ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Subsidio (2) ebd adultos 4 trimestre n.12

                           





SUBSIDIO LIÇÕES ADULTOS PARA PROFESSORES
             COMENTARIO DE GENESIS 21.1-21 LIÇÃO N.12

                             Introdução
Neste capítulo temos, I. Isaac, o filho da promessa nascer na família de Abraão, Gênesis 21: 1-8. II. Ismael, o filho da escrava, expulso dela, Gênesis 21: 9-21. III. Liga de Abraão com seu vizinho Abimeleque, Gênesis 21: 23-32. IV. Sua devoção ao seu Deus, Gênesis 21:33.

Versículos 1-8
O nascimento de Isaac.         BC 1897.
1 E o L ORD visitou a Sara, como tinha dito, e do L ORD fez a Sara como tinha falado. 2 Porque Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus havia falado com ele. 3 E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. 4 E Abraão circuncidou seu filho Isaac idade de oito dias, como Deus lhe havia ordenado. 5 Ora, Abraão tinha cem anos de idade, quando seu filho nasceu Isaque ele. 6 E disse Sara: Deus me fez rir, de modo que tudo o que o ouvir, se rirá comigo. 7 E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara havia de amamentar filhos? para tenho suportado ele um filho na sua velhice. 8 E o menino crescia, e foi desmamado; e Abraão fez um grande banquete no mesmo dia em que Isaque foi desmamado.

Longo olhou-vem para por fim. A visão relativamente a semente prometida é para o tempo determinado, e agora, no final, ela fala, e não mente alguns sob o Antigo Testamento foram trazidos para o mundo com tanta expectativa como Isaque, não por causa de qualquer grande eminência pessoa em que ele estava para chegar, mas porque era para ser, nesta mesma coisa, um tipo de Cristo, que a semente que o santo Deus tinha tanto tempo prometido e homens santos tanto tempo esperado. Neste relato dos primeiros dias de Isaac podemos observar,

I. O cumprimento da promessa de Deus na concepção e nascimento de Isaac, Gênesis 21: 1, 2. Note-se, providências de Deus olhar melhor e mais brilhante quando são comparados com a sua palavra, e quando observamos como Deus, em todos eles, atua como ele disse, como ele falou. 1. Isaac nasceu de acordo com a promessa. O Senhor visitou a Sara, em misericórdia, como tinha dito. Note, Nenhuma palavra de Deus cairá no chão para ele é fiel, que prometeu, ea fidelidade de Deus é a estadia e apoio da fé de seu povo. Ele nasceu no tempo determinado, que Deus havia falado, Gênesis 21: 2. Note, Deus é sempre pontual para o seu tempo, embora suas misericórdias prometidas não vêm no momento em que definir, eles certamente virá no momento em que ele define, e que é o melhor momento. 2. Ele nasceu em virtude da promessa: Sarah pela fé recebeu a virtude de conceber Hebreus 11:11. Por isso Deus, pela promessa que deu força. Não foi pelo poder de providência comum, mas pelo poder de uma promessa especial, que Isaac nasceu. A sentença de morte foi, por assim dizer, passou para o segundo causas: Abraão era velho, e Sarah de idade, e ambos tão bom como morto e, em seguida, a palavra de Deus ocorreu. Observe, os crentes verdadeiros, em virtude das promessas de Deus, estão habilitados a fazer o que está acima do poder da natureza humana, pois por eles eles participam de uma natureza divina, 2 Pedro 1: 4.

II. Obediência de Abraão ao preceito de Deus a respeito Isaac.

1. Ele nomeou-o, como Deus lhe ordenara, Genesis 21: 3. Deus ordenou-lhe um nome para um memorial, Isaac, o riso e Abraão, cujo escritório era, deu-lhe esse nome, embora ele poderia tê-lo projetado algum outro nome de uma significação mais pomposo. Note, Ele está apto que o luxuriancy de invenção humana deve sempre ceder à soberania e clareza de instituição divina ainda havia uma boa razão para o nome, para: (1) Quando Abraão recebeu a promessa de que ele riu de alegria, Genesis 17:17. Nota: Quando o sol de conforto tem aumentado sobre a alma é bom se lembrar de como acolher o raiar do dia foi, e com que exultação que abraçaram a promessa. (2.) Quando Sarah recebeu a promessa ela riu com desconfiança e desconfiança. Nota: Quando Deus nos dá as misericórdias que começou a se desesperar de que devemos lembrar com tristeza e vergonha nossas desconfianças pecaminosas de poder e na promessa de Deus, quando estávamos em busca deles. (3.) Isaac era ele mesmo, depois, riu por Ismael (Gênesis 21: 9), e talvez o nome dele pediu-lhe que o espera. Nota, os favoritos de Deus são muitas vezes rindo-os estoques mundiais. (4.) A promessa que ele não era apenas o filho, mas o herdeiro, era para ser a alegria de todos os santos em todas as idades, e que o que enchem a boca de tanto rir.

2. Ele circuncidou, Genesis 21: 4. O pacto foi estabelecido com ele, o selo do pacto foi administrada a ele e apesar de um decreto de sangue, e ele um amor, mas ele não deve ser omitido, não, nem diferido para além do oitavo dia. Deus manteve tempo na realização da promessa, e, portanto, Abraão deve manter o tempo em obedecer ao preceito.

III. As impressões que essa misericórdia feitas sobre Sarah.

1. Ele a encheu de alegria (Gênesis 21: 6): "Deus me fez rir que me deu tanto motivo para se alegrar e um coração para se alegrar." Assim, a mãe de nosso Senhor, Lucas 1:46, 47. Nota: (1) Deus concede misericórdia sobre seu povo para incentivar a sua alegria em seu trabalho e serviço e, qualquer que seja o assunto de nossa alegria, Deus deve ser reconhecido como o autor do mesmo, a menos que seja o riso do tolo. (2.) Quando misericórdias foram adiadas por muito tempo eles são os mais bem-vindo quando eles vêm. (3.) Ele contribui para o conforto de qualquer misericórdia para com os nossos amigos se alegram conosco nele: Tudo o que o ouvir, se rirá comigo para rir está pegando. Ver Lucas 01:58. Outros se regozijava nesta instância de poder e bondade de Deus, e ser encorajados a confiar nele. Ver Salmo 119: 74.

2. Ele a encheu de admiração, Genesis 21: 7. Observe aqui, (1.) O que era ela pensou tão maravilhoso: Que Sarah deve dar às crianças sugam, que ela deve, não só ter um filho, mas ser tão forte e saudável com a idade, como para dar-lhe chupar. Nota, mães, se eles serão capazes, devem ser os enfermeiros para os seus próprios filhos. Sarah era uma pessoa de qualidade, foi de enfermagem idade pode ser considerada prejudicial de si mesma, ou para a criança, ou a ambos ela tinha escolha de enfermeiros, sem dúvida, em sua própria família, e ainda que ela iria fazer o seu dever nesta matéria e suas filhas as boas esposas são, assim, enquanto eles fazem bem, 1 Pedro 3: 5, 6. Veja Lamentações 4: 3. (2.) Como ela expressou sua admiração: "Quem diria isso? A coisa foi tão altamente improvável, tão perto de impossível, que se qualquer um, mas Deus tinha dito que não poderíamos ter acreditado." Nota, favores de Deus à sua aliança de pessoas são tais que superar ambos os seus próprios e outros "pensamentos e expectativas. Quem poderia imaginar que Deus deve fazer tanto para aqueles que merecem tão pouco, ou melhor, para aqueles que merecem tão mal? Ver Efésios 3:20, 2 Samuel 7:18, 19. Quem diria que Deus enviou o seu Filho para morrer por nós, o seu Espírito para nos santificar, os seus anjos para assistir a nós? Quem diria que tais grandes pecados devem ser perdoados, tais serviços médios aceito, e esses vermes inúteis levado em aliança e comunhão com o grande e santo Deus?

IV. Um breve relato da infância de Isaac: O menino cresceu, Genesis 21: 8. Aviso especial é levado a isso, embora uma coisa é claro, dar a entender que os filhos da promessa estão crescendo crianças. Veja Lucas 1:80; Lucas 2:40. Aqueles que são nascidos de Deus deve aumentar de Deus, Colossenses 2:19. Ele cresceu de modo nem sempre a precisar de leite, mas foi capaz de suportar a carne forte, e então ele foi desmamado. Ver Hebreus 5:13, 14. E foi então que Abraão fez um grande banquete para os amigos e vizinhos, em gratidão a Deus pela sua misericórdia para com ele. Ele fez esta festa, não no dia em que nasceu Isaque, que teria sido muito grande perturbação para Sarah nem no dia em que ele foi circuncidado, que teria sido muito grande um desvio da ordenança, mas no dia em que ele foi desmamado, porque a bênção de Deus sobre a enfermagem das crianças, e para a preservação deles ao longo dos perigos da idade da criança, são instâncias de sinal do cuidado e ternura da providência divina, que deve ser reconhecido, ao seu louvor. Veja Salmo 22: 9, 10; Oséias 11: 1.

Versículos 9-13
Hagar e Ismael expulso.         BC 1892.
9 E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, que esta dera à luz a Abraão. 10 Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta serva eo seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, mesmo com Isaac. 11 E a coisa foi bem duro aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. 12 E Deus disse a Abraão: Não pareça isso duro aos teus olhos por causa do moço e por causa da tua serva em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz porque em Isaque será a tua descendência ser chamado. 13 E também do filho desta serva farei uma nação, porquanto ele é da tua linhagem.

A expulsão de Ismael é aqui considerado de e resolvido por diante.

I. próprio Ismael deu a ocasião por algumas afrontas que ele deu a Isaque, seu irmão mais novo, alguns pensam no dia em que Abraão fez a festa de alegria que Isaque foi desmamado com segurança, que os judeus dizem não foi até ele tinha três anos, outros dizer cinco. A própria Sara era uma testemunha ocular do abuso: ela viu o filho do zombeteiro egípcia (Gênesis 21: 9), zombando Isaac, sem dúvida, pois é dito, com referência a isso (Gálatas 4:29), que ele que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito. Ishmael é aqui chamado o filho do egípcio, porque, como alguns pensam, os 400 anos de aflição da descendência de Abraão pelos egípcios começou agora, e era ser datada, portanto, Gênesis 15:13. Ela o viu jogando com Isaac, de modo que a LXX, e, no jogo,. Zombando dele. Ismael tinha quatorze anos mais velho que Isaac e, quando as crianças estão juntas, o mais velho deve ser cuidadoso e terno do mais novo: mas argumentou muito base e disposição sórdido em Ismael ser abusivo para uma criança que havia nenhuma maneira um jogo para ele. Note, 1. Deus toma conhecimento de que as crianças dizem e fazem em seu jogo, e vai contar com eles, se eles dizem ou fazem mal, embora seus pais não o fazem. 2. Mocking é um grande pecado, e muito irritante para Deus. 3. Há uma inimizade permanecendo enraizados na semente da serpente contra a semente da mulher. Os filhos da promessa deve esperar ser ridicularizado. Esta é a perseguição, que aqueles que querem viver piedosamente deve contar com. 4. Nenhum são rejeitados e expulsos de Deus, mas aqueles que têm primeiro merecia. Ismael é continuada na família de Abraão até que ele se torna uma perturbação, dor e escândalo para ele.

II. Sarah fez o movimento: Deita fora esta escrava, Gênesis 21:10. Este parece ser falado em um pouco de calor, mas ele é citado (Gálatas 4:30), como se tivesse sido falado por um espírito de profecia e é a condenação de todos os hipócritas e as pessoas carnais, embora eles têm um lugar e um nome na igreja visível. Tudo o que nascem segundo a carne e não nascer de novo, que o descanso na lei e rejeitar a promessa do evangelho, certamente será expulso. Ela é feita para apontar particularmente na rejeição dos judeus incrédulos, que, se fossem a semente de Abraão, ainda, porque não submetidos ao convênio do evangelho, eram descrentes e disfranchised: e que, acima de qualquer coisa, provocaram a Deus para lançá-los fora de sua zombaria e estava perseguindo a igreja gospel, Isaac de Deus, em sua infância, 1 Tessalonicenses 2:16. Note-se, há muitos que são familiarmente familiarizado com os filhos de Deus neste mundo, e ainda assim não deve participar com eles na herança dos filhos. Ismael pode ser Isaac do play-companheiro e colega de escola, ainda não seu co-herdeira.

III. Abraão era avesso a ele: A coisa foi muito duro aos olhos de Abraão, Gênesis 21:11. 1. pesou-lhe que Ismael tinha dado tal provocação. Nota, crianças deve considerar que quanto mais os pais amá-los mais eles se afligem a sua má conduta e, particularmente, em suas brigas entre si. 2. pesou-lhe que Sarah insistiu em tal punição. "Pode não ser suficiente para corrigi-lo? Seria nada menos do que servir de expulsá-lo?" Nota: Até os extremidades necessitadas que devem ser utilizados com crianças e maus incorrigíveis são muito difíceis de concurso pais, que não pode, assim, atingem boa vontade.

IV. Deus determinou, Gênesis 21:12, 13. Podemos muito bem supor Abraão para ser muito agitado sobre este assunto, loth desagradar Sarah, e ainda relutava em expulsar Ismael nessa dificuldade Deus lhe diz que sua vontade é, e então ele está satisfeito. Nota, um homem bom não mais deseja em casos duvidosos do que saber o seu dever, e que Deus queria que ele fizesse e, quando está claro neste, ele é, ou deveria ser, fácil. Para fazer Abraham assim, Deus define esse assunto antes de ele em uma verdadeira luz, e mostra-lhe, 1. Que a expulsão de Ismael era necessário o estabelecimento de Isaac nos direitos e privilégios do pacto: Em Isaque será a tua descendência . chamado Tanto Cristo ea igreja deve descer de Abraão através de lombos de Isaac este é o vínculo da promessa sobre Isaque, e é citado pelo apóstolo (Romanos 9: 7) para mostrar que nem todos os que vêm de lombos de Abraão foram o herdeiros da aliança de Abraão. Isaac, o filho prometido, deve ser o pai da semente prometida, portanto, "Fora com Ismael, mandá-lo longe o suficiente, para que ele não corromper os costumes ou tentar invadir os direitos de Isaac." Será sua segurança ter seu rival banido. A semente pacto de Abraão deve ser um povo peculiar, um povo por si só, desde o primeiro, distinto, não se misturavam com os que estavam fora da aliança, por essa razão Ismael deve ser separado. Abraão foi chamado por si só, e por isso deve ser Isaac. Veja Isaías 51: 2. É provável que Sarah pequeno pensamento deste (John 11:51), mas Deus tomou o que ela disse, e transformou-o em um oráculo, como depois, Gênesis 27:10. 2. Que a expulsão de Ismael não deve ser a sua ruína, Gênesis 21:13. Ele deve ser uma nação, porquanto ele é da tua linhagem. Não temos certeza de que foi a sua ruína eterna. É presunção dizer que todos aqueles que são deixados de fora da dispensação externa de todas as suas misericórdias: aqueles podem ser salvos os que não são, portanto, honrado. No entanto, temos a certeza de que não era sua ruína temporal. Embora ele foi expulso da igreja, ele não foi afugentado do mundo. Vou fazer-lhe uma nação. Nota: (1) Unidas são de tomada de Deus: ele funda-los, ele forma-los, ele os corrige. (2.) Muitos estão cheios das bênçãos da providência de Deus que são estranhos para as bênçãos da sua aliança. (3.) Os filhos deste mundo muitas vezes se saem melhor, como a coisas externas, por sua relação com os filhos de Deus.

Versículos 14-21
Misericórdia de Deus para Hagar e Ismael.      BC 1892.
14 E Abraão levantou-se de manhã cedo, e tomou o pão e uma garrafa de água, e deu-o a Agar, pondo-o em seu ombro, ea criança, e despediu-a; e ela partiu e foi andando errante no deserto de Beer-Seba. 15 E a água foi gasto na garrafa, e ela lançou o menino debaixo de um dos arbustos. 16 E ela foi, e assentar-se em contra-lhe a boa distância, como se fosse um tiro de arco; pois disse: Deixa-me não ver a morte da criança. E sentada em frente dele, levantou a sua voz e chorou. 17 Mas Deus ouviu a voz do menino eo anjo de Deus chamou Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? medo não porque Deus ouviu a voz do menino, onde ele é. 18 Levanta-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão para dele farei uma grande nação. 19 E Deus abriu os olhos, e ela viu um poço de água e ela foi, e encheu a garrafa com água, e deu de beber ao menino. 20 E Deus estava com o menino e ele cresceu e, morando no deserto, tornou-se flecheiro. 21 E ele habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe uma mulher da terra do Egito.

Aqui está, I. A expulsão do escrava, e seu filho a partir da família de Abraão, Gênesis 21:14. Obediência de Abraão ao comando divino nesta matéria foi speedy-- no início da manhã, podemos supor imediatamente depois que ele teve, em visões da noite, recebeu ordens para fazer isso. Ele também era submisso era contrária ao seu julgamento, pelo menos em sua própria inclinação, para fazê-lo ainda tão logo ele percebe que é a mente de Deus, ele não faz objeções, mas silenciosamente faz o que lhe é ordenado, como um treinados até uma obediência implícita. Em mandá-los embora sem atendentes, a pé, e graciosamente previsto, é provável que ele observou as indicações que lhe foi dada. Se Hagar e Ismael se tinham realizado bem na família de Abraão, que poderia ter continuado lá, mas eles atiraram-se por seu próprio orgulho e insolência, que foram, assim, justamente castigado. Note, por abusar de nossos privilégios Nós perdemos-los. Aqueles que não sabem quando estão bem de vida, em um lugar tão desejável como a família de Abraão, merecem ser demitido, e deve ser feito para saber o valor das misericórdias pela falta deles.

II. A sua peregrinação no deserto, faltando seu caminho para o lugar Abraham projetado-los para um acordo.

1. Eles foram reduzidos a grande angústia lá. As suas disposições foram gastos, e Ismael estava doente. Ele que costumava ser alimentados completa em casa de Abraão, onde encerado gordura e chutou, agora desmaiado e afundado, quando ele foi levado ao subsídio de curta duração. Hagar está em lágrimas, e suficientemente mortificada. Agora ela deseja para as migalhas que ela tinha desperdiçado e feitos de luz na mesa de seu mestre. Como um sob o poder do espírito de escravidão, ela se desespera de alívio, conta sobre o nada, mas a morte do filho (Gênesis 21:15, 16), embora Deus lhe tinha dito, antes de ele nascer, que ele deve viver para ser um homem, um grande homem. Nós somos capazes de esquecer antigas promessas, quando presente providências parecem contradizê-los pois vivemos por sentido.

2. Neste angústia, Deus apareceu graciosamente para o seu alívio: ele ouviu a voz do menino, Gênesis 21:17. Nós não lê de uma palavra que ele disse, mas seus suspiros, gemidos e, e estado calamitoso, clamou em alta voz aos ouvidos de misericórdia. Um anjo foi enviado para confortar Hagar, e não era a primeira vez que ela havia se encontrado com confortos de Deus em uma região selvagem que tinha felizmente reconheceu o ex-amável visita que Deus fez a sua em tal caso (Gênesis 16:13), e, portanto, Deus agora visitá-la novamente com succours seasonable. (1.) O anjo lhe assegura do conhecimento de Deus tomou sua aflição: Deus ouviu a voz do menino onde ele está, se ele está em um deserto (para onde quer que estejamos, existe um caminho aberto céu-ward ), portanto, levanta o menino e toma-o na tua mão, Gênesis 21:18. Nota, a prontidão de Deus para nos ajudar quando estamos em apuros não deve afrouxar, mas vivifica, nossos esforços para ajudar a nós mesmos. (2.) Repete a promessa sobre seu filho, que ele deveria ser uma grande nação, como uma razão pela qual ela deveria apressarás-se a ajudá-lo. Note, Ele deve engajar os nossos cuidados e dores sobre as crianças e jovens a considerar que não sabemos o que Deus planejou para eles, nem o grande uso Providence pode fazer com eles. (3.) Ele dirige-a para um presente de alimentação (Gênesis 21:19): Ele abriu os olhos (que estavam inchados e quase cego com choro), e, em seguida, ela viu um poço de água. Note, muitos que têm razão suficiente para ser confortado go luto no dia a dia, porque não ver a razão que eles têm para o conforto. Existe um poço de água por eles no pacto da graça, mas eles não estão cientes de que eles não têm a vantagem de que, até que o mesmo Deus que abriram seus olhos para ver sua ferida abre-los a ver o seu remédio, John 16 : 6, 7. Agora, o apóstolo nos diz que essas coisas a respeito Hagar e Ismael são allegoroumena (Gálatas 4:24), eles devem ser alegorizado isso, então servirão para ilustrar a loucura, [1] Daqueles que, como os judeus incrédulos, procurar justiça pela lei e as ordenanças da carne dela, e não pela promessa feita em Cristo, correndo-se, assim, a um deserto de miséria e desespero. Seus confortos são logo esgotada, e se Deus salvá-los não pela sua prerrogativa especial, e por um milagre da misericórdia abrir os olhos e desiludi-los, eles são desfeitas. [2] daqueles que buscam a satisfação e felicidade no mundo e as coisas do mesmo. Aqueles que abandonam os confortos da aliança e comunhão com Deus, e escolher a sua parte nesta terra, levar até com uma garrafa de água, fornecimento pobres e delgado, e que logo passou vagueiam incessantemente em busca da satisfação, e, por fim , sente-se menos do que isso.

III. A liquidação de Ismael, por fim, no deserto de Paran (Gênesis 21:20, 21), um lugar selvagem, mais apto para um homem selvagem e um tal ele era, Gênesis 16:12. Aqueles que nascem depois de a carne ter-se com o deserto deste mundo, enquanto os filhos da promessa visam a Canaã celestial, e não pode estar em repouso até que eles estão lá. Observe, 1. Ele tinha alguns sinais da presença de Deus: Deus estava com o menino a sua prosperidade exterior foi devido a este. 2. Até o comércio era um arqueiro, que dá a entender que a embarcação era sua excelência e ostente seu negócio: rejeitou Esaú era um caçador astuto. 3. Ele combinou entre as relações de sua mãe tomou-lhe uma mulher da terra do Egito: como grande um arqueiro como ele era, ele não achava que ele poderia tomar o seu objectivo bem, no negócio de casamento, se ele prosseguiu sem o conselho de sua mãe e consentimento.







fonte comentario biblico Mathew Henry, Antigo testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.