coisas, tendo a promessa da vida que agora é, e do que está por vir."

Mas por isso ele não lança qualquer impedimento ou obstáculo em nosso caminho para nos impedir de elevando nossas mentes para o céu, mas escadas são por este meio, em vez erguido para nos permitir montar-se para lá passo a passo. O Profeta, portanto, lembra muito adequadamente aos fiéis que eles já recebem algum fruto de sua integridade, quando Deus lhes dá o seu alimento, que os torna felizes em suas esposas e filhos, e condescende para cuidar de sua vida. Mas o seu projeto no elogio ao presente bondade de Deus é para animá-los a acelerar para a frente com entusiasmo no caminho que leva a sua herança eterna. Se a felicidade terrena descrito neste salmo pode não ser sempre o lote dos justos, mas deve por vezes acontecer que a sua esposa é uma megera, ou orgulho, ou de costumes depravados, ou que seus filhos estão dissoluta e vagabundos, e até mesmo trazer vergonha sobre a casa de seu pai, que eles saibam que o seu ser privado da bênção de Deus é devido ao fato de terem repelido-lo pela sua própria culpa. E, certamente, se cada devidamente considera seus próprios vícios ele vai reconhecer que os benefícios terrestres de Deus foram justamente retido dele.

Versículo 4
4. Lo! certamente, assim abençoado será o homem que teme ao Senhor. A doutrina anterior, que, mesmo na condição externa dos servos de Deus enquanto estiver neste estado transitório não é oferecida como prova do favor divino e bondade como demonstra que nós não perdemos o nosso trabalho em servi-lo, é aqui confirmado pelo Profeta. No entanto, como a recompensa de piedade não aparece eminentemente visível, ele, em primeiro lugar, usa a partícula demonstrativo, Lo! (107) e, em seguida, adiciona certamente; pois assim eu interpreto a partícula כי,. Ki Devemos, no entanto, sempre lembre-se, como já anteriormente notado, que a bênção divina é prometida a nós em cima da terra, de tal forma que que não pode ocupar nossos pensamentos e mantê-los rastejar no pó; por isso não é conveniente que a nossa esperança de vida futura deve ser sufocada. Esta é a razão pela qual nós não em todos os momentos desfrutar igualmente os benefícios de Deus.

Versículo 5
5. Senhor te abençoará desde Sião. Alguns, teria esta frase para ser uma oração, e, portanto, resolver o tempo futuro para o modo optativo. Mas parece que, em vez de ser uma declaração continuou da mesma doutrina anteriormente habitava em diante, o Profeta agora expressar mais claramente que os benefícios que ele narrados estão a ser atribuídas a Deus como seu autor. Embora os dons de Deus, muitas vezes apresentar-se perante os nossos olhos, mas através da obscuridade que falsas imaginações jogar em torno deles a nossa percepção deles é fraca e imperfeita. Daí esta repetição do sentimento, que, sempre que os verdadeiros crentes se reunir com quaisquer eventos prósperos do curso de sua vida, é o efeito da bênção divina, não é para ser considerado supérfluo. As pessoas descritas são disse a ser abençoado de Sião, para levá-los a se lembrará da aliança para o qual Deus havia entrado com elas, pois ele havia graciosamente prometeu ser favorável aos observadores de sua lei; e esses princípios de piedade que tinham bebido desde a infância. O Profeta, portanto, declara que não é nenhuma novela doutrina ou algo antes desconhecido de que ele aduz, a lei, tendo há muito tempo ensinou-lhes que se manifesta até mesmo pelos benefícios temporários conferidos aqueles que servem a Deus, que as dores tomadas em servi-lo não são jogados fora; e ele afirma que isso, eles devem realmente ter a experiência. O que é adicionado relativo a prosperidade de Jerusalém deve ser considerado como en-adesão sobre a piedosa o dever não só de procurar o seu próprio bem-estar individual, ou de ser dedicado a seus próprios interesses peculiares, mas em vez de tê-lo como chefe desejo de ver a Igreja de Deus em uma condição florescente. Seria uma coisa muito razoável para cada membro para desejar o que pode ser rentável para si mesmo, enquanto, entretanto, o corpo foi negligenciadas. De nossa extrema propensão a errar a esse respeito, o Profeta, e com razão, recomenda solicitude sobre o bem-estar público; e ele se mistura juntos bênçãos domésticos e os benefícios comuns da Igreja, de tal forma que para nos mostrar que eles são coisas unidas, e que é ilegal colocar asuader.
fonte Comentario biblico João Calvino (A.T)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.