ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 27 de dezembro de 2015

Susidio CPAD adolescentes Deus invisivel 2016 n.1

            

              

                 SUBSIDIO LIÇÕES ADOLESCENTES 
                     ADORAÇÃO AO DEUS INVESIVEL                                          CONTEÚDO LIÇÕES ADOLESCENTE

 1 TIMESTRE 2016

1- A Imagem do Deus Invisível 
2- Uma Pessoa Especial
3- O Filho Amado e Obediente
4- O Amigo Leal
5- A Unidade na Diferença
6- Mestre e Discipulador
7- O Semeador da Palavra
8- A Resistência contra a Tentação
9- Influenciando a Sociedade
10- Ética Cristã
11- O Perdão
12- A Vida de Oração
13- Vida Feliz 




(1.) Um caso de consciência proposto a Cristo pela mulher, sobre o local de adoração, João 4: 19,20.

[1] O incentivo que ela tinha que colocar este caso: Senhor, vejo que és profeta. Ela não nega a verdade do que ele tinha cobrado-la com, mas por seu silêncio é proprietária da justiça da reprovação nem é ela colocar em uma paixão por ela, como muitos são quando são tocados em um lugar dolorido, não imputa sua censura para o desgosto geral, os judeus tiveram que os samaritanos, mas (o que é uma coisa rara) pode suportar a ser contada de uma falha. Mas isso não é tudo o que ela vai mais longe: Primeiro, Ela fala respeitosamente com ele, chama-lhe Senhor. Assim devemos honrar aqueles que lidam fielmente conosco. Este foi o efeito da mansidão de Cristo em reprovando-lhe que não lhe deu a linguagem doente, e então ela deu a ele nenhuma. Em segundo lugar, ela reconhece que ele seja um profeta, um que tinha uma correspondência com o Céu. Nota, O poder da palavra de Cristo na busca do coração, e convencendo a consciência de pecados secretos, é uma grande prova de sua autoridade divina, 1 Coríntios 14: 24,25. Em terceiro lugar, Ela deseja mais alguma instrução dele. Muitos que não são irritado em suas reprovadores, nem voar em seus rostos, ainda estão com medo deles e manter fora do seu caminho, mas essa mulher estava disposto a ter um pouco mais de discurso com ele que disse a ela de seus defeitos.

[2] O caso em si que ela propôs, relativa à lugar de culto religioso em público. Alguns pensam que ela começou a mudar esta fora ainda mais discurso sobre seu pecado. Controvérsias em religião muitas vezes revelar grandes preconceitos a piedade séria, mas, deve parecer, ela propõe-se com um bom design, ela sabia que ela deve adorar a Deus, e pediu que pudesse fazê-lo corretamente e, portanto, encontrar-se com um profeta, implora sua direção. Nota: É nossa sabedoria para melhorar todas as oportunidades de obter conhecimento das coisas de Deus. Quando estamos em companhia daqueles que estão aptos a ensinar, vamos ser para a frente a aprender, e ter uma boa pergunta pronto para colocar para aqueles que são capazes de dar uma boa resposta. Foi acordado entre os judeus e os samaritanos que Deus é para ser adorado (mesmo aqueles que eram tão tolos como a adorar falsos deuses não eram tão brutos como para adorar nenhum), e que a adoração religiosa é um assunto de grande importância: os homens não iria lidar com isso se eles não estavam preocupados sobre isso . Mas o assunto em variância foi onde eles devem adorar a Deus. Observe como ela afirma o caso: -

Em primeiro lugar, como para os samaritanos: Nossos pais adoraram neste monte, próximo a esta cidade e este não o templo bem Samaritano foi construído por Sambalate, a favor da qual ela insinua, 1. Que qualquer que seja o templo era o lugar era santo era monte Garizim, o monte em que as bênçãos foram pronunciadas e alguns pensam o mesmo em que Abraão construiu seu altar (Gênesis 12: 6,7), e Jacob dele, Gênesis 33: 18-20. 2. Que ele pode alegar a prescrição: Nossos pais adoravam aqui. Ela acha que eles têm antiguidade, tradição e sucessão, do seu lado. A vã maneira de viver, muitas vezes se sustenta com este, que foi recebida por tradição de nossos pais. Mas ela tinha poucos motivos para se orgulhar de seus pais para, quando Antíoco perseguiram os judeus, os samaritanos, por medo de partilhar com eles em seus sofrimentos, não só renunciou a toda relação com os judeus, mas se rendeu seu templo a Antíoco, com um pedido para que se dedicado a Júpiter Olímpio, e chamado pelo seu nome. Joseph. Antiq. 12. 257-264.

Em segundo lugar, como aos judeus: Você diz que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Os samaritanos se governam por os cinco livros de Moisés, e (alguns pensam) recebeu só eles como canônicos. Agora, porém eles encontraram freqüente menção lá do lugar que Deus iria escolher, mas eles não encontrá-lo nomeado lá e eles viram o templo em Jerusalém, despojado de muitas de suas glórias antigas, e, portanto, pensou-se em liberdade para configurar outro lugar, altar contra altar.

(2.) A resposta de Cristo a este caso de consciência, João 4:21, & c. Aqueles que aplicam-se a Cristo para a instrução deve encontrá-lo manso, para ensinar os mansos o seu caminho. Agora, aqui,

[1] Ele coloca uma ligeira sobre a questão, como tinha proposto, relativo ao lugar de adoração (João 4:21): "Mulher, crê-me como um profeta, e marcar o que eu digo: Tu és esperando o. Hour para vir quando quer por alguma revelação divina, ou alguma providência sinal, este assunto será decidido em favor tanto de Jerusalém ou do monte Garizim, mas eu digo-te a hora está à mão quando ele não deve mais ser uma pergunta que que tu tem sido ensinados a colocar muito peso sobre devem ser reservados como uma coisa indiferente. " Nota, deve arrefecer-nos de nossos concursos de pensar que as coisas que agora enchem nós, e que nós fazemos tanto barulho sobre, deve logo desaparecem, e ser não mais: as primeiras coisas que estão se esforçando sobre estão passando: a hora vem quando você nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Em primeiro lugar, o objeto de adoração deve continuar ainda a same-- Deus, como um Pai sob este conceito, o Deus pagão muito adorado, os judeus fez isso, e provavelmente os samaritanos. Em segundo lugar, Mas um período deverá ser condenado à todos niceness e todas as diferenças sobre o local de culto. A dissolução aproximando da economia judaica, e a edificação do estado evangélico, deve definir esta questão em geral, e colocar tudo em comum, de modo que deve ser uma coisa perfeitamente indiferente se em qualquer um desses lugares ou quaisquer outros homens adorar a Deus , para que eles não devem ser presos a qualquer lugar nem aqui nem lá, mas ambos, e em qualquer lugar, e em todo lugar. Note, A adoração a Deus não é agora, sob o evangelho, apropriado para qualquer lugar, como era sob o . direito, mas é a vontade de Deus que os homens orem em todo lugar 1 Timóteo 2: 8; Malaquias 1:11. Nossa razão nos ensina a consultar decência e conveniência nos lugares de nossa adoração, mas a nossa religião não dá preferência a um lugar acima de outro, no que diz respeito à santidade e aceitabilidade a Deus. Aqueles que preferem qualquer culto apenas por causa da casa ou edifício em que ela é realizada (se fosse tão magnífico e tão solenemente consagrada como sempre o templo de Salomão foi) esquecer que a hora chegou quando não haverá diferença colocar em Deus conta: não, não entre Jerusalém, que tinha sido tão famoso de santidade, eo monte de Samaria, que tinha sido tão infame por impiedade.

[2] Ele põe um acento sobre outras coisas, em matéria de culto religioso. Quando ele fez para que a luz do lugar de adoração que ele não tinha a intenção de diminuir a nossa preocupação com a coisa em si, dos quais, portanto, ele aproveita a ocasião para discursar mais plenamente.

Em primeiro lugar, como o estado actual da controvérsia, ele determina contra o culto Samaritano, e em favor dos judeus, João 4:22. Ele diz aqui, 1. Que os samaritanos foram certamente no errado não apenas porque eles adoraram neste monte, no entanto, enquanto a escolha de Jerusalém estava em vigor, que era pecado, mas porque eles estavam fora do objeto de sua adoração. Se o próprio culto tinha sido como deveria ter sido, sua separação de Jerusalém poderia ter sido conivente com, como os altos estavam nas melhores reinados: Mas você adora você sabe o quê, ou. O que você não sabe Eles adoravam o Deus de Israel, o verdadeiro Deus (Esdras 4: 2, 2 Reis 17:32), mas eles foram afundados na ignorância bruta eles adoravam-no como o Deus de que a terra (2 Reis 17: 27,33), como uma divindade local , como os deuses das nações, ao passo que Deus deve ser servido como Deus, como a causa universal e Senhor. Note, ignorância é tão longe de ser a mãe da devoção que ele é o assassino dela. Aqueles que adoram a Deus ignorantemente oferecer o cego para o sacrifício, e é o sacrifício de tolos. 2. Que os judeus foram certamente no lado direito. Para: (1) "Nós sabemos o que nós adoramos. Nós vamos em cima certeza fundamentos em nossa adoração, para o nosso povo são catequizados e treinou-se no conhecimento de Deus, como ele se revelou na escritura. " Observe, aqueles que por meio das Escrituras ter obtido algum conhecimento de Deus (a certa embora não seja um perfeito conhecimento) pode adorá-lo confortavelmente a si mesmos, e aceitável para ele, pois eles sabem o que eles adoram. Cristo em outro lugar condena as corrupções dos judeus ' adoração (Mateus 15: 9), e ainda aqui defende o próprio culto a adoração pode ser verdadeira, onde ainda não é puro e inteiro. Observe, Nosso Senhor Jesus teve o prazer de contar-se entre os adoradores de Deus: Nós adoramos. Embora ele fosse um filho (e, em seguida, são as crianças livres), aprendeu a essa obediência, nos dias de sua humilhação. Deixe não o maior dos homens pensam a adoração de Deus abaixo deles, quando o próprio Filho de Deus não o fez. (2.) A salvação vem dos judeus e, portanto, eles sabem o que eles adoram, e que bases eles andam sobre na sua adoração. Não que todos os judeus foram salvos, nem que não era possível, mas que muitos dos gentios e samaritanos pode ser salvo, pois em cada nação aquele que teme a Deus e pratica a justiça é aceito por ele, mas, [1] O autor do eterna salvação vem dos judeus, aparece entre eles (Romanos 9: 5), e é enviado primeiro a abençoá-los. [2] Os meios de salvação eterna são oferecidas a eles. A palavra de salvação (Atos 13:26) foi dos judeus. Ele foi entregue a eles, e outras nações derivado lo através deles. Este era um guia seguro para eles em suas devoções, e seguiram a ele, e, portanto, sabia o que eles adoraram. Para eles foram confiados os oráculos de Deus (Romanos 3: 2), e o serviço de Deus, (Romanos 9: 4). Os judeus, portanto, sendo assim privilegiado e avançado, era presunção para os samaritanos para competir com eles.

Em segundo lugar, Ele descreve o culto evangélico que só Deus iria aceitar e estar bem satisfeito com. Tendo mostrado que o lugar é indiferente, ele vem para mostrar o que é necessário e essencial --que adoramos a Deus em espírito e em verdade, João 4: 23,24. O estresse não é para ser colocado sobre o lugar onde nós adoramos a Deus, mas sobre o estado de espírito em que adorá-lo. Nota: O caminho mais eficaz para assumir diferenças nas questões menores da religião é ser mais zelosos na maior. Aqueles que diariamente tornam a questão de seus cuidados para adorar em espírito, se poderia pensar, não deve torná-lo o assunto de sua luta se ele deve ser adorado aqui ou ali. Cristo tinha justamente preferido o culto judaico antes do Samaritano, mas aqui ele sugere a imperfeição do que isso. A adoração era cerimonial, Hebreus 9: 1,10. Os adoradores eram geralmente carnal, e estranhos à parte interior do culto divino. Nota: É possível que possamos ser melhor do que os nossos vizinhos, e ainda não é tão bom como deveríamos ser. Trata-se de nós para estar certo, não só no objeto de nossa adoração, mas na maneira dele e é isso que Cristo aqui nos instrui. Observe,

. a O grande e gloriosa revolução que deve introduzir essa alteração: a hora vem, e agora é --o tempo indicado fixa, em relação ao qual foi determinado de idade quando ele deve vir, e quanto tempo deve durar. A época de seu aparecimento se fixa a uma hora, de modo pontual e exato é o divino aconselha o tempo de sua permanência é limitado a uma hora, tão perto e premente é a oportunidade da graça divina, 2 Coríntios 6: 2. Esta hora vem, ele está vindo na sua máxima força, brilho e perfeição, que agora está no embrião e infância. O dia perfeito está chegando, e agora amanhece.

b. A própria mudança abençoada. Nos tempos do evangelho os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Como criaturas, nós adoramos o Pai de todos: como cristãos, nós adoramos. Pai de nosso Senhor Jesus Agora, a mudança deve ser, (a.) No natureza do culto. Os cristãos devem adorar a Deus, não nas observâncias cerimoniais da instituição mosaica, mas em espirituais ordenanças, que consiste menos em exercício corporal, e animado e revigorado mais com o poder divino e energia. A forma de culto que Cristo instituiu é racional e intelectual, e refinado a partir desses ritos externos e cerimônias com que a adoração do Antigo Testamento era tanto nublado e obstruídos. Isso é chamado de verdadeira adoração, em oposição ao que era típico. Os serviços jurídicos foram figura do verdadeiro, Hebreus 9: 3,24. Aqueles que se rebelaram contra o cristianismo com o judaísmo são disse para começar no espírito, e terminar na carne, Gálatas 3: 3. Essa era a diferença entre o Antigo Testamento e Novo Testamento-instituições. (B.) No temperamento e disposição dos adoradores e assim que os verdadeiros adoradores são bons cristãos, distinto de todos hipócritas deve, e eles vão, adoram a Deus em espírito e em verdade. Ele é falado (João 4:23) como seu caráter, e (João 4:24) como seu dever. Note, É exigido de todos os que adoram a Deus que eles adorem em espírito e em verdade. Devemos adorar a Deus, [a.] Em espírito, Filipenses 3: 3. Temos de depender do Espírito de Deus para a força e apoio, colocando nossas almas sob suas influências e operações devemos dedicar nossos próprios espíritos para, e empregá-los, o serviço de Deus (Romanos 1: 9), devem adorá-lo com fixidez de pensamento e uma chama de afeto, com tudo o que está dentro de nós. Espírito é, por vezes, colocar para a nova natureza, em oposição à carne, que é a natureza corrupta e assim adorar a Deus com nosso espírito é a adorá-lo com as nossas graças, Hebreus 00:28. [B.] Na verdade, isto é, na sinceridade. Deus exige não só a parte interior em nossa adoração, mas a verdade na parte interior, Ps. li. 6. Temos de importar o poder mais do que a forma, deve visar a glória de Deus, e não para ser vistos pelos homens se aproximam com um coração verdadeiro, Hebreus 10:22.

Em terceiro lugar, ele sugere as razões por que Deus deve ser adorado assim.

a. Porque em tempos evangélicos eles, e eles só são contabilizados os verdadeiros adoradores. O evangelho erige uma maneira espiritual de adoração, de modo que os professores do evangelho não são verdadeiras em sua profissão, não viver de acordo com a luz do evangelho e as leis, se não adorar a Deus em espírito e em verdade.

b. Porque o Pai procura a tais adoradores dele. Isso dá a entender, (a.) Que tais adoradores são muito raros, e raramente se encontrou com, Jeremias 30:21. O portão de culto espiritual é estreito. (B.) Que tal adoração é necessário, e que o Deus do céu insiste. Quando Deus vem a perguntar para os adoradores, a questão não será, "Quem adorou em Jerusalém?" mas, "Quem adorado em espírito?" Essa será a pedra de toque. (. C) Que Deus é muito bem satisfeitos com e graciosamente aceita tal adoração e adoradores desses. Eu tenho desejado, Salmo 132: 13,14; Cantares de Salomão 2:14. (D.) Isso não tem sido, e será até o fim, um remanescente de tais adoradores sua busca tais adoradores implica sua tornando-os tal. Deus está em todas as idades se reúnem em si mesmo para uma geração de adoradores espirituais.

c. Porque Deus é um espírito. Cristo veio para declarar Deus para nós (João 1:18), e isso ele declarou a respeito dele, ele declarou que a esta mulher samaritana pobre, para o mais vil estão preocupados em conhecer a Deus e com este projeto , para corrigir seus erros em matéria de culto religioso, ao qual nada contribuiria mais do que o conhecimento correto de Deus. Note, (a.) O deus é um espírito, pois ele é uma mente infinita e eterna, um ser inteligente, incorpórea, imaterial, invisível, e incorruptível. É mais fácil dizer o que Deus não é do que aquilo que ele é um espírito não tem carne nem ossos, mas que sabe o caminho de um espírito? Se Deus não fosse um espírito, ele não poderia ser perfeito, nem infinito nem eterno, nem independente, nem o Pai dos espíritos. (B.) A espiritualidade da natureza divina é uma razão muito boa para a espiritualidade da adoração divina. Se nós não adorar a Deus, que é um espírito, no espírito, nós nem dar-lhe a glória devida ao seu nome, e por isso não realizar o ato de adoração, nem podemos esperar obter seu favor e aceitação, e assim por temos saudades do final de adoração, Mateus 15: 8-9.

4. O último tema do discurso com esta mulher é a respeito do Messias, João 4: 25,26. Observe aqui,

(1.) A fé da mulher, por que ela esperava o Messias:. Eu sei que vem o Messias - e ele vai nos dizer todas as coisas Ela não tinha nada a objetar contra o que Cristo tinha dito seu discurso foi, por alguma coisa que ela sabia , o que poderia tornar-se o Messias do que o esperado, mas a partir dele que ela iria recebê-lo, e nesse meio tempo ela acha que é melhor para suspender a sua crença. Assim, muitos não tem coração para o preço em sua mão (Provérbios 17:16), porque acho que eles têm uma melhor no seu olho, e enganam a si mesmos com a promessa de que eles vão aprender que a seguir o que eles negligenciam agora. Observe aqui,

[1] A quem ela espera:. Eu sei que vem o Messias Os judeus e samaritanos, embora em desacordo tanto, concordou com a expectativa do Messias e seu reino. Os samaritanos recebeu os escritos de Moisés, e não eram estranhos aos profetas, nem para as esperanças da nação judaica aqueles que sabiam menos sabia disso, que Messias estava para vir de modo geral e incontestado era a expectativa dele, e neste momento mais elevado que nunca (para o cetro havia partido de Judá, semanas de Daniel estavam perto de expirar), de modo que ela conclui não só, Ele virá, mas erchetai - "Ele vem, ele está apenas na mão:" Messias, que é chamado de Cristo. O evangelista, embora ele mantém a palavra hebraica Messias (que a mulher usado) em homenagem à língua santa, e para a igreja judaica, que usou-o familiarmente, ainda, escrevendo para o uso dos gentios, ele cuida para torná-lo por uma palavra grega da mesma significação, que se chama Cristo-Ungido, dando um exemplo a regra do apóstolo, que tudo o que é falado em uma língua vulgar desconhecido ou menos deve ser interpretado, 1 Coríntios 14: 27,28.


[2] O que ela espera dele: "Ele nos dirá todas as coisas relacionadas com o serviço de Deus, que é necessário para nós saber, vai nos dizer o que vai fornecer os nossos defeitos, corrigir os nossos erros, e pôr fim a todos os nossos conflitos. Ele nos dirá a mente de Deus plena e claramente, e retivesses nada. " Agora, isso implica um reconhecimento, primeiro, da deficiência e imperfeição da descoberta que teve agora da vontade divina, e do Estado que tinham do culto divino que não poderia fazer a eles se chegam perfeito, e, portanto, eles esperavam algum grande avanço e . melhoria em matéria de religião, um tempo de reforma Em segundo lugar, da suficiência do Messias para fazer essa alteração: "Ele nos dirá todas as coisas. que queremos saber, e sobre a qual nós disputar no escuro Ele irá introduzir a paz , por nos conduz a toda a verdade, e dissipando as brumas do erro ". Ao que parece, este foi o conforto de boas pessoas naqueles tempos sombrios que a luz iria surgir se eles encontraram-se em uma perda, e encalhou, foi uma satisfação para eles, dizendo: Quando Messias vier, ele nos dirá todas as coisas como pode ser para nós agora com referência à sua segunda vinda: agora, vemos como em espelho, mas então veremos face a face.
fonte comentario biblico (N.T) Mathew Henry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.