ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2000 Jesus e a renúncia

 

         

           Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2000


Título: Os ensinos de Jesus para o homem atual
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima


Lição 2: Jesus e a renúncia
Data: 9 de Abril de 2000

TEXTO ÁUREO


E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc 9.23).

VERDADE PRÁTICA


A renúncia de si mesmo, segundo o ensino bíblico é pré-requisito indispensável para que alguém seja discípulo de Jesus.

LEITURA DIÁRIA


Segunda - Lc 14.33
Renunciar a tudo para ser discípulo de Jesus


Terça - Gn 22.12
A primazia de Deus sobre os filhos


Quarta - Mt 8.22
Deixando os mortos para seguir a Jesus


Quinta - Mt 19.27
É preciso deixar tudo por Cristo


Sexta - Mc 10.21,22
Alguém que não quis deixar tudo


Sábado - Lc 9.23
Tomando a cruz de cada dia

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


Lucas 9.23-26; 14.33.

Lucas 9
23 - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me,
24 - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará.
25 - Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
26 - Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.

Lucas 14
33 - Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

PONTO DE CONTATO


Esta lição nos permite avaliar nossa situação como discípulos de Cristo. Estamos realmente dispostos a pagar o preço da obediência ao senhorio de nosso Salvador? Estamos conscientes da opção que um dia fizemos, de seguirmos o caminho da cruz, mesmo sabendo que o custo desta escolha pode ser a própria vida, entregue ao martírio e à causa do Mestre diariamente?
Em suma, o que Cristo nos ensina é que, morrer para o “eu” é viver, perder a vida que desejamos é achar a verdadeira vida. Quando seguimos e servimos a Cristo, não ao eu, nos tornamos disponíveis a servir aos outros. E assim, realizamos a vontade de Deus.

OBJETIVOS


Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·        Definir e conceituar o termo “renúncia”.
·        Relacionar as condições exigidas por Cristo àqueles que desejam segui-lo.
·        Reconhecer que o autêntico discípulo de Cristo precisa renunciar o mundo com seus prazeres e sua própria vontade para dar primazia ao senhorio de Cristo.

SÍNTESE TEXTUAL


A renúncia é a base para o verdadeiro discipulado cristão. O autêntico discípulo de Cristo, que pretende segui-lo sem restrições, reconhece que para servi-lo integralmente, deve estar desprendido de tudo que representa embargo à plena comunhão com seu Senhor.
Ninguém pode entrar no caminho que leva à inefável realização em Cristo sem a renúncia. A verdadeira vida e felicidade consiste no abandono dos nossos próprios caminhos para vivermos em comunhão com Jesus, conforme o ensino de sua Palavra.
O crente que abre mão de tudo por amor a Cristo, de modo que possa entrar na experiência gratificante do discipulado vigoroso, descobre que entrou na vida que é vida de fato. “Mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará”, disse Jesus.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA


Jesus requer a renúncia do crente quanto às suas propriedades, famílias e à sua própria vida. Poucas pessoas conseguem romper com a natureza carnal, a fim de renunciar a si próprias e darem lugar a Deus. Essa era uma característica peculiar da expressão espiritual de Cristo. Paulo imortalizou essa atitude em Filipenses 3.7-11.
Para que seus alunos compreendam mais claramente o ensino do Mestre sobre a renúncia, leia juntamente com eles o texto de Fp 3.7-11 e faça as seguintes reflexões:
1) Vocês já abdicaram alguma coisa que consideravam extremamente importante por amor a Cristo?
2) Existe, ainda, alguma coisa em sua vida que precisa renegar ou preterir para seguir a Cristo?
3) Vocês estariam dispostos, a exemplo de Paulo, sofrerem aflições por amor a Jesus?
Estas e outras questões poderão ser levantadas com o intuito de conduzir seus alunos a refletirem sobre a seriedade e o compromisso do verdadeiro discípulo de Cristo.

COMENTÁRIO


introdução

As pessoas descrentes ouvem o evangelho e muitas delas entendem que ele é a verdade de Deus para a salvação. Entretanto, a natureza humana, decaída por causa do pecado, resiste em aceitar Cristo como Salvador, em virtude de ter que abrir mão de seus próprios interesses, dos prazeres efêmeros, das amizades, da opinião dos parentes, dos amigos, que são contrários a uma decisão tão séria, que implica mudar completamente a maneira de ser, de viver, de pensar e de agir. Nesta lição, veremos que Jesus foi bastante incisivo com relação à renúncia, como fator indispensável para que alguém seja seu discípulo.

I. CONCEITUAÇÃO

Renúncia quer dizer “ato ou efeito de renunciar” e renunciar significa “não querer; rejeitar, recusar; deixar voluntariamente a posse de algum bem, de alguma coisa” (Aurélio). Nesta lição, entenderemos a renúncia, no sentido da pregação de Jesus, significando a voluntariedade em abrir mão dos próprios interesses, e da própria vida, a fim de segui-lo fielmente.
É preciso que tenhamos em mente que a renúncia do seguidor de Cristo não é um ato de alienação, inconsequente, gratuito e sem propósito. Pelo contrário, quando alguém abre mão de si próprio para entregar sua vida ao senhorio de Cristo, esse alguém foi conscientizado pelo Espírito Santo de que o faz porque sabe que terá algo infinitamente melhor para a sua vida.

II. CONDIÇÕES PARA SEGUIR A JESUS

1. Ter vontade. Jesus respeita a vontade da pessoa, e essa é uma das mais impressionantes características do seu relacionamento com o homem. Em sua pregação ele disse: “Se alguém quer vir após mim...” (Lc 9.23a). Ele não impôs sua vontade sobre os sentimentos dos pecadores. Nas Escrituras vemos esse traço da sua personalidade. Numa festa, em Jerusalém, dentro do templo, Ele disse: “Se alguém tem sede, que venha a mim e beba” (Jo 7.37). Na carta à igreja de Laodiceia, Jesus escreveu: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3.20) [Grifo nosso]. Jesus não empurra portas, não força a vontade humana. É preciso segui-lo voluntariamente.
2. Renunciar a si mesmo. É o mesmo que negar-se a si mesmo. Jesus disse: “negue-se a si mesmo...” (Lc 9.23b). E isso não é fácil. A natureza humana, após a Queda, tornou-se egoísta, insensível, individualista, personalista. O “eu” tornou-se uma espécie de “deus”. Poucas pessoas conseguem romper com a natureza carnal, a fim de renunciar a si próprias e darem lugar a Deus. Na parábola do semeador (Lc 8.4-15), vemos que uma parte da semente caiu entre os espinhos, e Jesus explicou que são aqueles que recebem a Palavra com alegria, mas depois, “são sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição” (Lc 8.14). A natureza humana, mesmo a do cristão, tende a acomodar-se à velha vida, aos velhos costumes. Mas para ser discípulo de Jesus, é imprescindível renunciar às práticas antigas e más (vide 2 Co 5.17).
3. Renunciar bens, pai, mãe e amigos (Mc 10.28-30). Um jovem rico entristeceu-se por Jesus ter-lhe dito que deveria vender tudo o que tinha e segui-lo (Mc 10.17-23). Pedro, então, disse: “eis que nós tudo deixamos e te seguimos” (Mc 10.28). Jesus deu uma resposta de sublime sabedoria, dizendo que “ninguém há que, tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãos e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna” (Mc 10.29,30). Notemos que, aqui, não há um ensino impositivo, no sentido de sempre alguém ter que deixar bens, pais e parentes para seguir a Jesus. Mas Ele disse que não há ninguém que, fazendo isso, tenha prejuízo, mas que será recompensado, tanto nesta vida, quanto no porvir (ver Lc 14.33). Na realidade, o que Jesus não aceita é que alguém ame ao pai, à mãe ou a filhos mais do que a Ele.
4. Tomar cada dia a cruz. “...tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23c). Só toma a cruz quem já decidiu seguir a Cristo. Tomar a cruz significa renunciar ao seu próprio “eu” (o viver segundo a carne, fazendo a nossa própria vontade), e de bom grado sofrer por amor de Cristo. E isso acontece com todo o crente fiel, sincero, humilde e obediente. Jesus disse: “...no mundo tereis aflições...” (Jo 16.33; ver 2 Tm 3.12). A cruz inclui aflições, tribulações, perseguições, de modo claro e explícito. Há crentes, infelizmente, que, dominados pelo relativismo e pelo modernismo, entendem que a vida deve ser de tal forma que não tenha qualquer sofrimento. Muitos são adeptos da falsa Teologia da Prosperidade, que prega o paraíso na terra, sem pobreza, sem doença, sem aflições, contrariando a Palavra de Deus.

III. PERDENDO PARA GANHAR

1. Quem quer ganhar, perde (Lc 9.24). Jesus colocou diante dos discípulos uma crucial decisão a ser tomada. Ele afirmou que “qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á”. A vida humana, por melhor que seja, é efêmera, passageira. Muitas pessoas apegam-se a ela de tal forma, que rejeitam a Deus, a Cristo e a salvação. Há quem perca a salvação, mesmo tendo ouvido a Palavra, por causa dos cuidados deste mundo, da sedução das riquezas (Mt 13.22). Há os que não admitem de modo algum deixar de lado a vida social, com suas festas, encontros, reuniões de fim de semana; há os que não querem perder a condição financeira, pois, se tornando cristãos, terão que renunciar negócios escusos, sonegação de impostos, venda de produtos ilícitos (bebidas, fumo, jogos, loterias, etc); há os que não querem deixar a fornicação, o adultério, a prostituição, o homossexualismo, pois tudo isso é a vida que não querem perder. E, assim, “salvando” a vida, acabam por perdê-la eternamente, por rejeitarem a salvação em Cristo Jesus.
2. Quem perder, ganha (Lc 9.24b). Por outro lado, há pessoas que “perdem” a sua vida para salvá-la, pelo fato de renunciarem às coisas terrenas, e darem lugar às coisas de Deus, aceitando Cristo como Salvador, cumprindo o que ensinou o Senhor; “mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará”. Na vida espiritual, os que aceitam Jesus, sabem que estão renunciando a muitas coisas, conscientemente, entendendo que em Cristo têm muito mais a ganhar nesta vida e na eternidade (ver Mc 10.29,30). Paulo, divinamente inspirado, exclamou: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21).
3. O perdedor insensato (Lc 9.25). Neste ensino, Jesus fez uma indagação de profundo significado espiritual e filosófico, após dizer que quem quer ganhar a vida sem Ele, a perderá: “Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?”. Ter bens, ganhar dinheiro, comprar objetos, possuir terras, casas, propriedades, e outras coisas mais, é o sonho da maioria das pessoas. De fato, há os que querem “granjear o mundo todo”. Daí, porque tantos estão buscando o enriquecimento ilícito, seja utilizando-se da jogatina, oficial ou não; seja através de negócios escusos, nas empresas ou nos órgãos públicos, gerando escândalos, que envergonham a nação. É a avareza, a ganância por dinheiro, que conduz muitos à perdição. Paulo diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males” (1 Tm 6.10), levando muitos a se desviarem da fé e se prejudicarem a si mesmos, como previu Jesus. Testemunho diferente teve o apóstolo Paulo, quando, em sua carta aos filipenses, escreveu: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo” (Fp 3.7,8).

CONCLUSÃO

A renúncia para seguir a Cristo é passo importante na conversão. Para aceitar Jesus, o pecador é chamado a arrepender-se e crer no evangelho. Para ser discípulo, de modo consciente, ele descobre que precisa renunciar o mundo com seus prazeres, também à opinião dos pais e de amigos, e abrir mão de seus conceitos e preconceitos, dando a primazia ao senhorio de Cristo em sua vida. O ensino de Jesus é claro a esse respeito, requerendo do crente buscar o reino de Deus em primeiro lugar (vide Mt 6.33).

VOCABULÁRIO


Alienação: Desinteresse; que está alheio a tudo.
Crucial: Muito importante.
Deleite: Prazer inteiro, pleno; delícia.
Escusos: Suspeitos, misteriosos; ilícitos.
Granjear: Conquistar ou obter com trabalho ou com esforço.
Incisivo: Decisivo, pronto, direto, sem rodeios.
Modernismo: Preferência por tudo quanto é moderno; tendência para aceitar inovações.
Porvir: Tempo que há de vir, o futuro.
Primazia: Prioridade.
Relativismo: Teoria filosófica que se baseia na relatividade do conhecimento.
Sonegação: Ocultar, deixando de descrever ou de mencionar nos casos em que a lei exige a descrição ou a menção.

EXERCÍCIOS


1. O que significa a palavra “renunciar”?
R. “Não querer, rejeitar, recusar”; “deixar voluntariamente a posse de” algum bem, de alguma coisa.

2. Segundo a lição, quais são as condições para seguir a Cristo?
R. Ter vontade, renunciar a si mesmo, renunciar a pais, mães, amigos e bens, e tomar a cruz de cada dia.

3. Qual a decisão crucial que Jesus colocou diante de seus discípulos, de acordo com Lc 9.24?
R. “Qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará”.

4. Que disse Paulo em Fp 1.21?
R. “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”.

5. Que significa “tomar a cruz”?
R. É aceitar de bom grado sofrer por amor de Cristo.

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES


Subsídio Teológico

“Jamais pedirá o verdadeiro líder aos seus seguidores o cumprimento de algum dever que ele mesmo não esteja disposto a realizar. Da mesma forma, Cristo apontou o próprio exemplo aos discípulos.
1. O espírito sacrificial de Cristo. ‘Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos’. Cristo nasceu em lar e lugar humildes; passou os primeiros trinta anos da sua vida em absoluta obscuridade e, durante muitos anos, trabalhou como carpinteiro. Embora soubesse ser o Filho de Deus, jamais reclamou direitos reais. A honra e o serviço do mundo não foram colocados à sua disposição.
Seu serviço à humanidade não viera como fruto de posterior decisão: era o propósito pelo qual veio ao mundo. Antes mesmo de sua vinda já fora determinado: Cristo derramaria a sua vida em favor da humanidade.
A declaração de Jesus, conquanto transpirasse humildade, não lhe negava a posição de Filho de Deus. Fosse apenas um carpinteiro, e seria presunção dizer que não viera para ser servido — isto não seria novidade. Porém, vinda de Cristo, a declaração é compreensível.
Note-se que o Antigo Testamento define o Messias como Servo (Is 52.13; 53.12).

2. O ato sacrificial de Cristo. ‘O filho do homem veio... para dar a sua vida em resgate por muitos’. Tivesse o Senhor encerrado com as palavras ‘para ministrar’, e seria mais um na longa lista de mestres que mostravam à humanidade como viver e depois a deixava lutando no lamaçal do pecado. Todavia Ele prosseguiu. Suas palavras confirmam ter vindo Ele não somente para mostrar o caminho da salvação, mas para salvar a humanidade dos seus pecados”. (Comentário Bíblico, Marcos, CPAD, pág. 100)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.