ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 17 de outubro de 2015

subsidios ebd cpad romanos 5 Adão e Eva (1)


                 COMENTARIO BIBLICO ROMANOS 5.12-19

               SUBSIDIOS  N.1 LIÇÃO N.5 CPAD 4 TRIMESTRE

                  


Por esta razão - como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, pela morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

De acordo com este ponto de vista, a cláusula correspondente está no próprio verso. O sentimento da passagem é esta, - por um só homem o pecado entrou e morte seguido; e morte seguido como para toda a humanidade, porque todos pecaram. Em seguida, de acordo com sua forma habitual, o Apóstolo ocupa o último assunto, "pecado", que emite na morte de todos; e no final dos Romanos 5:14 ele volta para "o homem", Adão, que ele diz ter sido um tipo de uma outra: e esta frase é feita do texto do que se segue até o fim dos Romanos 5:19 . Tendo antes se referiu ao estado das coisas antes da "lei", nos dois versículos restantes, ele refere-se ao rolamento da lei sobre o seu assunto, e mostra que há em Cristo uma provisão abundante para o aumento do pecado ocasionada pela lei .

Tão abundante é a graça que é totalmente suficiente para remover originais pecado, reais pecados - seus frutos, e os pecados descobertos pela lei e pelos seus meios aumentado e melhorado. Daí superabundância lhe é atribuído. - Ed.

[Wolfius] cita uma passagem singular de um rabino judeu, [Moisés Tranensis] ", No pecado que o primeiro homem pecou, ​​o mundo inteiro por meio dele (ou nele, בו) pecou, ​​porque era todo homem ou toda a humanidade - כי זה כל אדם. "A idéia é exatamente o mesmo com a do Apóstolo.

"Há três coisas", diz [Pareus] ", que devem ser considerados no pecado de Adão, - o ato pecaminoso, a penalidade da lei, ea depravação da natureza; ou em outras palavras, a transgressão do comando, a pena de morte e corrupção natural, que foi a perda da imagem de Deus, e em seu lugar veio deformidade e desordem. A partir de nenhum destes a sua posteridade são gratuitos, mas todos estes têm descido para eles; há uma participação da transgressão, uma imputação de culpa, ea propagação da depravação natural. Há uma participação do pecado; para toda a sua posteridade eram seminally nos seus lombos, para que todos pecaram em seu pecado, como Levi pagou dízimos em lombos de Abraão; e como as crianças são uma parte de seus pais, para que as crianças estão em uma maneira participantes do pecado de seus pais. Há também uma imputação de culpa, para o primeiro homem assim se situava a favor, que quando ele pecou, ​​não só ele, mas também toda a sua posteridade caiu com ele, e tornou-se com ele sujeito à morte eterna. E finalmente, há a propagação ou a geração de uma deformidade terrível da natureza; para tais como Adam tornou-se depois da queda, como eram os filhos que gerou, sendo a sua própria imagem, e não segundo a imagem de Deus. Genesis 5: 1. Todas essas coisas, quanto ao primeiro pecado, aplicam-se para o pai e também para as crianças, com apenas esta diferença - que Adão pecar transgredido primeiro, o primeiro contratado culpa, e primeiro depravado sua natureza, - e que todas essas coisas pertencem ao seu posteridade pela participação, imputação, e propagação ".

Ambos [Stuart] e [Barnes] tropeçar aqui; e embora eles denunciam teorização, e defenderá a adesão à linguagem da Escritura, eles ainda teorizam e tentam iludir o significado claro e óbvio desta passagem. Mas na tentativa de evitar uma dificuldade, eles fazem para si um outro ainda maior. A pena, ou a imputação da culpa, eles admitem; que é de fato inegável, como fatos, bem como a Escritura, provar mais claramente: mas a participação negam, que as palavras dificilmente poderia ser enquadrado para expressá-la mais distintamente do que as palavras deste verso; e assim, de acordo com seu ponto de vista, a punição é infligida sem uma implicação anterior em um delito; enquanto o relato bíblico da matéria é, de acordo com o que Calvino afirma, que "o pecado estende-se a todos os que sofrem o castigo", embora ele posteriormente explica isso de uma maneira que não é totalmente consistente. - Ed.

O versículo 13
13. Porque até à lei, etc. Este parêntese antecipa uma objeção: porque, como parece haver nenhuma transgressão, sem a lei, que poderia ter sido duvidava que havia antes da lei qualquer pecado: que houve depois que a lei não admitia dúvida. A questão refere-se apenas ao tempo anterior à lei. Para isso, então ele dá esta resposta, - que, como ainda não se Deus tinha denunciado o julgamento por uma lei escrita, mas a humanidade estavam sob uma maldição, e que desde o ventre; e, portanto, que eles que levou uma vida perversa e cruel, antes da promulgação da lei, não eram de forma isentar da condenação do pecado; para sempre houve alguma noção de Deus, a quem honra deveu-se, e lá já tinha sido alguma regra da justiça. Esta visão é tão simples e tão claro, que por si só que desmente toda noção oposto.

Mas o pecado não é imputado, etc. Sem a lei reprovando nós, em um sono modo como os nossos pecados; e embora não sejamos ignorantes que fazem o mal, nós ainda suprimir, tanto quanto nós podemos o conhecimento do mal que nos é oferecida, pelo menos nós obliterar-lo rapidamente esquecê-la. Embora a lei reprova e repreende-nos, ele nos desperta como que por seu poder estimulante, para que possamos voltar à consideração do juízo de Deus. O Apóstolo, em seguida, dá a entender que os homens continuam em sua perversidade quando não despertou pela lei, e que, quando a diferença entre o bem eo mal é deixada de lado, eles de forma segura e com alegria se locupletar, como se não houvesse justiça para vir. Mas que, antes de as iniqüidades lei foram por Deus imputado aos homens, é evidente a partir da punição de Caim, do dilúvio, através da qual o mundo inteiro foi destruído, desde o destino de Sodoma e das pragas infligidas a Faraó e Abimeleque por causa de Abraão e também das pragas trouxe sobre os egípcios. Que os homens também imputado o pecado um ao outro, resulta das muitas reclamações e expostulations pelo qual eles praticados uns aos outros com a iniqüidade, e também das defesas pelos quais eles trabalharam para limpar-se das acusações de fazer errado. De fato, há muitos exemplos que provam que todo homem era de si mesmo consciente do que estava mal e do que era bom, mas que, na maior parte, eles conivente com suas próprias más ações, de modo que eles imputada nada como um pecado para si mesmos, a menos que foram constrangidos. Quando, pois, ele nega que o pecado sem a lei é imputada, ele fala comparativamente; para quando os homens não são picadas pelas aguilhões da lei, tornam-se afundado em descuido. (165)

Mas Paulo sabiamente introduziu esta frase, a fim de que os judeus poderiam, portanto, aprender mais claramente como eles gravemente ofendido, na medida em que a lei condenava abertamente; pois se eles não estavam isentos de punição a quem Deus nunca tinha convocado como culpada diante do seu tribunal, o que seria dos judeus a quem a lei, como um arauto, tinha proclamado a sua culpa, sim, sobre quem ela denunciados julgamento? Pode haver também uma outra razão aduzida por que ele diz expressamente, que o pecado reinou perante a lei, mas não foi imputado, e que é, para que saibamos que a causa da morte não procede da lei, mas só é dado a conhecer por ele . Por isso, ele declara que tudo tornou-se miseravelmente perdido logo após a queda de Adão, embora a sua destruição só foi manifestada pela lei. Se você traduzir este adversativa δε, porém, o texto iria correr melhor; para o significado é que, embora os homens possam se locupletar, eles ainda não podem escapar do julgamento de Deus, mesmo quando não há lei para reprová-los.

Reinou a morte desde Adão, etc. Ele explica mais claramente que os homens aproveitado nada que desde Adão até o momento em que a lei foi promulgada, que levou uma vida licenciosa e descuidados, enquanto a diferença entre o bem eo mal foi deliberadamente rejeitada, e, portanto, sem o aviso da lei, a lembrança do pecado foi enterrado; sim, que isso lhes valeu nada, porque o pecado fez ainda questão em sua condenação. É, portanto, parece, que a morte, mesmo assim reinou; para a cegueira ea obstinação dos homens não poderia abafar o julgamento de Deus.

Verso 14
14. Mesmo sobre eles, etc. Embora esta passagem é comumente entendido de lactentes que, sendo culpado de nenhum pecado real, morrer por causa do pecado original, eu ainda prefiro considerá-lo como referindo-se a todos os que pecaram sem lei; para este versículo é estar conectado com a cláusula anterior, que diz que aqueles que estavam sem a lei não imputa o pecado para si. Portanto, eles não pecaram à semelhança da transgressão de Adão; pois não tinha, como ele, a vontade de Deus dado a conhecer a eles por um certo oráculo, porque o Senhor havia proibido Adão de tocar o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; mas a eles que ele tinha dado nenhum comando além do testemunho de consciência. O Apóstolo, em seguida, a intenção de sugerir que isso não aconteceu através da diferença entre Adão e sua posteridade que eram isentos de condenação. Os bebés são, ao mesmo tempo incluído no seu número.

Quem é um tipo daquele que estava por vir. Esta frase é posta em vez de uma segunda cláusula; pois vemos que uma parte única da comparação é expressa, o outro é omitido - um exemplo do que é chamado (lang el.) anacoluto (166) Está em seguida, tomar o sentido como se dizia-se, "como por um só . homem entrou o pecado no mundo inteiro, e pelo pecado a morte, assim por um homem justiça voltou, e vida pela justiça "Mas em dizer que Adam tinha uma semelhança a Cristo, não há nada incongruente; por alguma semelhança muitas vezes aparece em coisas totalmente contrário. Como, pois, estamos todos perdidos pelo pecado de Adão, portanto, são restaurados através da justiça de Cristo: por isso ele chama de Adão não inaptly o tipo de Cristo. Mas observe, que Adão não é, diz-se que o tipo de pecado, nem Cristo, o tipo de justiça, como se mostrou o caminho apenas por seu exemplo, mas que o que é contrastada com a outra. Observe isso, para que você não deve se desviar tolamente com [Orígenes], e estar envolvido em um erro pernicioso; para ele argumentou filosoficamente e profana na corrupção da humanidade, e não só diminuiu a graça de Cristo, mas quase obliterada-lo completamente. A menos desculpável é [Erasmus], que trabalha muito em paliar uma noção tão grosseiramente delirante.

Verso 15
15. Mas não como a ofensa, etc. Segue-se agora a retificação ou a conclusão da comparação já introduzida. O apóstolo não faz, no entanto, muito minuciosa indicar os pontos de diferença entre Cristo e Adão, mas ele evita erros em que nós poderiam facilmente cair, eo que é necessário para obter uma explicação vamos adicionar. Embora ele menciona muitas vezes a diferença, ainda não há nenhum dos essas repetições em que não há uma falta de uma cláusula correspondente, ou em que não há, pelo menos, uma elipse. Tais casos são de fato defeitos em um discurso; mas eles não são prejudiciais para a majestade do que a sabedoria celestial que nos é ensinado pelo apóstolo; ele tem, pelo contrário, para que aconteceu através da providência de Deus, que os mais altos mistérios foram entregues para nós na feição de um estilo humilde, (168), a fim de que a nossa fé não depende da potência da eloqüência humana, mas sobre o funcionamento eficaz do Espírito sozinho.

Ele não é, de facto, mesmo agora expressamente suprir a deficiência da antiga frase, mas simplesmente nos ensina, que há uma maior medida de graça adquiridos por Cristo, do que de condenação introduzida pelo primeiro homem. O que alguns pensam, que o Apóstolo realiza aqui uma cadeia de raciocínio, eu não sei se ele vai ser julgado por todos suficientemente evidente. Com efeito, pode ser justamente inferido, que, desde a queda de Adão teve um tal efeito a produzir a ruína de muitos, muito mais eficaz é a graça de Deus para o benefício de muitos; na medida em que é admitido, que Cristo é muito mais poderoso para salvar, do que Adão era destruir. Mas, como eles não podem ser refutadas, que desejam fazer a passagem sem essa inferência, estou disposto que eles devem escolher um desses pontos de vista; embora o que vem depois segue não pode ser considerado uma inferência, mas é do mesmo significado. É, portanto, provável, que Paulo retifica, ou por meio de modifica de exceção, o que ele havia dito da semelhança entre Cristo e Adão.

Mas observe, que um maior número (plures) não estão aqui contrastado com muitos (multis,) para que ele não fala do número de homens: mas como o pecado de Adão destruiu muitos, ele tira esta conclusão, - que a justiça de Cristo não será menos eficaz para salvar muitos. (169)

Quando ele diz, por uma só ofensa, etc., entendê-lo no sentido de esta, - que a corrupção tem dele desceu para nós, porque nós não perecer por sua culpa, como se estivéssemos irrepreensível; mas como seu pecado é a causa do nosso pecado, Paulo atribui a ele a nossa ruína: o nosso pecado Eu chamo isso de que é implantada em nós, e com a qual nascemos.

A graça de Deus eo dom de Deus através da graça, etc. Graça está devidamente definido em oposição à ofensa; o dom que procede da graça, até a morte. Daí graça significa a bondade gratuita de Deus ou amor gratuito, da qual ele nos deu uma prova em Cristo, para que pudesse aliviar a nossa miséria: e presente é o fruto dessa misericórdia, e vem para nós, até mesmo a reconciliação, através da qual obtivemos vida e salvação, a justiça, a novidade de vida, e todas as outras bênçãos. Por isso, vemos como absurdamente escolásticos ter definido a graça, que têm ensinado que é nada mais do que uma qualidade infundida nos corações dos homens: por graça, propriamente falando, está em Deus; eo que está em nós é o efeito da graça. E ele diz, que é de um só homem; porque o Pai fez dele a fonte de cuja plenitude todos devem desenhar. E assim ele nos ensina, que nem mesmo a menor gota de vida pode ser encontrada fora de Cristo, - de que não há outro remédio para a nossa pobreza e querem, do que aquilo que ele nos transmite a partir de sua própria abundância.

Toda esta passagem, 12-19, é construído de acordo com o modelo do estilo hebraico; e quando bem compreendido, ele aparecerá para conter nenhum desses defeitos atribuídos a ele. - Ed.

"A muitos" são chamadas de "todos" no versículo Romanos 5:18, e novamente, "a muitos", em Romanos 5:19. Eles são chamados de "muitos" e "todos" iguais no que diz respeito tanto a Adão e Cristo. Alguns sustentam que os termos são coextensive nas duas instâncias. Que toda a raça do homem se entende nos um instâncias não se pode duvidar: e não há qualquer razão para que toda a raça humana não deveria ser incluído no segundo? Mais claramente que existe. O apóstolo fala de Adão e sua posteridade, e também de Cristo e seu povo, ou aqueles "que recebem a abundância da graça", ou, "são feitos justos", e "muitos" e "todos" são, evidentemente, aqueles que pertencem para cada um separadamente. De nenhuma outra forma podem as palavras com toda a consistência ser compreendido. Todos os que caiu em Adão não certamente "recebem a abundância da graça", e não são "feitos justos." E isso não é possível, como Professor [Hodge] observa, "de modo a estripar tais declarações como estas, a fim de torná-los a contêm nada mais do que a chance de salvação é oferecida a todos os homens. "Esta é certamente contrária aos fatos evidentes. Também não podem significar, que uma maneira de aceitação foi aberto, o que é adequado para todos os; para que isto seja verdadeiro, ele ainda não pode ser o significado aqui. Daí "a muitos" eo "tudo", como a Adão, são todos os seus descendentes; e "muitos" eo "tudo", como a Cristo, são aqueles que crêem. - Ed.

Verso 16
16. Isto é especialmente uma explicação do que ele havia dito antes, - que por uma culpa ofensa emitido na condenação de todos nós, mas que a graça, ou melhor, o dom gratuito, é eficaz para a nossa justificação de muitas ofensas. Na verdade, é uma expansão do que o último versículo contém; pois ele não tinha até então expressas, como ou em que é que Cristo se destacou Adam. Essa diferença está sendo resolvido, parece evidente que a sua opinião é ímpio, que ensinou que devemos recuperar nada mais por Cristo, mas uma liberdade do pecado original, ou a corrupção derivada de Adão. Observe também, que estes muitas ofensas, a partir do qual ele afirma que são liberados por meio de Cristo, não deve ser entendido apenas por aqueles que cada um deve ter cometido antes do batismo, mas também daqueles pelos quais os santos contrato novo culpa diária; e por conta de que eles seriam justamente exposto a condenação, não eram continuamente aliviado por esta graça.

Ele define presente em oposição ao julgamento: por último ele significa estrita justiça; pela primeira, perdão gratuito. A partir de estrita justiça vem condenação; do perdão, absolvição. Ou, o que é a mesma coisa, fosse Deus para lidar com nós de acordo com a justiça, devemos ser todos desfeita; mas ele justifica-nos livremente em Cristo.

Verso 17
17. Porque, se a ofensa de um, etc. Ele novamente subjoins uma explicação geral, sobre a qual ele ainda mora mais longe; pois era de nenhuma maneira o seu propósito de explicar todas as partes do assunto, mas para indicar os pontos principais. Ele havia antes declarado, que o poder da graça tinha ultrapassado a do pecado, e por isso ele se consola e fortalece os fiéis, e, ao mesmo tempo, estimula e encoraja-os a meditar sobre a bondade de Deus. Na verdade, o projeto de tão estudiosa foi uma repetição, - que a graça de Deus pode ser dignamente estabelecido, que os homens possam ser conduzidos de auto-confiança para confiar em Cristo, que tendo obtido sua graça eles podem desfrutar de plena certeza; e, portanto, no comprimento surge gratidão. A soma do todo é este - que Cristo supera Adam; o pecado de um é superado pela justiça de outro; a maldição de um é apagada pela graça do outro; a partir de um, procedeu morte, a qual é absorvida pela vida que as outras confere.

Mas as partes desta comparação não correspondem; em vez de adicionar, "o dom da vida reinará mais plenamente e florescer através da exuberância da graça", diz ele, que "os fiéis devem reinar," o que equivale à mesma coisa; para o reinado dos fiéis é na vida, eo reino da vida é nos fiéis.

Pode ainda ser útil para notar aqui a diferença entre Cristo e Adão, que o Apóstolo omitido, não porque ele considerou de nenhuma importância, mas não relacionada com o seu tema atual.

A primeira é que, pelo pecado de Adão não estamos condenados através de imputação sozinho, como se estivéssemos punido apenas para o pecado do outro; mas sofremos o seu castigo, porque também nós somos culpados; para que nossa natureza está viciada nele, é considerado por Deus como tendo cometido pecado. Mas pela justiça de Cristo somos restaurados de uma forma diferente para a salvação; por isso não é dito para ser aceito por nós, porque está em nós, mas porque possuímos o próprio Cristo com todas as suas bênçãos, como dado a nós através da bondade abundante do Pai. Por isso o dom da justiça não é uma qualidade com que Deus nos dota, como alguns absurdamente explicar, mas uma imputação da justiça gratuita; para o Apóstolo declara claramente o que ele entendia pela palavra graça. A outra diferença é que o benefício de Cristo não veio para todos os homens, enquanto Adam tem envolvido toda a sua corrida em condenação; ea razão disso é de fato evidente; para que a maldição que derivamos de Adão é transmitida a nós por natureza, não é de admirar que ele inclui toda a massa; mas para que possamos chegar a uma participação da graça de Cristo, devemos ser enxertados no capricho pela fé. Assim, a fim de participar da herança miserável do pecado, é suficiente para ti, para ser homem, pois ele habita na carne e sangue; mas, a fim de apreciar a justiça de Cristo é necessário para ti ser um crente; para uma participação dele é alcançada somente pela fé. Ele é comunicada às crianças de uma forma peculiar; pois eles têm por convênio o direito de adoção, pelo qual eles passemos a participação de Cristo. (172) Dos filhos dos piedosos eu falo, a quem a promessa da graça são os destinatários; para os outros não são de forma isentos da sorte comum.

Verso 18
18. Portanto, etc. Esta é uma sentença com defeito; será completa se as palavras condenação e justificação ser lido no caso nominativo; como, sem dúvida, você deve fazer, a fim de completar o sentido. Temos aqui a conclusão geral a partir da comparação anterior; para, omitindo a menção de intervir a explicação, ele agora completa a comparação ", assim como por uma só ofensa que foram feitas (constituem) pecadores; assim que a justiça de Cristo é eficaz para nos justificar. Ele não diz a justiça - δικαιοσύνην, mas a justificação - δικαίωμα, (173) de Cristo, a fim de lembrar-nos que ele não era como um indivíduo apenas para si mesmo, mas que a justiça com a qual ele foi dotado chegou mais longe, em ordenar que, ao conferir esse dom, ele pode enriquecer os fiéis. Ele faz esse favor comum a todos, porque é proposto a todos, e não porque é, na realidade, estendida a todos; pois, embora Cristo sofreu pelos pecados de todo o mundo, e é oferecido através de benignidade de Deus indiscriminadamente a todos, mas todos não recebê-lo. (174)

Estas duas palavras, que ele tinha antes usados, de julgamento e de graça, também podem ser introduzidos aqui nesta forma: "Como foi através de julgamento de Deus que o pecado de um emitido na condenação de muitos, a graça vai ser eficaz para a justificação de muitos. "Justificação da vida é para ser tomado, em meu julgamento, para a remissão, que restaura a vida para nós, como se ele a chamou vivificante. (175) Para onde vem a esperança da salvação, a não ser que Deus é propício para nós; e temos de ser justos, a fim de ser aceite. Então a vida procede de justificação. (176)

18. Portanto, assim como por meio de uma transgressão era, como a todos os homens, para condenação; assim também por um só a justiça é, tal como a todos os homens, para justificação de vida.

Isto concorda melhor com o seguinte verso, embora o significado seja substancialmente o mesmo com o que é dado em nossa versão. - Ed.

Verso 19

19. Isto não é tautologia, mas uma explicação necessária do ex-verso. Para ele mostra que somos culpados pela ofensa de um homem, de tal maneira a não ser nós mesmos inocente. Ele havia dito antes, que estamos condenados; mas que ninguém pode reivindicar para si inocência, ele também subjoined, que cada um é condenado, porque ele é um pecador. E então, como ele declara que nós somos feitos justos pela obediência de Cristo, nós, portanto, concluir que Cristo, em satisfazer o Pai, providenciou uma justiça para nós. Segue-se então, que a justiça está em Cristo, e que é para ser recebido por nós como o que peculiarmente pertence a ele. Ele, ao mesmo tempo mostra que tipo de justiça é, chamando-a obediência. E aqui vamos especialmente observar o que temos de trazer à presença de Deus, se nós procuramos ser justificados pelas obras, até mesmo a obediência à lei, não a este ou a essa parte, mas em todos os aspectos perfeito; pois quando um homem só cai, todo o seu ex-justiça não será lembrado. Podemos também, portanto, aprender, como falsa são os esquemas que tomarem para pacificar Deus, que de si mesmos conceber o que elas obstruem ele. Para só então nós verdadeiramente adorá-lo quando seguimos o que ele nos ordenou, e prestar obediência à sua palavra. Longe, em seguida, com aqueles que confiantemente reivindicar a justiça de obras, que não pode existir de outra forma do que quando há uma observância plena e completa da lei; e é certo que este é longe de ser encontrado. Aprendemos também, que eles estão loucamente tolo que glorie diante de Deus de obras inventadas por eles mesmos, o que ele considera como as coisas mais imundos; para a obediência é melhor do que sacrifícios.

fonte comentario biblico Calvino , novo testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.