ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

subsidio BETEL o perdão N.5 (2)



         SUBSIDIO N.2 O PERDÃO 4 TRIMESTRE 2015 N.5

                         Perdão doutrina biblica  

sinônimos
Terminologia. Existem vários termos hebraicos equivalente ao Inglês "para perdoar", como definido abaixo. Os três mais comuns são verbos (usados ​​transitively): salah [2Col 2: 7) e apoluo [Lucas 6:37) expressam a mesma idéia.
Divino Perdoe-ness. Restauração de Deus de relacionamento que implica a remoção da culpa objetiva. Assim, para perdoar a ofensa contra a santidade de Deus ou do autor da infracção são sinônimos. Perdoe-ness pode ser estendido tanto para nações (Israel) e especialmente para os indivíduos.
O Antigo Testamento. Deus é retratado no Antigo Testamento como misericordioso. Ele é descrito como "lento para a cólera" e "cheio de amor / misericórdia", "misericordioso e compassivo" (Êxodo 34: 6; Números 14:18; Neemias 09:17; Salmo 86:15; 103: 8; 145: 8; Joel 2:13; João 4: 2). Deus é indulgente para com seu povo, e não tratá-los como seu pecado merece (Esdras 9: 13-15; Salmo 78: 35-38; 103: 8-10), e disposto a perdoar a maldade, a rebelião eo pecado (Êxodo 34: 7; Números 14:18).
Há, no entanto, uma tensão no caráter de Deus como descrita no Antigo Testamento, porque justaposta à caracterização de Deus como misericordioso é o aviso que Deus como justos não vai perdoar o pecado ou pelo menos não deixar o pecado impune (Êxodo 34: 7; Números 14:18; Naum 1: 3). Embora ele está predisposto a ser misericordioso, no entanto, ele é um Deus zeloso (Êxodo 20: 5; 34:14; Deuteronômio 4: 23-24; 5: 9; 06:15; Josué 24: 19-20; 1: 2) . Amos 7: 1-9 ilustra o caráter de Deus tanto como misericordioso e justo, Deus perdoa s e se arrepende de punir Israel duas vezes, mas depois, quando Israel não voltar, ele já não pode poupar o país. Esta tensão na natureza de Deus manifesta-se em relações de Deus com nações-especialmente os indivíduos Israeland.
Nacional Perdoa-ness. Em um caso, Deus perdoou uma nação diferente de Israel e não trazer o castigo sobre ele que ele tinha planejado. Deus como justo foi obrigado a trazer julgamento de Nínive, mas Deus como misericordioso enviou Jonas para advertir a cidade do juízo iminente. Os ninivitas, incluindo o rei, acredita e se arrependeram dos seus maus caminhos e sua violência (Jonas 3: 8). Como resultado Deus como misericordioso arrependeu do mal que ele tinha planejado para trazer sobre eles. Esta é uma ilustração do princípio geral pelo qual Deus lida com as nações (Jeremias 18: 7-8).
Israel se distingue de outras nações como sendo escolhido por Deus de todas as nações da terra como propriedade especial (cf. Êxodo 19:15; Deuteronômio 7: 6; 14: 2; 26:18; 1 Reis 3: 8; 1 Crônicas 16:13; Salmo 33:12; 105: 6; 106: 4-5; 135: 4; Isaías 41: 8; 43:10; 44: 1-2). A eleição de Israel tem as suas raízes na aliança de Deus com Abraão, renovado com Isaque e Jacó, dando assim a relação de Deus com a nação de forma incondicional (Gênesis 12: 1-3; 15:18; 17: 8,21; 22:17; 26 : 3-5; 28: 13-15; 35: 11-12; Êxodo 02:24; 6: 4; 13: 5,11; 32:13; 33: 1; Deuteronomy 1: 8; 04:37; 7 : 8; 10:11; 26:15; 34: 4; Josué 1: 6; 21: 43-44; 1 Reis 8:40; 1 Crônicas 16: 16-18; 2 Crônicas 20: 7; Neemias 9: 7 -8; Salmo 105: 8-11). Assim, apesar da desobediência de Israel, depois de ele ter punido a nação, Deus está empenhado em lidar misericordiosamente com ele por causa do pacto feito com os pais e seu amor por eles (Levítico 26:42; Deuteronômio 04:31; 09:26 -27; 2 Reis 13:23; Salmo 106: 40-46; Jeremias 33: 25-26; Miquéias 7:20).
Embora Deus fez uma aliança com os pais, a geração do êxodo foi obrigado a entrar em uma aliança com ele também. No Monte Sinai as pessoas concordaram em fazer tudo o que foi escrito no Livro da Aliança (Êxodo 24: 1-8). Cerca de quarenta anos depois, os filhos da geração do êxodo renovou essa aliança (Deuteronômio 27-30). O convênio celebrado por essas duas gerações de israelitas, ao contrário do pacto feito com os pais, era para ser condicionada à sua obediência. Deus iria abençoá-los com a prosperidade na terra prometida aos pais, desde que mantida a lei revelada por meio de Moisés; caso contrário, eles ficariam sob as maldições da aliança. É significativo que Êxodo 19: 5 faz com que o status de Israel como possessão especial de Deus condicionada à obediência. Infelizmente, a rebelião no deserto fez o cumprimento das promessas feitas aos pais impossível para a geração do êxodo (Números 14:23, 30; 32:11; Deuteronômio 01:35); não surpreendentemente, em Deuteronômio a próxima geração é aconselhado quanto à condicionalidade da sua posição (06:18; 11: 8-9; 30: 19-20; cf. Jeremias 11: 1-5). O pacto feito com Moisés, em outras palavras, era para ser perpetuamente renovada por Israel.
A tensão foi assim criada entre o indicativo eo imperativo da vida de Israel diante de Deus: Deus prometeu incondicionalmente a terra e prosperidade na terra para os pais e seus descendentes (convênio abraâmico). Seus descendentes, no entanto, iria possuir as promessas somente sob a condição de sua obediência à Lei (Mosaic pacto), e, depois de terem pecado, seria restaurado a um estado de prosperidade e segurança na terra apenas na condição de nacional arrependimento (Deuteronômio 30: 1-10; 31: 14-32: 47; Livro dos Juízes 1 Reis 8: 33-40, 46-51; 2 Crônicas 6: 24-31, 36-39; 7: 13-16) . Deus como misericordioso fez promessas incondicionais a Abraão e seus descendentes, mas Deus como justo exigiu obediência à Torah como condição para a realização dessas promessas para cada geração.
Individual Perdoe-ness. Deus obediência exigida como justos de israelitas individuais; pela observância de tudo que Deus ordenou cada viveria (Levítico 18: 5; Neemias 09:29). Somente algumas violações da Torá foram perdoável, e estes através do culto.
Na Torá a intenção do agente é irrelevante para a determinação da existência de um acto necessidades expiação; qualquer violação da Torá torna o agente culpável. A finalidade expressa da oferta pelo pecado, de fato, é fornecer expiação por aqueles que pecam involuntariamente (Levítico 4: 2). O estresse é sobre o estatuto objetivo da pessoa ou da comunidade diante de Deus. Mesmo as coisas inevitáveis ​​como o parto (12: 1-8) e doença de pele (14: 1-32) tornar uma pessoa em necessidade de expiação. Em alguns casos, as entidades não-morais, tais como o altar (8:15) ou casas, deve ser expiated (14:53).
Há, no entanto, o reconhecimento de que existe uma diferença de natureza entre as violações intencionais e não intencionais da Torá. Com a exceção de roubo ou fraude contra o próximo (Levítico 6: 1-7; Números 5: 5-8), tendo juramentos descuidados (Levítico 5: 4-5), e uma ofensa sexual menor (Levítico 19: 20-22 ), as violações intencionais da Torá não fosse perdoável; o autor do crime era para ser morto ou cortado. Números 15: 22-31 distingue explicitamente entre aquele que desobedece inadvertidamente, para quem um sacerdote pode expiar, e aquele que desobedece intencionalmente, para quem a pena é a extirpação. Aquele que pecados de uma maneira desafiadora despreza a palavra do Senhor.
O culto desde o meio de expiação para essas violações da Torá que foram perdoável. Três tipos de sacrifício que poderiam ser trazidas por um indivíduo eram expiatório (Levítico 1-7): o holocausto, a oferta pelo pecado, ea oferta pela culpa. Comumente em Levítico e Números, um padre expia para o oferente por meio de um sacrifício e ao ofertante é perdoado. Um desses sacrifícios também poderia ser oferecido para a culpa comum (cf. Números 15: 22-26; 2 Crônicas 29:24).
Estes sacrifícios expiatórios que poderiam ser trazidas por indivíduos também fazia parte de sacrifícios diários, semanais e mensais, bem como ofertas especiais durante os festivais. Em três casos expiação é dito ser efectuada para todos os indivíduos dentro da comunidade por uma oferta pública composta de um desses sacrifícios expiatórios (Números 28:22, 30; 29: 5). Isso levanta a possibilidade de que todos esses sacrifícios públicos não disse explicitamente para expiar fazê-lo também.
O Dia da Expiação era outro meio pelo qual os pecados individuais poderiam ser perdoar n. Em Levítico 16 Aaron (ou seus descendentes) é instruído primeiro a expiar a si mesmo e sua casa anualmente. Então, tomando duas cabras, Aaron é oferecer onechosen por Lotas oferta pelo pecado para a expiação do santuário (v. 16), enquanto que sobre o outro ele é confessar toda a maldade dos filhos de Israel e toda a sua libertação rebelliontheir sinand Nesta segunda cabra para o deserto. A cabra lançado remove toda a maldade. Este era um ritual nacional projetado para remover infracções individuais contra a santidade de Deus.
Em seu trato com israelitas individuais, Deus permanece como misericordiosos em tensão com Deus como justo. Ele não trata com o pecado individual como ele merece, mas perdoar s e atenua punição.
O Dia da Expiação parece projetado para expiar todos os pecados de uma individualeven aqueles que devem resultar em desaparecimento. A consistência deve exigir que as violações da Torah para ser expiado no Dia da Expiação ser essas violações desconhecidos e perdoáveis ​​cometidos por indivíduos durante o ano passado. Mas Levítico 16:21 estipula que Aaron vai confessar através da cabra "toda a maldade e rebelião do Israelitesall seus pecados"; o fato de que estes três termos são usados ​​em conjunto para denotar pecado em sua totalidade implica que as violações de outra forma imperdoáveis ​​da Torá foram perdoar n naquele dia. À objeção de que o que é perdoar n deve ser o que a Torá permite ser perdoar n, pode ser combatida de que Deus é descrito como aquele que perdoa s maldade, a rebelião eo pecado (Êxodo 34: 6).
Além disso, Deus perdoa s pessoas que não devem ser perdoável; por uma questão de misericórdia, Deus viola as condições de sua própria aliança e muitas vezes age mais branda do que a Torá permitiria. Davi assassinou Urias e cometeu adultério com Bate-Seba (2 Samuel 11); ambas as ações eram puníveis com a morte, para que tanto Davi e Bate-Seba deveria ter sido morto. Em vez disso, Deus perdoou David (e presumivelmente Bathsheba), embora ele foi punido por seus atos (2 Samuel 12). No Salmo 51, disse ter sido ocasionada pela repreensão de Natã, David pede a Deus para perdoar ele (vv. 1-2) e manifesta confiança de que seu sacrifício de um espírito quebrado e coração contrito são aceitáveis ​​a Deus (vv. 16-17) . Salomão foi tão longe para adorar outros deuses, incluindo o deus detestável Moloque (1 Reis 11). Embora Deus removeu o reino de seu filho como punição, Salomão não foi julgado de acordo com a Torá, o que exigiu a morte para aqueles que se afastou de adorando e servindo a Deus (Deuteronômio 17: 2-7). Relações de Deus com os reis posteriores de Israel e Judá também refletem uma clemência muito maior do que era permitido na Torá. Apesar de todo o mal Acabe havia feito, Deus não matou Ahab, que foi a pena requerida pelo seu pecado de cumplicidade no assassinato de Nabote. Porque Acabe arrependeu Deus nem sequer trazer punição contra a casa de Acabe (1 Reis 21: 27-29), como ele havia planejado originalmente.
O arrependimento é um factor causador de Deus para afastar-se dos padrões da Torá. O indivíduo é compreendida em analogia à nação, para que, assim como a nação é restaurado para favorecer depois do arrependimento, então é o indivíduo. Embora os profetas principalmente Falou para Israel como uma nação, em Ezequiel 18: 21-23, 27, o israelita indivíduo é abordado e oferecido incondicional de Deus perdoar ness. O arrependimento após cometer uma violação da Torá punível com a morte tem o efeito de provocar a misericórdia de Deus.
A resolução da tensão escatológica. A tensão entre Deus como Deus misericordioso e justo como manifestando-se em níveis nacionais e individuais foi para ser resolvido por Deus no momento da renovação escatológica de Israel. Os profetas muitas vezes falou de uma época em que a nação seria restaurada para a terra e perdoar n. Neste momento Deus também daria para israelitas individuais os meios para cumprir as condições da aliança mosaica, de modo que a tensão entre as promessas incondicionais e condicionais de Deus (os pactos abraâmicas e mosaico) se tornaria irrelevante: desde israelitas individuais teria um coração para obedecer a Deus, a nação seria obediente. Esta restauração é freqüentemente mencionado como o estabelecimento de um outro (escatológico) aliança, que vai emitir tanto em perdoar ness ea transformação espiritual do povo, e é freqüentemente associada com a doação do Espírito (Jeremias 31: 31-34; 32 : 27-41; 50: 5,20; Ez 16: 59-63; 36: 24-32). Relacionados com a resolução da tensão escatológica é o servo Isaian, que se diz ser o servo da aliança (Isaías 42: 6) e cuja morte é expiatório (Isaías 53).
O Novo Testamento. A tensão entre relações de Deus com os seres humanos em termos de sua misericórdia e justiça se encontra resolução no Novo Testamento. Que as promessas escatológicas de perdoar ness e transformação espiritual tornaram-se realidade através da aparência, morte, ressurreição e exaltação de Jesus Cristo é assumida em todo o Novo Testamento. Esta resolução escatológico pertence à nação, indivíduos dentro da nação, e gentios individuais.
João Batista ofereceu escatológica perdoar ness à nação na condição de arrependimento (Marcos 1: 4; Lucas 3: 3). Sua oferta exemplificou a tensão entre Deus como misericordioso e Deus como justo, como mostrado pelo fato de John rejeitou algumas que não tinham produzido pela primeira vez o fruto de arrependimento antes de procurar o batismo de arrependimento para perdoar ness do pecado. Ele evidentemente assumido que Israel era a totalidade dos judeus que foram fiéis à aliança. João Batista apontou para a resolução desta tensão, no entanto, quando ele disse que aquele que viria depois dele batizaria com o Espírito Santo (Mateus 3:11; Marcos 1: 8; Lc 3.16).
Jesus proclamou o reino de Deus, e ofereceu seus ouvintes a possibilidade de entrada neste reino sob a condição de arrependimento. Ele foi o mediador da salvação escatológica, que incluiu a extensão de perdoar ness (Mateus 9: 3-6; Marcos 2: 7-12; Lucas 5: 21-25; 7: 36-50). Como João Batista, Jesus exigiu que a oferta de salvação escatológica ser apropriado por particulares; o processo de entrada no reino era o de se tornar uma criança, por passivamente recebendo escatológico de Deus perdoar ness. É por esta razão que Jesus disse aos seus adversários que "os publicanos e as prostitutas estão entrando no reino de Deus à frente de você" (Mateus 21:31 b).
Oferta do reino a todos na condição de arrependimento Jesus levou à acusação de que ele associado com cobradores de impostos e pecadores, que seus adversários consideradas ofensivas à justiça de Deus (Mateus 9: 10-13; 11:19; Marcos 2: 15-17; Lucas 5: 30-32; 7:34; 15: 2). O crime provavelmente não estava no fato de que Jesus ensinou que Deus perdoa o arrependido, mas que Jesus procurou activamente pecadores e ofereceu-lhes a possibilidade de escatológico perdoar ness. Na opinião adversários 'de Jesus, os pecadores devem tomar a iniciativa.
É preciso lembrar que para um arrependimento judeu significava mais do que simples remorso; incluiu reforma moral. Isso explica por que alguns dos ditos de Jesus enfatizar a necessidade de justiça, a fim de ser incluído no reino de Deus. O mesmo estresse sobre Deus tanto como misericordioso e justo encontrados no período do Antigo Testamento é encontrado no ensino de Jesus sobre o reino. O simples fato de que Jesus necessários arrependimento como condição de entrada no reino é suficiente para fazer o ponto. Estes dois aspectos do ensinamento de Jesus, no entanto, não estão em tensão, porque ele viu seu tempo como o da salvação escatológica, o tempo de resolução da tensão entre Deus como misericordioso e Deus como justos em suas relações com os seres humanos. Jesus proclamou o reino de Deus e mais tarde ensinou que sua morte seria o meio pelo qual a nova aliança seria realizado. Ele também ensinou que o Espírito seria dada após o seu regresso ao Pai (João 7:39; 14-16). Entendida no contexto das promessas escatológicas do Antigo Testamento, Jesus estava dizendo que o tempo de escatológica de Israel perdoar ness e transformação espiritual havia chegado.
Pregação do Reino de Deus de Jesus levou à sua prisão e execução. Isto tem duas consequências. Em primeiro lugar, em resposta à crise em seu ministério que este produziu, Jesus incorporou sua rejeição e morte iminente em sua mensagem. Ele interpretou sua morte como vicária e expiatória, como o meio pelo qual escatológica perdoar ness e renovação viriam a Israel e as nações, apesar da rejeição do mensageiro do reino de Israel. Jesus entendeu sua morte à luz do destino do Servo como uma oferta de culpa por muitos (Mateus 20:28; Marcos 10:45; Lucas 22:37). Ele também interpretou sua morte iminente na Última Ceia como a do cordeiro pascal escatológica cujo sacrifício traria a possibilidade de perdoar ness ea realização da nova aliança (Mateus 26: 26-28; Marcos 14: 22-24; Lucas 22: 19-20). Em segundo lugar, a rejeição de Jesus traria para ser uma comunidade messiânica, a igreja (ekklesia [Atos 1: 8; 2: 1-13). Também gentios passariam a fazer parte desta comunidade e receber o Espírito Santo (Mateus 28: 18-19; Atos 10). Jesus ainda previu, no entanto, um futuro para a nação (Lucas 21:24; Atos 1: 6-7), quando Deus traga a salvação escatológica em uma base nacional.
Paulo escreve que a morte de Jesus é o meio pelo qual escatológica perdoar ness vem não só para os judeus, mas também para os gentios (Gálatas 3: 7-9; cf. Atos 3:25). Como Jesus, ele vê a tensão entre Deus como misericordioso e Deus como justo resolvido na realização das promessas escatológicas de perdoar ness e transformação espiritual.
Há algumas passagens do Novo Testamento que sugerem o batismo é uma condição necessária para a aquisição escatológica perdoar ness (Atos 2:38; Romanos 6: 3-4; Colossenses 2:12; 1 Pedro 3:21). Este é um assunto controverso; basta dizer que, no mínimo, o batismo está intrinsecamente ligada à recepção de escatológico perdoar ness.
Primeira João fala de perdoar ness depois de ter recebido escatológica perdoar ness. O autor diz que a pessoa que está nele (Cristo) / nascido de Deus não peca habitualmente (3: 6,9); esta pessoa tem o Espírito (3:24). Mas John reconhece que pecado nonhabitual é inevitável e requer um meio de expiation (1: 7-2: 2). Expiação vem pela confissão, após o que o pecador será limpa de toda injustiça pelo sacrifício expiatório de Jesus.
No Novo Testamento há referências a pecados que são imperdoáveis. Jesus falou sobre a blasfêmia contra o Espírito para que não poderia haver perdoar ness (Mateus 12: 31-32; Marcos 3: 28-29; Lucas 00:10). O autor de Hebreus também permite a possibilidade de pecados cometidos por "crentes" que não são perdoáveis ​​(6: 4-8; 10: 26-31), e 1 João refere-se a um pecado que leva à morte (5: 16-17 ). Estas são passagens difíceis de interpretar, mas provavelmente deve ser entendida como denotando apostasia de emissão em pecados para os quais não há arrependimento. O apóstata, além disso, nunca teve uma experiência genuína da salvação escatológica de Deus.
Human Perdoe-ness. Na Oração do Senhor, recebendo perdoar ness de Deus é unida a perdoar os outros (Mateus 06:12; Lucas 11: 4). Parábola do servo sem misericórdia de Jesus faz o ponto que os seres humanos são obrigados a perdoar, porque Deus perdoa n eles (Mateus 18: 23-35). De Deus perdoar ness é realmente dito ser condicionada ao perdoar os outros (Mateus 6:14; 18:35; Marcos 11: 25-26; Lucas 06:37). Jesus diz que deve haver nenhum limite no número de vezes que se deve perdoar outro, desde que o ofensor se arrepende e pede para perdoar ness (Mateus 18: 21-22; Lucas 17: 3-4).

Fonte dicionário bíblico Baker de teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.